VAC para VDC

Responder
huscvarna
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 mar 2012, 09:53

VAC para VDC

Mensagem por huscvarna »

Bom dia a todos

venho aqui colocar uma questão que para mim parece-me complicada

Necessitava de ligar um motor DC de 120V com 190A a 220VAC

Mas estou aqui um pouco confuso com as tabelas e formas de possível conversão.

Nao quero ligar a baterias, isso seria mais facil, mas mais dispendioso e menos produtivo visto estar dependente do tempo de carga do carregador.

O motor teria um controlador para gerir a velocidade e Voltagem, pois nem sempre irá rodar á velocidade máxima.

Estive a ver uns cálculos, e estou mesmo confuso, segundo uma calculadora, multiplicando a Voltagem pelos amperes daria 22.000Watts AC para por a funcionar o que a mim me complica a cabeça por causa do tipo de conversão a usar e possibilidade de ligar a um gerador em caso de falha, mas pelas contas quase que preciso de um gerador Industrial para por isto a funcionar... ou já estou mesmo baralhado :P

Alguém está dentro desta matéria para me ajudar a entender melhor estas questões?

Obrigado desde já

Cumprimentos

Frederico
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: VAC para VDC

Mensagem por Mário »

Boas

Creio que não vais conseguires 22Kva em mono.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
huscvarna
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por huscvarna »

Boas Mario.

Entao qual é o teu parecer para poder ligar este motor a 220vac?

Nao sei se as minhas contas estao certas, na minha ideia inicial, a ligacao deste motor era pacifica, ate ter batido nos 220.
Nao sei se este motor realmente recisa de todos estes watts, e isso é que me esta a comlicar.
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

boas

a ABB e a Siemens teem arrancadores para motores de corrente continua, penso que será melhor consultar os produtos disponiveis, eles tem uma linha help desk onde lhe dão de certeza especificações e valores
Jaime Reis
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "huscvarna"

1º prenche o perfil "profile"

2º O que queres fazer com o motor DC a 120V e com 190Amp.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
huscvarna
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por huscvarna »

Olá Mario.

Já preenchi.

Estou a fazer alguns testes para um EV, mas queria fazer algumas coisas antes de escavacar um carro.

Mas pelo que já entendi, o motor requer 18kW, algo que o é impossivel com um gerador.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Então queres por um carro electrico.

Estão a utilizar motores trifásicos com rotor em curto-circuito e inversores de 48 V Dc. Tambem testam motores um por roda tipo empilhador.

Verifica como é a variação de velocidade nos empilhadores electricos. Não esquecer que quanto mais alta a frequência, mais pequeno é o motor em tamanho.

Cump.
Mário
huscvarna
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por huscvarna »

Boas Mario

Pois mas esses motores são muito lentos, tem muita força e pouca velocidade.

Os que se tem usado mais sao por exemplo os K9 da SepEx. 96 e 120 DC.

São motores com bastante torque e valentes rotações, podendo tirar partido das Caixas de velocidades do Veiculo.

Mas quando pensei nisto a primeira coisa que fiz contas foi ao preço das baterias motor, controllers etc, e o preço é muito elevado para o trajecto que as baterias aguentam.

Então fiz as contas de outra forma.

A ideia é ter um sistema "reserva" de carga no carro, inicialmente como viste no post ainda nao tinha entendido bem os kW que aqueles motores necessitam e por isso a tal questão do Gerador que supostamente resolveria parte do problema.

Entretanto agora que ja compreendi melhor as necessidades do motor e ja modifiquei o desenho inicial.

Estou a tentar agora ver como funcionam os carregadores das baterias em Série.

Escolhi um carro com bastante espaço na frente do motor, dá para rasgar a mala e aproveitar o fundo da mala, e o fundo dos bancos traseiros e usar a bagageira praticamente toda para o normal funcionamento.

Estive a ver uma cabeça de gerador de 1300W, mais um motor AC de 800W com quase 4000RPMs e 14CVS que é o necessário para arrancar o gerador e por o motor em LOOP.

Inversor de 12VDC a 220AC com 1300W para arrancar o motor de 800W com relés á entrada para disparo do rele do inversor á entrada de 220 do gerador e ai o Gerador alimenta o motor que mete o gerador a funcionar(loop) e ainda dá para ligar os carregadores das Baterias.

As baterias é que é algo caro..... a maior fatia vai para as baterias, são 38 de 4V(cerca de 150V) de 120AMP.

Juntamente com o Gerador um alternador para carregar a Bateria do Carro para o uso do inversor e dos sistemas normais do carro. (piscas radio etc)assim n consome das baterias usadas para andar.

Agora estou a aguardar que o fabricante me diga se é possivel ligar os carregadores em série, 3 em conjunto dão os 120V, amperes so dá 30 .

Assim era possivel ter um carro "independente" da energia da EDP, aumentava o raio de alcance, e rentabilizava o investimento.

Pelo que planeio sem o carro são cerca de 8,000€, mas queria fazer alguns testes de ensaio antes de organizar melhor o projecto.

Mas quero ter a certeza que consigo mesmo fazer desta maneira, de outra n tenho interesse em fazer um EV so para fazer 100Kms.

Não compensa o investimento.
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"Pois mas esses motores são muito lentos, tem muita força e pouca velocidade."
Olha que não, podes ter 6.000Rpm e ter binário desde 10 rpm com motor trifásico e com inverter.
Lembra-te que na aviação é 400Hz.
Não tenho pensado neste assunto, mas para ensaio experimenta com motor trifásico em que o custo é menor e verificas o que necessitas de potencia. Recordo-me que um motor de combustão interna com 30 Cv dava para por um veiculo a 150Km e com 800Kg, mas já esqueci a quase tudo sobre o assunto.

Cump.
Mário
huscvarna
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por huscvarna »

Pois tambem estou agora a entrar nesse mundo.

O meu problema é a confusão de contas que existem, as "coisinhas" que não sabemos.

Ainda á pouco tempo estava a ver um motor de 10Kw, quando alguem me disse que isso era para mover bicicletas.....

Fiquei um pouco espantado este no entanto ja tem 22Kw.... Algo ja mais potente. Algures vi uma calculadora de Kw para HP e aquilo da valores muito baixos.

Por isso a ideia de usar a relação de mudanças, sempre ajuda um bocado.

Mas vou tomar em consideração a tua opinião e investigar. Neste momento n passa de um rascunho, e a ideia é mesmo tentar por a melhor relação preço/desempenho a rolar.

Mas para mim estas coisas ainda estão meio confusas, especialmente pq a Descarga das baterias destes equipamentos são mesmo mesmo muito rápidas.

Um pack de Baterias ideal para o motor são 38Packs de 4V 150hA, que da cerca de 24kW, mas os carregadores na sua maioria nem a metade chega disso.

Por isso vejo a minha ideia meia desfalecida, a ideia pelo que a matematica me diz, serve mais para uma "reserva"
Responder

Voltar para “Dúvidas”