Maquinas desenfumagem 2 velocidades

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Re: Maquinas desenfumagem 2 velocidades

Mensagem por Mário »

Boas
Duzia12 Escreveu:
danieljpires Escreveu:Bom dia,
Estou com uma obra em que tenho um parque de estacionamento e esse parque tem algumas maquinas de desenfumagem de 2 velocidades,
Este tipo de maquinas pelo esquema eléctrico penso que tenha dupla bobinação (3 bornes para a ligação da cablagem da 1ª velocidade e outros 3 para a cablagem de alimentação da 2ª velocidade)
Este tipo de esquema tem uma parecença com o TN-C pelo que não poderei associar a nenhum diferencial certo?
Anda tudo cego!!
O esquema é de um motor trifásico com arranque estrela/triângulo
Já vi alguma coisita, mas um estrela-triângulo com dois térmicos, nunca tinha visto. Por isso é 2 velocidades como o indicado no inicio do post.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por BLima »

Viva,

O motor pode estar em Dahlander. Por ter um shunt no K2 não quer dizer que seja estrela triângulo.

Junto envio foto para ser mais elucidativo.

Cumps,
Bruno
Duzia12 Escreveu:
danieljpires Escreveu:Bom dia,

Estou com uma obra em que tenho um parque de estacionamento e esse parque tem algumas maquinas de desenfumagem de 2 velocidades,

Este tipo de maquinas pelo esquema eléctrico penso que tenha dupla bobinação (3 bornes para a ligação da cablagem da 1ª velocidade e outros 3 para a cablagem de alimentação da 2ª velocidade)

Este tipo de esquema tem uma parecença com o TN-C pelo que não poderei associar a nenhum diferencial certo?

Anda tudo cego!!

O esquema é de um motor trifásico com arranque estrela/triângulo
Anexos
dahlander.gif
dahlander.gif (61.32 KiB) Visto 1789 vezes
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Tens razão
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

pelo esquema de potencia e sem ver o de comando, seja para o dupla estrela ou estrela-triangulo são iguais

mas concordo com o colega Mario, não é normal ver-se o esquema de arranque estrela-triangulo com dois termicos
Jaime Reis
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

o Mário tem razão
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48

Mensagem por parreirajoao »

Atencao que os cabos tem de ser resistentes ao fogo.

danieljpires Escreveu:Sim sem duvida nenhuma.
Mas entre pós a ocorrencia de um 1º defeito e entre o 2º não se devia colocar um diferencial?

Mas voltando a minha questão original com implicação do sistema IT. Caso a maquina em questão não leve cabo de terra mas (ex XZ1 4x6mm2) não lhe poderei associar nenhum diferencial pois não?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

parreirajoao Escreveu:Atencao que os cabos tem de ser resistentes ao fogo.

danieljpires Escreveu:Sim sem duvida nenhuma.
Mas entre pós a ocorrencia de um 1º defeito e entre o 2º não se devia colocar um diferencial?

Mas voltando a minha questão original com implicação do sistema IT. Caso a maquina em questão não leve cabo de terra mas (ex XZ1 4x6mm2) não lhe poderei associar nenhum diferencial pois não?
Designação para os cabos XZ1(zh, frs) resistentes ao fogo e isentos de halogéneos. Se atravessarem locais acessíveis ao público é que necessitam de ser isentos de halogéneos (zh), podem deixar de ser isentos de halogéneos se as canalizações estiverem embebidas em materiais incombustíveis (ex.: embebidas nos elementos da construção), caso contrário basta serem resistentes ao fogo (frs).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Agradecimento recebido: 4 vezes

Mensagem por amfys »

Já agora aproveito o tópico para colocar uma questão que se enquadra:

Quando temos um quadro de segurança alimentado em esquema IT e desse quadro alimentamos um quadro de desenfumagem os colegas metem diferencial selectivo de baixa sensibilidade para protecção do 2º defeito ou não metem e protegem o 2º defeito limitando o comprimento dos circuitos?

