Maquinas desenfumagem 2 velocidades

danieljpires
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Re: Maquinas desenfumagem 2 velocidades

Mensagem por danieljpires »

Não é um esquema de estrela triangulo a maquina tem duas entradas para 2 cabos uma alimentação a 1º velocidade e o 2º cabo associado a 2ª velocidade oq ue ves no esquema é o automatismo que controla a alimentação das bobines que é parecido com o estrela-tringulo.

Se vires o esquema do arranque estrela-triangulo e o que coloquei iras perceber o que tentei dizer
Daniel Silva Pires - Eng.º
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Re: Maquinas desenfumagem 2 velocidades

Mensagem por Duzia12 »

à frente
danieljpires
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Re: Maquinas desenfumagem 2 velocidades

Mensagem por danieljpires »

Peço desculpas parece que saltei a frente umas observações hehhehe
Daniel Silva Pires - Eng.º
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Re: Maquinas desenfumagem 2 velocidades

Mensagem por amfys »

A regra do triângulo só fará sentido se não tem protecções contra sobreintensidades no quadro de desenfumagem.

Eu tenho posto os diferenciais de baixa sensibilidade, normalmente reguláveis de 1 a 30A regulados no mínimo para 2x a corrente de 1º defeito calculada (valor a ser confirmado em obra) associados a disjuntores dimensionados para corte no 2º defeito, verificando que não é ultrapassado o comprimento máximo.

Pergunto é se os colegas têm feito o mesmo, ou se não metem diferenciais e só dimensionam disjuntores (ou fusíveis) para dispararem no 2º defeito verificando que não é ultrapassado o comprimento máximo.

EDIT: abri novo tópico aqui porque estamos a desviar do tópico inicial. Peço desde já desculpa ao autor do tópico.
danieljpires
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Re: Maquinas desenfumagem 2 velocidades

Mensagem por danieljpires »

Caso no sistema tema maquinas de 2 velocidades divido o quado em 2 barramentos 1 barramento sem diferenciais desde o quadro de segurança incluisive ate a maquina sem diferenciais para cumprir o TN-C e outro barramente com diferenciais para maquinas que garantam o sistema TN-S para comprir o estipulado nas RTIEBT que indica circuitos que alimenentem equipamentos em zonas BE2 deverrão ter diferenciais associados e assim posso "calar" com este tipo de argumento
Daniel Silva Pires - Eng.º
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Re: Maquinas desenfumagem 2 velocidades

Mensagem por ohmico »

Boas,

só uma pequena achega sobre o facto de nunca terem visto arrancadores estrêla/triângulo com duas protecções:

Antes do advento dos arrancadores suaves, vi e penso ainda estarem em funcionamento, motores de 250Cv, com acoplamento à máquina por embraiagem hidráulica, com protecção térmica em ambos os estados.

A utilização de ambas as protecções permitia assegurar a diminuição da secção dos cabos de alimentação à máquina.


ohmico
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Re: Maquinas desenfumagem 2 velocidades

Mensagem por Mário »

Boas
ohmico Escreveu:Boas,
só uma pequena achega sobre o facto de nunca terem visto arrancadores estrêla/triângulo com duas protecções:
Antes do advento dos arrancadores suaves, vi e penso ainda estarem em funcionamento, motores de 250Cv, com acoplamento à máquina por embraiagem hidráulica, com protecção térmica em ambos os estados.
A utilização de ambas as protecções permitia assegurar a diminuição da secção dos cabos de alimentação à máquina.
ohmico
O que vi foi em máquinas USA, onde tinham no contactor da estrela o térmico a fazer o chante.
Reduzir a secção dos cabos não faz sentido, dado que a estrela é de 15 seg. + - .

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Re: Maquinas desenfumagem 2 velocidades

Mensagem por parreirajoao »

Principalmente quando se coloca normalmente uma impedancia limitadora.




joaoosvaldo Escreveu:
amfys Escreveu:Já agora aproveito o tópico para colocar uma questão que se enquadra:

Quando temos um quadro de segurança alimentado em esquema IT e desse quadro alimentamos um quadro de desenfumagem os colegas metem diferencial selectivo de baixa sensibilidade para protecção do 2º defeito ou não metem e protegem o 2º defeito limitando o comprimento dos circuitos?

Pergunto isto porque tenho visto quadros de desenfumagem feitos em projectos da especialidade AVAC com diferenciais de 300mA nas alimentações de ventiladores de insuflação/extracção, já para não falar nos projectos que são analisados pelo LIQ me obrigarem a por diferencial em todos os circuitos que saem do quadro segurança.
Na minha opinião não deve levar diferenciais a não ser que não se consiga ou não seja exequível a interligação de todas as massas da instalação à terra.

A utilizar diferenciais ter em atenção que estes devem possuir um corrente residual diferencial estipulada superior no mínimo a duas vezes a corrente de 1.º defeito máxima. Exemplo da utilização de diferenciais de 300mA no 1.º defeito a corrente de defeito máxima não pode ser superior a 150mA porque senão vai actuar no 1.º defeito o que não é pretendido :!:

Agora um problema é nas coordenações de Projecto que por vezes senão a maior parte das vezes quem faz o Projecto de Instalações Eléctricas não tem informações suficientes dos Projectistas de AVAC para dimensionar as coisas como deve ser. E o que pode acontecer por vezes é instalações IT a actuarem nos primeiros defeitos e nestes casos o IT não lá está a fazer nada :!: A continuidade de serviço que era o pretendido vai por água abaixo.

Nesses casos de um quadro de segurança alimentar outro convém aplicar a regra do triângulo em derivações sucessivas que está bem explicado no livro do Eng. Constantino Soares:

http://www.engebook.com/nm_catalogo.php ... ino+Soares
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Re: Maquinas desenfumagem 2 velocidades

Mensagem por ohmico »

Mário Escreveu:Boas
ohmico Escreveu:Boas,
só uma pequena achega sobre o facto de nunca terem visto arrancadores estrêla/triângulo com duas protecções:
Antes do advento dos arrancadores suaves, vi e penso ainda estarem em funcionamento, motores de 250Cv, com acoplamento à máquina por embraiagem hidráulica, com protecção térmica em ambos os estados.
A utilização de ambas as protecções permitia assegurar a diminuição da secção dos cabos de alimentação à máquina.
ohmico
O que vi foi em máquinas USA, onde tinham no contactor da estrela o térmico a fazer o chante.
Reduzir a secção dos cabos não faz sentido, dado que a estrela é de 15 seg. + - .

Cump.
Mário

Boas,

tratando-se de motores de potência considerável e em que a distância do motor ao arrancador tem algum significado, e uma vez que a corrente é 1,73 vezes inferior, reduzir a secção dos cabos pode fazer sentido sendo económicamente justificado.

ohmico
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