Disjuntor dispara

motorider
Curioso
Curioso
Registado: 30 abr 2008, 13:21

Disjuntor dispara

Mensagem por motorider »

Boas

A minha placa antiga (era 2xvitro + 2xinduçao) e avariou a parte de indução. O técnico que foi lá ver, deu orçamento de 250€ e claro comprei nova toda de indução.
Ao mesmo tempo o forno fazia disparar o quadro e o técnico viu a situação e disse que estava uma pequena humidade no forno, mas que estava resolvido pois tinha limpo. O facto é que o forno começou a funcionar, tudo normal.

Substitui eu próprio a placa, liguei exatamente da mesma forma (provavelmente erradamente, dado que o Forno e a Placa estão na mesma ligação (fio com secção 2,5) ligados a um disjuntor de 16A, mas que tem também no circuito outros aparelhos (um frigo).

Podia o disjuntor estar em carga excessiva, e até aceito que isso faça disparar, mas há uns tempos estive fora no fim de semana, tendo ficado apenas ligado o frigo e quando cheguei o disjuntor tinha disparado...

De vez em quando dispara sem qualquer razão aparente...

Aceito todas as sugestões para testes porque não consigo perceber muito bem o que se passa, dado que nada foi alterado significativamente (a placa de indução consome menos do que a vitro, por exemplo!) e até sem carga o disjuntor dispara...

Podem indicar-me os passos a seguir (menor investimento > maior investimento)?

Muito obrigado
"A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído." Confúcio
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Has thanked: 2 times
Been thanked: 13 times

Re: Disjuntor dispara

Mensagem por jaimereis »

o que é dispara ??? disjuntor diferencial, DCP??

descreva mais a situação, explique como tem o quadro, nos não estamos lá para ver, dê mais pormenores
Jaime Reis
motorider
Curioso
Curioso

Mensagem por motorider »

Olá,

Obrigado pela resposta.
Mais logo já coloco a informação que pede. Pensei que era suficiente :)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se o diosjuntor dispara sem ninguém em casa e só o frigorifico é que está ligado, concerteza este ficou com saudades da placa, e está a pedir licença para sair.
Cpts.
Energy
motorider
Curioso
Curioso

Mensagem por motorider »

Se antigamente não disparava e agora dispara...

E como é que se testa se há algo mal?!
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

facil se o que está a disparar é somente o disjuntor !!!
quantos circuitos tem na cozinha ?
indentifique qual o disjuntor que costumava disparar e agora ligue o frigorifico numa tomada de um outro circuito ...
isto se for disjuntor ...

mas se está tudo bem com a placa e conforme relata que não esteve em casa e disparou , vou antes para que esteja a disparar o ID porque o frigorifico está com uma passagem à terra...

por acaso não tenho aqui em casa nenhum id de 10ma ou 30ma que até lhe emprestava para fazer a experiencia e ligar só para o frigorifico que caçava logo de onde era e o que era...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Já tive um caso identico num apartamento de férias, fui lá duas vezes para descobrir a avária, verifiquei toda a instalação, tomadas caixas de derivação, quadro etc, estava tudo operacional, instalei um ID no circuito direto de uma máquina de lavar, e liguei lá o frigorifico, este esteve a trabalhar enquanto lá estive, o motor parou e arrancou durante algumas vezes, porque deixei depreposito a porta do frigorifico e congelador abertas, quando sai fechei as portas do frigorifico e o cliente quando lá chegou telefona-me a dizer que o ID estava desligado.
Conclusão, o cliente foi utilizando apenas o frigorifico aos fins de semana em que lá estava de férias, e passado uns tempos este berrou definitivamente.
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Os frigoríficos (os motores compressores) quando aquecem (alguns) ficam à massa e o diferencial desliga.

Isso acontece quando ele quer, e não quando estamos lá. Pode funcionar 3, 6, 20 semanas bem e de repente o tempo aquece, e ele tem que trabalhar mais, e já desligou o diferencial.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Mário Escreveu:Boas

Os frigoríficos (os motores compressores) quando aquecem (alguns) ficam à massa e o diferencial desliga.

Isso acontece quando ele quer, e não quando estamos lá. Pode funcionar 3, 6, 20 semanas bem e de repente o tempo aquece, e ele tem que trabalhar mais, e já desligou o diferencial.

Cump.
Mário
Boas
Já agora uma curiosidade, nessa situação, se invertermos a posição de ligação da ficha na tomada, continuará a disparar?
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas

"Boas
Já agora uma curiosidade, nessa situação, se invertermos a posição de ligação da ficha na tomada, continuará a disparar?"

Não digas a ninguém, às vezes resulta mas provisóriamente, dado que o defeito continua lá.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Been thanked: 13 times

Mensagem por jaimereis »

ainda não percebi o que é que dispara, é o disjuntor, é o diferencial, se são parciais, ou é o geral?
Jaime Reis
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Mário Escreveu:Boas

"Boas
Já agora uma curiosidade, nessa situação, se invertermos a posição de ligação da ficha na tomada, continuará a disparar?"

Não digas a ninguém, às vezes resulta mas provisóriamente, dado que o defeito continua lá.

Cump.
Mário
Boas
A nivél profissional, não utilizo esta tática para dizer ao cliente que a reparação está executada, até porque não percebo nada de frio, não é que não gostasse dessa area, mas nunca surgiu a opurtunidade.
Cpts.
Energy
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "ENERGY"

"A nivél profissional, não utilizo esta tática para dizer ao cliente que a reparação está executada, até porque não percebo nada de frio, não é que não gostasse dessa area, mas nunca surgiu a opurtunidade."

Qualquer dia o pessoal encontra-se e levas um curso rápido e intensivo.

Cump.
Mário
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Mário Escreveu:Boas "ENERGY"

"A nivél profissional, não utilizo esta tática para dizer ao cliente que a reparação está executada, até porque não percebo nada de frio, não é que não gostasse dessa area, mas nunca surgiu a opurtunidade."

Cump.
Mário
Boas "Mário"
Ok, obrigado
Vou aprendendo todos os dias por aqui um pouco, e relembrando outras que já estão meias esquecidas, devido a executar esses trabalhos exporadicamente.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Been thanked: 6 times

Mensagem por quero aprender »

ENERGY Escreveu:
Mário Escreveu:Boas "ENERGY"

Cump.
Mário
Boas "Mário"
Ok, obrigado
Vou aprendendo todos os dias por aqui um pouco, e relembrando outras que já estão meias esquecidas, devido a executar esses trabalhos exporadicamente.
assino por baixo também ... obrigados
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”