Contador e Df
- mota1977
- Curioso
- Registado: 05 dez 2011, 15:50
- Profissão: Eletricista, técnico avac climatização
Contador e Df
Acabei agora a montagem de um ramal ,deixei para o contador e diferencial de corte um base em madeira será que algum colega me diz se a lei manda eu colocar um quadro fechado para os mesmos ou posso deixar o contador e DF a vista, e se sou obrigado a colocar a saída da alim por cima da portinhola ou posso fazer por baixo derivado a não haver espaço,
- mota1977
- Curioso
Re: Contador e Df
Já agora o cabo de terra é obrigatório estar embebido em tubo ou posso deixar a vista.
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
posso estar enganado , mas parece-me que o amigo não respeitou as medidas de localização dos varios componentes
então e um armariozinho?.....com duas portas....ou uma.........
aquele varão terra sobrou? espero que sim!! deve ter um enterrado e ligado na caixa propria...
então e um armariozinho?.....com duas portas....ou uma.........
aquele varão terra sobrou? espero que sim!! deve ter um enterrado e ligado na caixa propria...
Jaime Reis
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Eu teria colocado um quadro com espaço para contador +limitador numa unica caixa, e interruptores no seu interior.
O cabo na saida da portinhola tem bucim, pois não se vê o acabamento, nunca vi nenhuma saida em portinhola executada pela parte inferior da portinhola.
Ou bem me engano ou não deixas-te espaço suficiente para montagem de contador+limitador, se colocares os interruptores no quadro e a tomada talvez fiques com espaço suficiente para a fixação da platina de contagem da EDP.
A terra está ligada em alguma caixa medidora de terra, pois se está não se vê, na minha opinião o condutor de terra deveria estar protegido, nem que seja por uma questão de estética.
Essas estruturas metálicas estão ligadas à terra.
Se o teu cliente quize-se gastar dinheiro, poderias ter colocado um armário de passeio (tipo armário de distribuição) encostado no quiosque,ou semi-embutido no quiosque que servia para alojar o ramal e o contador, caixa de chantes amoviveis, logo dentro do quiosque só tinhas esse pequeno quadro e o limitador, já o cliente ganhava espaço, e talvez poupasses chatices na certificação dessa instalação.
Eu teria colocado um quadro com espaço para contador +limitador numa unica caixa, e interruptores no seu interior.
O cabo na saida da portinhola tem bucim, pois não se vê o acabamento, nunca vi nenhuma saida em portinhola executada pela parte inferior da portinhola.
Ou bem me engano ou não deixas-te espaço suficiente para montagem de contador+limitador, se colocares os interruptores no quadro e a tomada talvez fiques com espaço suficiente para a fixação da platina de contagem da EDP.
A terra está ligada em alguma caixa medidora de terra, pois se está não se vê, na minha opinião o condutor de terra deveria estar protegido, nem que seja por uma questão de estética.
Essas estruturas metálicas estão ligadas à terra.
Se o teu cliente quize-se gastar dinheiro, poderias ter colocado um armário de passeio (tipo armário de distribuição) encostado no quiosque,ou semi-embutido no quiosque que servia para alojar o ramal e o contador, caixa de chantes amoviveis, logo dentro do quiosque só tinhas esse pequeno quadro e o limitador, já o cliente ganhava espaço, e talvez poupasses chatices na certificação dessa instalação.
Cpts.
Energy
Energy
Boa noite.
Gostei de ver a apresentação do trabalho, lembra me do tempo do curso profissional onde montava-mos as instalações em paineis de madeira
Em relação a instalação, o Energy já apontou praticamente os aspectos todos, fica só uma pergunta minha:
O cabo que sai da P100 para o Contador não poderia passar pela parte de trás do Painel de Madeira?
Assim não tinhas o cabo a vista.
Gostei de ver a apresentação do trabalho, lembra me do tempo do curso profissional onde montava-mos as instalações em paineis de madeira

Em relação a instalação, o Energy já apontou praticamente os aspectos todos, fica só uma pergunta minha:
O cabo que sai da P100 para o Contador não poderia passar pela parte de trás do Painel de Madeira?
- mota1977
- Curioso
Boas teve de ser em madeira pois por trás a muitas calhas ,e cabo da p100 vai sair por cima já a caixa de de medicado da terra esta por baixo da prateleira mas hoje vou subir para que fique a vista,em relação a caixa exterior o local envolve problemas com a câmara pois não autorizado caixas no pavimento,mesmo o ramal dos outros edifícios estão todos no subsoloLuis_Said Escreveu:Boa noite.
