nonuke Escreveu:Também para mim, a solução mais elegante é a utilização de um arrancador suave (já não uso um arrancador estrela-triangulo há anos).
No caso de utilizar um arrancador suave que não corta as 3 fases como é o caso de muitos modelos, deve-se utilizar um contactor na linha a montante do arrancador para que o técnico da manutenção não tenha surpresas desagradáveis.
O técnico de manutenção se tiver uma surpresa desagradável é porque merece.
Para fazer manutenção deve-se SEMPRE desligar o disjuntor de protecção (e/ou interruptor de corte em carga local).
De facto, nos arrancadores que só controlam 2 fases, a 3ª está sempre no motor, mas as outras fases não são seguras.
Nas restante fases, e nos arrancadores que controlam as 3 fases, quando estão "desligados" não há um corte fisico entre a alimentação e a carga, o que há é uma grande resistência (resistência interna dos TRIACs quando não em condução), pode haver uma avaria, e 1 dos triacs curto-circuitar (resistência = 0) e passar a tensão e corrente toda para o motor.
Por segurança, pode-se meter 1 contactor, mas mesmo assim, para fazer manutenção, em segurança, deve-se sempre cortar a fonte de energia.
O mesmo acontece nos Variadores de velocidade.