Comando para motor de 11Kw para Venezuela

Responder
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 16 fev 2009, 19:07
Been thanked: 9 times

Comando para motor de 11Kw para Venezuela

Mensagem por Miguel Alves »

Boa Noite a todos os colegas... :D :!:
Tenho uma maq. para fazer para a Venezuela com um motor de 11Kw, normalmente e como mandam as boas praticas o comando é feito com um arrancador estrela-triangulo.
Mas o que acontece é que este motor vai trabalhar com 3x220V 60Hz, a minha duvida é a seguinte posso ligar este motor com o estrela-triangulo e qual será a regulação da proteção fuzivel e do termico ?
O motor é da "Nord"

Desde já Agradeço a todos
Miguel Alves
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Comando para motor de 11Kw para Venezuela

Mensagem por Mário »

Boas

Porque não usas um arrancador progressivo, deve de ter o mesmo custo.
O motor é 220/380V triangulo/estrela? com 11Kw?

A regulação é a que marca na chapa de caracteristicas do motor.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

A rede deve ser trifásica 127/220 V

P=raiz3 x Uc x I x Cose fi x rendimento

11000=1,73x 220 x I x 0,85 x 0,8----------I=42,5 A...............In=63 A...................XV-5 G 16

Regulação 42,5 A/1,73= 24,5 A

Os 60 Hz fazem alterar a rotação de 3.000 para 3600 um par de pólos e o valor de XL o que fará alterar algumas características a máquina que eu julgo não ser significativas se o fator rotação não for importante .

Qual o comprimento do cabo desde o QE?

Se for rede 230/400 ajustar os valores
Miguel Alves
Aprendiz
Aprendiz
Registado: 16 fev 2009, 19:07
Been thanked: 9 times

Mensagem por Miguel Alves »

Boa noite aos colegas... :!:

Agradeço as respostas e a ajuda...
A tensão na região da Venezuela onde vai ser intalada a maquina é mesmo 3x220V, o comprimento do cabo de alimentação da maquina não sei mas já pedimos ao cliente para nos informar, da maq. ao quadro de comando são 3 metros .

Miguel Alves
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Entrada 1%

4% de127 V=5,08 V

4% x 127 V= 42,5 x 0,0225 xLmax/16............. Lmax=84 metros
nonuke
Curioso
Curioso
Registado: 01 mar 2012, 11:14
Has thanked: 1 time

Mensagem por nonuke »

Também para mim, a solução mais elegante é a utilização de um arrancador suave (já não uso um arrancador estrela-triangulo há anos).
No caso de utilizar um arrancador suave que não corta as 3 fases como é o caso de muitos modelos, deve-se utilizar um contactor na linha a montante do arrancador para que o técnico da manutenção não tenha surpresas desagradáveis.
nokPT
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 set 2008, 22:45
Been thanked: 2 times

Mensagem por nokPT »

nonuke Escreveu:Também para mim, a solução mais elegante é a utilização de um arrancador suave (já não uso um arrancador estrela-triangulo há anos).
No caso de utilizar um arrancador suave que não corta as 3 fases como é o caso de muitos modelos, deve-se utilizar um contactor na linha a montante do arrancador para que o técnico da manutenção não tenha surpresas desagradáveis.
O técnico de manutenção se tiver uma surpresa desagradável é porque merece.

Para fazer manutenção deve-se SEMPRE desligar o disjuntor de protecção (e/ou interruptor de corte em carga local).

De facto, nos arrancadores que só controlam 2 fases, a 3ª está sempre no motor, mas as outras fases não são seguras.

Nas restante fases, e nos arrancadores que controlam as 3 fases, quando estão "desligados" não há um corte fisico entre a alimentação e a carga, o que há é uma grande resistência (resistência interna dos TRIACs quando não em condução), pode haver uma avaria, e 1 dos triacs curto-circuitar (resistência = 0) e passar a tensão e corrente toda para o motor.

Por segurança, pode-se meter 1 contactor, mas mesmo assim, para fazer manutenção, em segurança, deve-se sempre cortar a fonte de energia.

O mesmo acontece nos Variadores de velocidade.
Ricardo Timóteo
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”