-
- Team Apoio
Boas
Já agora não esquecer de identificar os circuitos no quadro, e as tomadas têm de ter alveolos protegidos, pois na imagem parecem não ter.
Já agora não esquecer de identificar os circuitos no quadro, e as tomadas têm de ter alveolos protegidos, pois na imagem parecem não ter.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Eu não estou a ver o trabalho com olhos de ver! nem para creticar ninguêm mas!
1º - vejo fios ? do tipo v? ao pé da vareta terra e até uma caixa de junção?
2º - vejo a vareta terra ai com 20-30 cmt no chão?
3º - não pe parece que a portinlola esteja na parte superior com a cota de 50cm?
4º - e porque não colocou no quadro o equipamento que esta na calha? tomada e interruptores?
ficando com espaço para a colocação do contador e diferncial da EDP que me dá impressão que é pequeno?
5º - 6 de Março? já pediu a certificação da instalação? faça a rectificação de que lhe parece mal! se não boa sorte!
6º - não se ve equipamento de iluminação? não se pode dar pareceres!
Cumprimentos
3º - não pe parece que a portinlola esteja na parte superior com a cota de 50cm?
4º - e porque não colocou no quadro o equipamento que esta na calha? tomada e interruptores?
ficando com espaço para a colocação do contador e diferncial da EDP que me dá impressão que é pequeno?
5º - 6 de Março? já pediu a certificação da instalação? faça a rectificação de que lhe parece mal! se não boa sorte!
Cumprimentos
-
- Team Apoio
DEUS AMIGO Escreveu:Eu não estou a ver o trabalho com olhos de ver! nem para creticar ninguêm mas!
Por lapso deve-se estar a referir à cota da parte inferior da portinhola e não parte superior.
Cumprimentos
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Correto a sua afirmação, lapso meu! o que as normas dizem da EDP é a parte inferior da portinhola que esteja a entre 50 minimo e 80 cm maximo a partir do chão!
-
- Team Apoio
BoasDEUS AMIGO Escreveu:Correto a sua afirmação, lapso meu! o que as normas dizem da EDP é a parte inferior da portinhola que esteja a entre 50 minimo e 80 cm maximo a partir do chão!
Bem a sorte é que a Certiel não se intrumete no assunto da portinhola, pois esse assunto é da responsabilidade do distribuidor (EDP), senão o "mota1977" já estava tramado, pois parece na foto que a portinhola está quase no chão, logo teria de pagar um ramal novo.
Cpts.
Energy
Energy
- mota1977
- Curioso
Muito bem, Agradeço o seu olhar mais atento AMIGO.DEUS AMIGO Escreveu:Eu não estou a ver o trabalho com olhos de ver! nem para creticar ninguêm mas!
Cumprimentos
1º-essa instalação é a antiga, nada tem a ver com a actual.
2º-A vareta ainda não foi colocada,ira ser feita a respectiva medição de solo e ser colocada.
3º-Ai o amigo tem razão,já foi corrigida pois o fiscal exigiu que a mesma estivesse a 110cm Max de altura.
4º-O equipamento esta na base provisoriamente pois nada tem a ver com a instalação,era a linha de comandos de uma foto voltaica,mas também essa já esta alterada.
5ºOK,Feito.
6ºEsta tudo preparado o cliente ainada não se decidiu por qual a colocar,assim que a mesma estiver decidida será colocada antes do pedido de certificação.
7º-Junto envio a imagem actualizada.
- mota1977
- Curioso
Boas meu amigo,A imagem engana na realidade o fiscal mandou baixar, sim baixar pois estava a 117cm, foi alterada para os 110 como manda o livro,pois na imagem você vê é uma prateleira ,Obrigado.ENERGY Escreveu:BoasDEUS AMIGO Escreveu:Correto a sua afirmação, lapso meu! o que as normas dizem da EDP é a parte inferior da portinhola que esteja a entre 50 minimo e 80 cm maximo a partir do chão!
Bem a sorte é que a Certiel não se intrumete no assunto da portinhola, pois esse assunto é da responsabilidade do distribuidor (EDP), senão o "mota1977" já estava tramado, pois parece na foto que a portinhola está quase no chão, logo teria de pagar um ramal novo.
- mota1977
- Curioso
DEUS AMIGO Escreveu:Eu não estou a ver o trabalho com olhos de ver! nem para creticar ninguêm mas!
Cumprimentos