[Resolvido] Ligação de motor

Responder
Joka64
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 15 mar 2012, 09:34

[Resolvido] Ligação de motor

Mensagem por Joka64 »

Boas,

Tenho um motor de escovas monófasico que era de uma máquina de costura semi-industrial e que pretendo adaptar para outra situação, e tenho umas dúvidas na ligação.

O motor arranca por meio de uma "alavanca" que ao ser acionada establece o contacto entre palhetas.

Eu gostaria de remover esse sistema alavanca/palhetas e trocar por um regulador de velocidade, talvez até deixando o filtro load line se não der para remover, agora a minha dúvida está em relação a uma espécie de tubo onde as palhetas também estão ligadas, o que me parece que em conjunto com as palhetas é o que faz variar a velocidade do motor. Uma vez que não existem mais as palhetas isso também pode ser removido?
Como fazer a ligação?
Do motor saiem 4 fios, dois vermelhos um preto e um azul. Os vermelhos, um deles liga ao filtro e o outro liga directo ao preto que também sai do motor e que ao alternar a sua ligação com os vermelhos faz mudar o sentido de rotação, será esse a fase? o azul sai do motor para as palhetas. Do filtro também sai um preto que vai ligar nas palhetas.

Aqui está a imagem do motor.
Grato pela colaboração.

Imagem
Imagem
Última edição por Joka64 em 21 mar 2012, 02:30, editado 1 vez no total.
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Re: Ligação de motor

Mensagem por Mestreclima »

Boas.
Pelo que da entender a foto o filtro é á entrada e não dá para ver mas deve ser de 0.2 mF, faço reparações em electrodomesticos (MLR e MLL), tem filtros parecidos á entrada segundo alguns tecnicos das marcas a quem recorri esses filtros só servem para efeitos de ruido. Em alguns casos em que a reparação é feita em casa do cliente e não temos para subtituir fica sem ele.
Até hoje não houve reclamações dessas reparações por falta do filtro
Cump.

Rochinha
Joka64
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Joka64 »

Boas,
Obrigado pela dica sobre o filtro, assim já posso remover tudo, eu penso.
Só me resta saber dos 4 fios que saem do motor (2 vermelhos, 1 preto e 1 azul), qual será a fase e o neutro.
Agradeço qualquer dica.
Mestreclima
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 16 out 2011, 22:26
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes

Mensagem por Mestreclima »

Boas
Em AC não deve haver diferença, pelo que pode ser qualquer um. Se quiser ser preciso com Ohmimetro ver qual dos comtactos do respectivo"filtro" esta em serie com os ditos vermelhos
Cump.

Rochinha
Joka64
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Re: [Resolvido] Ligação de motor

Mensagem por Joka64 »

Obrigado pela ajuda.
Já resolvi o problema.
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”