Inversor constantemente a desligar
Inversor constantemente a desligar
Boas tardes pessoal
não sei se este tópico já existe mas tentei procurar e nada encontrei, por isso se existe e alguém tenha conhecimento que me reencaminhe o link
entretanto exponho aqui a situação:
Tenho uma instalação de microprodução que o inversor no pico da produção desliga porque eleva em demasia a tensão.
A EDP já lá foi, ficaram de me avisar quando lá iam mas está quieto, e fizeram a análise da rede sem a micro estar ligada (penso que deveriam fazer com a micro ligada) e recebi a resposta que vos envio em imagem anexada.
Já aconteceu alguma coisa disto convosco?
Que soluções posso tentar para resolver esta situação?
Agradeço toda e qualquer ajuda acerca disto porque a micro devia estar a injetar médias acima dos 20 kW e anda abaixo dos 10 kW
Cps
anclasafe
não sei se este tópico já existe mas tentei procurar e nada encontrei, por isso se existe e alguém tenha conhecimento que me reencaminhe o link
entretanto exponho aqui a situação:
Tenho uma instalação de microprodução que o inversor no pico da produção desliga porque eleva em demasia a tensão.
A EDP já lá foi, ficaram de me avisar quando lá iam mas está quieto, e fizeram a análise da rede sem a micro estar ligada (penso que deveriam fazer com a micro ligada) e recebi a resposta que vos envio em imagem anexada.
Já aconteceu alguma coisa disto convosco?
Que soluções posso tentar para resolver esta situação?
Agradeço toda e qualquer ajuda acerca disto porque a micro devia estar a injetar médias acima dos 20 kW e anda abaixo dos 10 kW
Cps
anclasafe
- Anexos
-
- imagem.png (116.7 KiB) Visto 2161 vezes
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
Re: Inversor constantemente a desligar
Isso tem a ver com o paralelo da rede e o sincronismo e o disjuntor do paralelo dispara, pode a tensão da rede da EDP não andar nos valores normais ou da produção
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
A sua produção deve estar a injectar na rede uma potência demasiado elevada, superior ao consumo das instalações ligadas à rede 

Olá, boas,
Neste caso, deve alterar os valores limites máximos e minimos do inversor para valores dentro dos maximos e minimos permitidos pelo fabricante, mas que abarquem os valores da rede nas situações reportadas (em vez dos +-10% deve colocar outros valores que incluam os valores registados nos piores casos). Ja fiz isso em um SMA3600, e em outro DANFOSS, sempre com bons resultados...
Cumprimentos...
mirandês
Neste caso, deve alterar os valores limites máximos e minimos do inversor para valores dentro dos maximos e minimos permitidos pelo fabricante, mas que abarquem os valores da rede nas situações reportadas (em vez dos +-10% deve colocar outros valores que incluam os valores registados nos piores casos). Ja fiz isso em um SMA3600, e em outro DANFOSS, sempre com bons resultados...
Cumprimentos...
mirandês
- joaoosvaldo
- Team Apoio
joaoosvaldo Escreveu:A sua produção deve estar a injectar na rede uma potência demasiado elevada, superior ao consumo das instalações ligadas à rede
sim penso que este é o problema
é uma instalação de fim de linha e há poucas habitações nesta linha, pelo que deve ser essa a situação.
alguma solução para isso sem que se perca dinheiro, ou seja, sem ter que aumentar o consumo da casa (porque ganho na micro mas gasta no consumo).
cps
anclasafe
mirandes Escreveu:Olá, boas,
Cumprimentos...
mirandês
vivas
já fiz isto e já aumentei os valores máximos do inversor, resolveu parcialmente a situação mas não totalmente.
antes fazia médias de 5 kWh dia agora anda nos 10 kWh dia...nesta altura devia estar acima dos 20 kWh dia tendo em conta o solzito que tem estado e comparando com outras instalações
cps
anclasafe
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Pois mas nesse caso é difícil resolver o problemaanclasafe Escreveu:sim penso que este é o problema
é uma instalação de fim de linha e há poucas habitações nesta linha, pelo que deve ser essa a situação.
alguma solução para isso sem que se perca dinheiro, ou seja, sem ter que aumentar o consumo da casa (porque ganho na micro mas gasta no consumo).
cps
anclasafe

