Cabo para Rede Modbus
Cabo para Rede Modbus
Boa Noite,
Tenho uma duvida em relação ao cabo mais adequado para fazer uma rede Modbus RS 485.
Numa instalação utilizámos para uma rede deste tipo o cabo LiYCY 4x1, mas temos alguns problemas com as comunicações. Qual será o cabo mais adequado para isso? Liycy 2x2x1 será melhor?
Já agora, outra questão, para obter os sinais de uns emissores de impulsos, qual será o melhor cabo? e comprimento máximo aconselhado?
Obrigado.
Abraço
Koutinho
Tenho uma duvida em relação ao cabo mais adequado para fazer uma rede Modbus RS 485.
Numa instalação utilizámos para uma rede deste tipo o cabo LiYCY 4x1, mas temos alguns problemas com as comunicações. Qual será o cabo mais adequado para isso? Liycy 2x2x1 será melhor?
Já agora, outra questão, para obter os sinais de uns emissores de impulsos, qual será o melhor cabo? e comprimento máximo aconselhado?
Obrigado.
Abraço
Koutinho
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Cabo para Rede Modbus
boas
a rede tipo ###Bus trabalha em protocolo RS485( 2 fios) ou RS422 ( 4 fios), e permite distancias até os 1200 metros, num maximo de 64 endereços por linha
quando as linhas de bus são grandes deve-se colocar fins de linha ( fecho por resistencias)
não costuma existir problemas com o cabo de que fala, alias, é dos mais usados, deve-se é interligar todas as malhas
a rede tipo ###Bus trabalha em protocolo RS485( 2 fios) ou RS422 ( 4 fios), e permite distancias até os 1200 metros, num maximo de 64 endereços por linha
quando as linhas de bus são grandes deve-se colocar fins de linha ( fecho por resistencias)
não costuma existir problemas com o cabo de que fala, alias, é dos mais usados, deve-se é interligar todas as malhas
Jaime Reis
Bom dia,
Obrigado pela resposta.
Mas sendo cabo Liycy, valerá a pena optar pelos pares entrançados?
Koutinho
Obrigado pela resposta.
Mas sendo cabo Liycy, valerá a pena optar pelos pares entrançados?
Koutinho
-
- Quadro de Honra
em distancias grandes poderá existir perdas de sinal, aqui o entraçado será a opção a escolher para colmatar essa falha
mas que tipo de falha de comunicações tem?
mas que tipo de falha de comunicações tem?
Jaime Reis
Boas,
Por exemplo, com mais de 10 analisadores de energia na mesma rede, mesmo não tendo esta um comprimento superior a 500 m, não consigo ler e registar todos os parametros dos analisadores, caso tente fazer isso obtenho erros nas leituras.
Se tentar ler apenas por exemplo a potencia e a energia acomulada funciona correctamente.
Daí a preocupação com a escolha adequada do cabo.
Obrigado.
Abraço,
Koutinho
Por exemplo, com mais de 10 analisadores de energia na mesma rede, mesmo não tendo esta um comprimento superior a 500 m, não consigo ler e registar todos os parametros dos analisadores, caso tente fazer isso obtenho erros nas leituras.
Se tentar ler apenas por exemplo a potencia e a energia acomulada funciona correctamente.
Daí a preocupação com a escolha adequada do cabo.
Obrigado.
Abraço,
Koutinho
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas "koutinho"
Os cabos de dados não estarão juntos com os de correntes elevadas?
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Há limites de dados por telegrama.koutinho Escreveu:Boas,
... ler e registar todos os parametros dos analisadores, caso tente fazer isso obtenho erros nas leituras.
...
Ricardo Timóteo
-
- Quadro de Honra
tem instalado os tais fim de linha que lhe falei?
a paridade , e o baud-rate está igual para todos? tem que coincidir com o controlador( master)
a paridade , e o baud-rate está igual para todos? tem que coincidir com o controlador( master)
Jaime Reis
Boas,
Obrigado pela atenção e conselhos.
Abraço
Koutinho
Não, estão numa esteira só para comunicaçõesMário Escreveu:Boas "koutinho"
Cump.
Mário
Eu programei o autómato (datalogger) para fazer leituras automáticas, portanto acho que essa situação não se deveria verificar.nokPT Escreveu:Há limites de dados por telegrama.koutinho Escreveu:Boas,
... ler e registar todos os parametros dos analisadores, caso tente fazer isso obtenho erros nas leituras.
...
Os fins de linha não instalei pois a rede termina num analisador de energia, que diz que internamente possui esse fim de linha.jaimereis Escreveu:tem instalado os tais fim de linha que lhe falei?
Obrigado pela atenção e conselhos.
Abraço
Koutinho
- Mário
- Team Apoio
Boas
Mede a linha de Bus e vê como está.
Cump.
Mário
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Desculpa lá a minha falta de conhecimento, mas o que queres dizer com "mede"?Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva,
Penso que seja medir o sinal com um osciloscópio e avaliar a qualidade do sinal.
O Scopemeter 125 da Fluke tem uma funcionalidade que afere a qualidade dos sinais.
Cumps,
Bruno
Cumps,
Bruno
Penso que seja medir o sinal com um osciloscópio e avaliar a qualidade do sinal.
O Scopemeter 125 da Fluke tem uma funcionalidade que afere a qualidade dos sinais.
Cumps,
Bruno
Cumps,
Bruno
koutinho Escreveu:Desculpa lá a minha falta de conhecimento, mas o que queres dizer com "mede"?Mário Escreveu:Boas
Cump.
Mário
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
- Mário
- Team Apoio
Boas
O Scopemeter 125 da Fluke e o 225C, parece-me que mais ninguém tem.
Cump.
Mário
O Scopemeter 125 da Fluke e o 225C, parece-me que mais ninguém tem.
Cump.
Mário
viva, já tive um problema identico e resolvi variando o valor da resistência de fim de linha com um osciloscopio vê se a melhoria ou a degradação dos sinais conforme variamos o valor da resistência.
Nota:
Tive o problema quando retirei 10 dos 30 controladores existentes, conforme ia tirando controladores a comunicação ia piorando.
Cump.
JCarreira
Nota:
Tive o problema quando retirei 10 dos 30 controladores existentes, conforme ia tirando controladores a comunicação ia piorando.
Cump.
JCarreira
Boa Noite,
Obrigado a todos pelo interesse e conselhos dados.
Não existe na empresa nenhum equipamento com que possa verificar a qualidade do sinal, o que complica esses testes. É tudo à base do liga e vê se funciona.
De qualquer forma, para tentar melhorar as comunicações, vou optar por passar a utilizar cabo Liycy 2x2x1 (entrançado) e resistencias de fim de curso com o valor de 120 ohm, que penso que seja o valor "teorico" mais adequado.
Durante a semana que vêm vou fazer mais uns testes e depois posto os resultados e a solução.
Uma vez mais obrigado.
Abraço,
Koutinho
Obrigado a todos pelo interesse e conselhos dados.
Não existe na empresa nenhum equipamento com que possa verificar a qualidade do sinal, o que complica esses testes. É tudo à base do liga e vê se funciona.
De qualquer forma, para tentar melhorar as comunicações, vou optar por passar a utilizar cabo Liycy 2x2x1 (entrançado) e resistencias de fim de curso com o valor de 120 ohm, que penso que seja o valor "teorico" mais adequado.
Durante a semana que vêm vou fazer mais uns testes e depois posto os resultados e a solução.
Uma vez mais obrigado.
Abraço,
Koutinho