AVAC

Responder
yoda
Curioso
Curioso
Registado: 02 out 2007, 18:19

AVAC

Mensagem por yoda »

Boas,

Venho por este meio ( :lol: ) solicitar aos administradores a abertura de um grupo de discussão sobre a area de AVAC. Penso que é uma area especifica e que devia ter um grupo de discussão proprio de forma a esclarecer esta engenheirada e electricistas todos sobre esse assunto.

Que dizem?????

Abraço
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Re: AVAC

Mensagem por Miguel P. »

Concordo, embora na minha opinião o AVAC esteja englobado nos Sistema de Energia de Climatização de Edifícios. Acho que o tópico devia ser esse.

Cumprimentos,

Miguel
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
carteiro
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Mensagem por carteiro »

Concordo plenamente, visto ser uma área muito ligada a todos nós. Seria muito interessante. Eu próprio vou começar amanhã uma formação nessa área. http://www.lusoestudante.pt

Obrigado
admin
Admin
Admin
Registado: 02 set 2006, 13:05
Has thanked: 120 times
Been thanked: 140 times
Contacto:

Mensagem por admin »

Gostaria de saber a opinião de mais membros em relação a criação deste fórum AVAC

Abraço
Continue a participar activamente.
A sua colaboração é fundamental para existência do fórum
Miguel P.
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 13 jan 2008, 10:42

Mensagem por Miguel P. »

Nestes domínios, interessa-nos especialmente a qualificação profissional de Perito Qualificado. Como Electrotécnicos, podemos seguir o percurso de Perito Qualificado em RSECE - Energia, por exemplo.

Chamo a vossa atenção para um texto transcrito do site da Ordem dos Engenheiros:

"Sistema de Certificação Energética (SCE)
Reconhecimento como Perito Qualificado

A legislação sobre certificação energética, recentemente publicada, apresenta novas oportunidades de intervenção profissional de Engenheiros de diversas especialidades, num sector de extrema importância económica, social e de protecção ambiental.

Embora a entidade gestora do SCE seja a ADENE, a legislação atribuiu à Ordem dos Engenheiros a certificação das qualificações e demais requisitos para a prática profissional pelos Engenheiros dos actos fixados no conjunto de regulamentos publicados em 2006: Decreto-lei n.º 78/2006 (SCE), Decreto-lei n.º 79/2006 (RSECE) e Decreto-lei n.º 80/2006 (RCCTE), todos de 4 de Abril.

As qualificações profissionais necessárias para a prática dos actos relativos à aplicação do RSECE e RCCTE, e as condições para o reconhecimento como Perito Qualificado do SCE, constam de um protocolo celebrado entre diversos organismos da administração directa do Estado, a Ordem dos Engenheiros e outras associações profissionais. Este protocolo pode ser consultado em http://www.ordemdosengenheiros.pt, no local: Destaques/Legislação/Certificação Energética/protocolo/qualificação profissional. As declarações para a prática dos actos necessários à aplicação do RSECE e RCCTE podem ser requeridas nas Sedes Regionais da Ordem dos Engenheiros (OE).

Os requerimentos para o reconhecimento e registo como Perito Qualificado, depois de preenchidos, devem ser entregues nas Sedes Regionais da OE, juntamente com documentos comprovativos de identificação da qualidade de membro, certificado(s) de conclusão da formação específica(s) e curriculum profissional actualizado.

Um Perito Qualificado (PQ) é um técnico devidamente habilitado e reconhecido pela sua Ordem ou Associação Profissional para desempenhar as funções previstas no âmbito da Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior dos Edifícios. A qualificação de PQ está associada a uma das vertentes RSECE-E, RCESE-QAI e RCCTE, devendo o respectivo requerimento indicar aquela a que o Engenheiro se candidata.

O curriculum profissional deve ser orientado para o propósito do reconhecimento como PQ, demonstrando que o candidato tem a qualificação mínima necessária, com pelo menos 5 anos de experiência reconhecida em actividades de projecto, construção ou manutenção de edifícios ou de sistemas de climatização, ou em actividades de auditoria ligadas à eficiência energética ou à qualidade do ar interior em edifícios, incluindo os sistemas energéticos de climatização. As declarações de entidades patronais, clientes ou outras, incluídas no curriculum vitae, que atestem actividades profissionais específicas, devem ser originais ou cópias autenticadas.

No final desta página encontram-se os guias orientadores para a elaboração dos curriculum vitae.

Mediante requerimento dos Engenheiros, poderão ser passadas declarações prévias de aceitação do curriculum profissional para reconhecimento como PQ, antecipando a frequência da correspondente formação específica. Estas declarações têm a validade de um ano.

Todos os requerimentos relativos ao SCE podem se descarregados a partir deste portal (ver documentos infra disponíveis para download), ou podem ser obtidos nas Sedes das Regiões.

Efectuado o reconhecimento como Perito Qualificado, a Ordem dos Engenheiros procederá, através das Regiões, ao pré-registo do Engenheiro na Base de Dados de Peritos Qualificados da ADENE, passando o relacionamento profissional a ser feito com essa Agência.

Os esclarecimentos relativos à emissão de declarações ou ao reconhecimento como Perito Qualificado podem ser obtidos através das Sedes Regionais da Ordem dos Engenheiros ou do endereço electrónico sce@ordemdosengenheiros.pt."

Para mais informações consultar a ADENE:

http://www.adene.pt/ADENE/Canais/SubPor ... /Nacional/

Dou igualmente uma sugestão de uma entidade formadora:

http://www.si.ips.pt/ests_si/noticias_g ... ?p_nr=5478
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Se gostaria de saber mais opiniões em relação a criar um fórum sobre AVAC

Abraço
2cabmatos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 out 2007, 18:28

Mensagem por 2cabmatos »

sabes que tens todo o meu apoio
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Mensagem por rebelocruz »

Boas

Embora não seja a minha area de trabalho estou sempre pronto a aprender, vamos a isso.
Cpt

Rebelo Cruz
2cabmatos
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 28 out 2007, 18:28

Mensagem por 2cabmatos »

como posso obter o curso de formaçao de avac nos arredores de setubal alguem sabe
admin
Admin
Admin
Contacto:

Mensagem por admin »

Já esta criada espero que tenha desenvolvimento esta por baixo do ITED

Abraço a todos e bons trabalhos
flechaspt
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2008, 21:33

Mensagem por flechaspt »

carteiro Escreveu:Concordo plenamente, visto ser uma área muito ligada a todos nós. Seria muito interessante. Eu próprio vou começar amanhã uma formação nessa área. http://www.lusoestudante.pt

Obrigado
estou a pensar tirar la o curso de electricidade
aconselhas??
os formadores sao bons??
o ambiente?
carteiro
Curioso
Curioso
Registado: 27 mai 2007, 14:17
Contacto:

Mensagem por carteiro »

A minha experiencia ainda é pouca, estou lá á muito pouco tempo, depois conto.
flechaspt
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2008, 21:33

Mensagem por flechaspt »

ok fico a espera de novidades eu em principio daqui a 3 meses la estou a melhorar os meus conehcimentos em electricidade apesar de achar o preço um pouco caro
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”