Deveria ter sido feita uma análise antes da instalação da microprodução

[/quote]
Pois mas nesse caso é difícil resolver o problema
Se a rede não tem capacidade de absorção dessa potência não há nada a fazer senão reduzir a produção
.[/quote]
pois é dificil de resolver mas vamos ver o que vai dar.
agora também há uma questão, a EDP aceitou a ligação e aceitou registo pelo que se já sabem que a icro faz subir a tensão deviam ter isso em consideração, porque estamos a falar em investimento e mais também em retorno de investimento
será que se pedir com jeitinhoa edp baixa um pouco a tensão do PT, digamos para os 220V se calhar já me safa isto
cps
anclasafe
Pois mas nesse caso é difícil resolver o problema

pois é dificil de resolver mas vamos ver o que vai dar.
agora também há uma questão, a EDP aceitou a ligação e aceitou registo pelo que se já sabem que a icro faz subir a tensão deviam ter isso em consideração, porque estamos a falar em investimento e mais também em retorno de investimento
será que se pedir com jeitinhoa edp baixa um pouco a tensão do PT, digamos para os 220V se calhar já me safa isto

cps
anclasafe
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Existe essa hipótese de baixar a tensão no PT mas podem existir clientes no final da linha a se queixarem de tensão demasiado baixa por exemplo durante a noite quando não existe produção da micro ou em dias encobertos.anclasafe Escreveu:pois é dificil de resolver mas vamos ver o que vai dar.
será que se pedir com jeitinhoa edp baixa um pouco a tensão do PT, digamos para os 220V se calhar já me safa isto![]()
cps
anclasafe
joaoosvaldo Escreveu:Existe essa hipótese de baixar a tensão no PT mas podem existir clientes no final da linha a se queixarem de tensão demasiado baixa por exemplo durante a noite quando não existe produção da micro ou em dias encobertos.anclasafe Escreveu:pois é dificil de resolver mas vamos ver o que vai dar.
será que se pedir com jeitinhoa edp baixa um pouco a tensão do PT, digamos para os 220V se calhar já me safa isto![]()
cps
anclasafe
verdade...se bem que este é mesmo o último a receber energia...este é mesmo o final da linha...
bem basicamente estou tramado...vai ser uma luta inglória...
mesmo que tira alguns módulos o inversor é de 3,68 pelo que não resolve, só se baixar para 3,45 a ver se resolve a situação, fazer uns testes para ver se safa.
estou tramado

- joaoosvaldo
- Team Apoio
Qual a distância a que se encontra do PT? Porque o problema da tensão demasiado baixa pode ser mesmo para a sua instalação já que é a última da linha. Também a margem de regulação nos transformadores não é muita +/- 2.5% da tensão estipulada (usualmente), por isso até pode nem ajudar grande coisa.
Está com um problema em mãos difícil de resolver e que julgo que a culpa não é sua porque existem locais onde não se deviam instalar microproduções (não deviam licenciar)
.
Agora se tiver de produzir menos o retorno do investimento será mais longo como é óbvio.
Está com um problema em mãos difícil de resolver e que julgo que a culpa não é sua porque existem locais onde não se deviam instalar microproduções (não deviam licenciar)

Agora se tiver de produzir menos o retorno do investimento será mais longo como é óbvio.
Pois realmente só essa gama de variação não é muito e pode não ajudar em nada a resolução do problema...
Enfim, vou tentar expor o caso de alguma maneira à EDP a ver o que eles me dizem, sempre ouvi dizer que agua mole em pedra dura tanto bate que fura...pode ser que consiga furar
se alguém entretanto se lembrar de mais alguma coisa ou situação que possa ajudar agradeço
a ver vamos o que dá
cps
anclasafe
Enfim, vou tentar expor o caso de alguma maneira à EDP a ver o que eles me dizem, sempre ouvi dizer que agua mole em pedra dura tanto bate que fura...pode ser que consiga furar

se alguém entretanto se lembrar de mais alguma coisa ou situação que possa ajudar agradeço

a ver vamos o que dá
cps
anclasafe
Vivas
a linha que chega ao consumidor sim é trifásica.
Neste momento ando eu e a EDP a trocar cartas, agora aguardo resposta da parte deles.
vai ser um duelo interessante
cps
anclasafe
a linha que chega ao consumidor sim é trifásica.
Neste momento ando eu e a EDP a trocar cartas, agora aguardo resposta da parte deles.
vai ser um duelo interessante

cps
anclasafe