eng_jersilva Escreveu:boas!! vamos la conversar mais um pouco então

!!! bem primeiramente vamos ver se nos entendemos axo q n me expliquei da melhor maneira e peço desculpa por isso. volto a reformular a minha duvida..
no dimensionamento da coluna montante... supondo q n sabemos para q fins irão ser usados os comercios logo convem ter um ramal proprio logo n entram nas contas da coluna montante. então passamos a ter apenas habitações e serviços comuns certo!?!! é aqui q digo q as correntes das varias habitações e de serviços comuns devem ser distribuidas de maneira a equilibrar as fases depois pegamos no pior caso (corrente mais elevada) e calculamos os varios paramentros da coluna... era isto q qeria dixer e axo q é assim q se deve faxer e a folha n permite isso.
"é assim q mandam as regras"??!!! bem se existe de facto algum regulamento q diga q de facto é assim q se faz gostaria de saber onde pq n sabia disso... dos pouco projectos q fix sempre pelo caso mais desfavoravel isto pq dois dos professores( um deles ja esta mais q batido neste tipo de projectos) me ensinaram q era assim q deve ser feito.. mas se existe regulamento para isso então ja ca n esta quem falou mas por favor digam me onde posso comprovar isso!!
grande abraço para tds e q a discussão continue!!
Tudo o que disseste até faz sentido, e até podes ter razão no entanto
nunca fiz os cálculos com esse ponto de vista.
A minha opinião é de que me parece um trabalho inglório ou seja,
imagina uma coluna montamte com 9 fracções cada uma delas com
10,35kva, e separa assim:
3 na fase "R" 3 na fase "S" e 3 na fase "T"
e fica OK mas só em teoria pois na prática para ser verdade seria
necessário que todos os consumidores estivessem a consumir a mesma
energia em simultânio o que nunca acontesse, por segurança para contornar
a questão que colocaste ou seja de que as fases fiquem muito desiquilibradas
colocas a secção acima da que resulta do cálculo obtido pela folha de cálculo,
mas isso não é obrigatório pelas RTIEBT.