Alimentações desde Quadros de Segurança em esquema IT
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Alimentações desde Quadros de Segurança em esquema IT
É simples faz falta para dimensionar as coisas como deve serDuzia12 Escreveu:Para que faz falta cálculos tipo chapa 5!!

- joaoosvaldo
- Team Apoio
Aqui fica em anexo um documento com as fórmulas dos comprimentos máximos.
- Anexos
-
- Comprimentos máximos protegidos.pdf
- (30.09 KiB) Transferido 192 vezes
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasjoaoosvaldo Escreveu:Pois não seiamfys Escreveu:Por acaso não sabe se softwares como o Ecodial ou outros conseguem fazer estes cálculos?
Eu faço com recurso a excel mas pretendia um modo mais expedito e acima de tudo correcto que me permitisse validar uma instalação completa.. Como disse no outro tópico não costumo utilizar nenhum software. Realmente para fazer estas coisas bem feitas e bem dimensionadas dá muito trabalho o problema é que ninguém dá o valor
.
Concordo quando diz que ninguém dá valor, querem é barato.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
No meu caso não é a questão de dar valor ou deixar de dar valor, é pura e simplesmente ter algo que me permita verificar se os meus cálculos estão correctos nos projectos de maior complexidade e também servir de certificação no caso de projectos internacionais. Não é por facilitismo.
Sei que muitos projectos internacionais apresentam tabelas de cálculos comprovados por software certificado que oferece mais garantias ao Dono de Obra e a quem projecta.
Eu acho que trás valor ao projecto e espero que não me levem a mal por me tentar informar das ferramentas que existem.
Aproveito para agradecer ao joaoosvaldo o documento postado.
Sei que muitos projectos internacionais apresentam tabelas de cálculos comprovados por software certificado que oferece mais garantias ao Dono de Obra e a quem projecta.
Eu acho que trás valor ao projecto e espero que não me levem a mal por me tentar informar das ferramentas que existem.
Aproveito para agradecer ao joaoosvaldo o documento postado.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
A ideia do documento que coloquei é mais para chamar a atenção para o cálculo do factor de tensão na origem da canalização aquando de um defeito porque isso não foi tido em conta na tabela do documento da Schneider e também para a diferença do factor c em função da instalação possuir posto de trasnformação ou não.
E chamar também a atenção que as expressões são válidas apenas para secções iguais ou inferiores a 120 mm2.
E chamar também a atenção que as expressões são válidas apenas para secções iguais ou inferiores a 120 mm2.
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 dez 2007, 11:42
Relativamente aosdiferenciais gostaria frisar que detectei no mercado diferenciais que não cortam o neutro / PN/E logo a protecção por diferencias nas zonas BE2 em sistemas TN-C penso que podem ser possiveis.
Não sei se estou errado neste ponto....
Não sei se estou errado neste ponto....
Daniel Silva Pires - Eng.º
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Nas zonas BE2 deve utilizar o TN-S e não o TN-C.
-
- Velha Guarda
E se a maquina não tiver neutro?
Penso que haja uma errata, pois as RTIEBT obrigam que os equipamentos localizados em zonas BE2 tenham protecção diferencial, mas as maquinas de desenfumagem (penso eu não sei se estou errado) não tem neutro e o esquema normal de ligação é o TN-C, logo como se consegue resolver esta situação?
Penso que haja uma errata, pois as RTIEBT obrigam que os equipamentos localizados em zonas BE2 tenham protecção diferencial, mas as maquinas de desenfumagem (penso eu não sei se estou errado) não tem neutro e o esquema normal de ligação é o TN-C, logo como se consegue resolver esta situação?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Já tinha feito este comentário numas mensagens mais atrás neste tópico:danieljpires Escreveu:E se a maquina não tiver neutro?
No caso dessas máquinas não é TN-C mas sim TN-S. Para ser TN-C implica que existe condutor PEN com funções de neutro e protecção e nesse caso a máquina nem leva neutro.
-
- Velha Guarda
Este é um tema que tenho varias duvidas e infelizmente continuo a ter pois nem os técnicos-comerciais das maquinas me sabem responder se o cabo de tarra que esta nos esquemas de liagação faz também de neutro (logo eu a indicar do distema TN-C)
Caso fosse um sistema TN-S penso que deveria haver neutro certo?
Neste caso tenho as minhas duvidas pois nem sei se o cabo de terra de ligação a maquina faz só de terra ou também tem funções de neutro.
Caso fosse um sistema TN-S como faria o corte do neutro se não o tem?
Caso fosse um sistema TN-S penso que deveria haver neutro certo?
Neste caso tenho as minhas duvidas pois nem sei se o cabo de terra de ligação a maquina faz só de terra ou também tem funções de neutro.
Caso fosse um sistema TN-S como faria o corte do neutro se não o tem?