duvida

Responder
flechaspt
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2008, 21:33

duvida

Mensagem por flechaspt »

é o seguinte eu e o meu patrao acabamos uma moradia a um ano mas devido a algumas situacoes so agora é que foram la fazer a vistoria até aqui tud bem mas a minha questao é a seguinte:
nos fizemos a instalacao normal de uma moradia, mas depois de acabarmos o nosso trabalho foram la algumas empresas fazer outros trabalhos tais como montar portao electrico , montar um quadro de uma bomba de um furo que fizeram, mas agora o fiscal que la foi detectou algumas falhas nessas instalacoes que nao fomos nos que fizemos e nao nos passou o certificado por causa disso
a minha questao é esta escrito na lei que somos os responsaveis por qq instalacao feita na moradia mesmo que nao tenhamos nada a ver com isso ate obter o certificado
pq ate o dono pos na garagem uma tomada que nao era estanque e claro o fiscal aponton tb como um dos defeitos
agradeço que me desfaçam esta duvida espero ter conseguido me explicar
luisguerreiro
Curioso
Curioso
Registado: 17 jun 2007, 17:15

Re: duvida

Mensagem por luisguerreiro »

flechaspt Escreveu:é o seguinte eu e o meu patrao acabamos uma moradia a um ano mas devido a algumas situacoes so agora é que foram la fazer a vistoria até aqui tud bem mas a minha questao é a seguinte:
nos fizemos a instalacao normal de uma moradia, mas depois de acabarmos o nosso trabalho foram la algumas empresas fazer outros trabalhos tais como montar portao electrico , montar um quadro de uma bomba de um furo que fizeram, mas agora o fiscal que la foi detectou algumas falhas nessas instalacoes que nao fomos nos que fizemos e nao nos passou o certificado por causa disso
a minha questao é esta escrito na lei que somos os responsaveis por qq instalacao feita na moradia mesmo que nao tenhamos nada a ver com isso ate obter o certificado
pq ate o dono pos na garagem uma tomada que nao era estanque e claro o fiscal aponton tb como um dos defeitos
agradeço que me desfaçam esta duvida espero ter conseguido me explicar
hoje tambem tive um exemplo disso,a vestoria nao passou por causa de um quadro da piscina que nao fomos nos que instalamos, tinha um dijuntor 40A a proteger fio 1,5 :shock:
bimetalnuno
Curioso
Curioso
Registado: 18 fev 2008, 01:02

Mensagem por bimetalnuno »

tudod´bem

flechaspt a moradia que fizeram foi com contrato legal?
se foi, o que lá diz ?! :?
o teu patrão e tu só são responsaveis pelo que esta no contrato, concerteza há registos do que fizeram quando fizeram e como! certo :?:
se não, é :evil:

tudod´bem

mas agora tó curioso
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Até à data da vistoria e entrega do certificado, infelizmente, a responsabilidade é do instalador eléctrico (não deveria ser).
Agora só resta vos tentarem chegar a um acordo com o proprietário para resolverem a situação, ou seja quem vai pagar as correcções.

Exponho um caso passado à 2 anos.
A certiel foi vistoria a um bloco de habitações, que já tinha algum pessoal a viver lá (alimentados pelo quadro de obras), e verificou que alguns apliques, colocados pelos proprietários, nas casas de banho não estavam ligados à terra (entre outras anomalias).
Adivinhem o que aconteceu.
Informou o electricista que só passaria o certificado se os apliques fossem ligados à terra enquanto ele iria fiscalizar outras habitações.
Apesar da argumentação do electricista e minha, como técnico responsável, foi o mesmo que nada, tivemos que efectuara s alterações apontadas pelo fiscal se queríamos o certificado.
No final houve acerto de contas com o empreiteiro.
Cpt

Rebelo Cruz
flechaspt
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2008, 21:33

Mensagem por flechaspt »

bom era mesmo so para tirar essa duvida se é de lei tudo bem mas esta mal
no meu caso o propriatario é amigo e nao ha problemas quanto a dinheiro ate pq chumbou por cerca de 20 coisas e em um dia resolvemos tudo tais como:
ligar o pressostacto a terra
marcar quadros etc pequenas coisas
mas a partir de agora vamos ter mais cuidado mal acabemos a obra logo o certificado pra cima
obrigado a todos que me dissiparam esta duvida
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

E o famoso "Código Deontologico" não é aplicável?

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mário Escreveu:Boas

E o famoso "Código Deontologico" não é aplicável?

Cump.
Mário
Boas

Aplicavél a quem?
Cpt

Rebelo Cruz
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Para os técnicos responsáveis de electricidade

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Judeu12

Mensagem por Judeu12 »

Ola´

No código pode passar-se a responsabilidade

Um abraço
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

Por isso mesmo.

O que pode ter acontecido é que quem instalou o portão e ligou os fios, não tem conhecimentos técnicos. "Fez como pensou que seria".

Cump.
Mário
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mário Escreveu:Boas

Por isso mesmo.

O que pode ter acontecido é que quem instalou o portão e ligou os fios, não tem conhecimentos técnicos. "Fez como pensou que seria".

Cump.
Mário
Boas

o problema é que quem, faz esse tipo de montagens, portões, bombas e outros, maior parte das vezes não o minimo conhecimento dos regulamentos e como não existe nenhuma entidade que supervisione isso é o salve-se quem puder, e que leva por tabela é sempre ou quase sempre o instalador.
Cpt

Rebelo Cruz
rafa2045
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2008, 17:28

Mensagem por rafa2045 »

O modo correcto de proceder é o seguinte:
-Avisar/motivar SEMPRE dos proprietários de que, nos casos em que as instalações
ainda não foram certificadas, não podem permitir qualquer alteração que não esteja
de acordo com as Regras Técnicas.
È apenas da responsabilidade do proprietário, nunca do técnico que terminou/entregou
o trabalho finalizado de acordo com as RTIEBT.

As pessoas, proprietários ou não, devem ter a noção que quando adquirem equipamentos
do tipo, móveis e armários electrificados, devem obter a garantia do vendedor de que
tudo está devidamente executado e que não viola o RTIEBT.
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”