Tenho um motor de escovas monófasico que era de uma máquina de costura semi-industrial e que pretendo adaptar para outra situação, e tenho umas dúvidas na ligação.
O motor arranca por meio de uma "alavanca" que ao ser acionada establece o contacto entre palhetas.
Eu gostaria de remover esse sistema alavanca/palhetas e trocar por um regulador de velocidade, talvez até deixando o filtro load line se não der para remover, agora a minha dúvida está em relação a uma espécie de tubo onde as palhetas também estão ligadas, o que me parece que em conjunto com as palhetas é o que faz variar a velocidade do motor. Uma vez que não existem mais as palhetas isso também pode ser removido?
Como fazer a ligação?
Do motor saiem 4 fios, dois vermelhos um preto e um azul. Os vermelhos, um deles liga ao filtro e o outro liga directo ao preto que também sai do motor e que ao alternar a sua ligação com os vermelhos faz mudar o sentido de rotação, será esse a fase? o azul sai do motor para as palhetas. Do filtro também sai um preto que vai ligar nas palhetas.
Aqui está a imagem do motor.
Grato pela colaboração.