Pergunto isto porque tenho visto quadros de desenfumagem feitos em projectos da especialidade AVAC com diferenciais de 300mA nas alimentações de ventiladores de insuflação/extracção, já para não falar nos projectos que são analisados pelo LIQ me obrigarem a por diferencial em todos os circuitos que saem do quadro segurança.
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 03 dez 2007, 11:42

Mensagem por danieljpires »

Pela resposta do nosso colega João Osvaldo não é necessário e dou-lhe toda a razão.
Alem disso como referi antes este tipo de motores não tem neuto (nesta caso o motor é ligado por 2 cabos 4G6mm) logo o diferencial não esta a fazer nada pois não podemos cortar a terra (sistema TN-C neste tipo de maquinas).
O liq pede o diferencial porque no regulamento diz que todos os locais BE2 tem que estar protegidos por diferenciais mas o sistema TN-C que é o caso deste tipo de motores e proibido colocar diferenciais porque não pode cortar o PN/E logo ha uma grande errata nas RTIEBT.
Daniel Silva Pires - Eng.º
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

O neutro nunca se deve cortar, apenas diferencial nos circuitos de tomadas por causa das extensões. Caso contrário metade da corrente de defeito passa por fora do diferencial e metade por dentro.
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

A minha dúvida era relativa a esquemas TT.
Agora vendo bem se calhar deveria ter aberto outro tópico. Que é que acham? Abro outro tópico?
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda

Os quadros de segurança estão associados ao sistema IT para garantir continuidade das instalações logo os sistemas de desenfumagem nunca poderão ser associados ao TT.

Nos quadros de avac como pode estar associado unicamente ao sistema TT este tipo de equipamentos podem estar associados am locais que seja obrigatorio pelo regulamento a associar diferenciais (zonas exteriores, zonas de permanencia de publico, zonas BE2 etc)
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Esqueça. Queria dizer IT mas como é uma ilha dentro do esquema TT enganei-me.
É esquema IT.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por joaoosvaldo »

amfys Escreveu:Já agora aproveito o tópico para colocar uma questão que se enquadra:

Quando temos um quadro de segurança alimentado em esquema IT e desse quadro alimentamos um quadro de desenfumagem os colegas metem diferencial selectivo de baixa sensibilidade para protecção do 2º defeito ou não metem e protegem o 2º defeito limitando o comprimento dos circuitos?

Pergunto isto porque tenho visto quadros de desenfumagem feitos em projectos da especialidade AVAC com diferenciais de 300mA nas alimentações de ventiladores de insuflação/extracção, já para não falar nos projectos que são analisados pelo LIQ me obrigarem a por diferencial em todos os circuitos que saem do quadro segurança.
Na minha opinião não deve levar diferenciais a não ser que não se consiga ou não seja exequível a interligação de todas as massas da instalação à terra.

A utilizar diferenciais ter em atenção que estes devem possuir um corrente residual diferencial estipulada superior no mínimo a duas vezes a corrente de 1.º defeito máxima. Exemplo da utilização de diferenciais de 300mA no 1.º defeito a corrente de defeito máxima não pode ser superior a 150mA porque senão vai actuar no 1.º defeito o que não é pretendido :!:

Agora um problema é nas coordenações de Projecto que por vezes senão a maior parte das vezes quem faz o Projecto de Instalações Eléctricas não tem informações suficientes dos Projectistas de AVAC para dimensionar as coisas como deve ser. E o que pode acontecer por vezes é instalações IT a actuarem nos primeiros defeitos e nestes casos o IT não lá está a fazer nada :!: A continuidade de serviço que era o pretendido vai por água abaixo.

Nesses casos de um quadro de segurança alimentar outro convém aplicar a regra do triângulo em derivações sucessivas que está bem explicado no livro do Eng. Constantino Soares:

http://www.engebook.com/nm_catalogo.php ... ino+Soares
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
danieljpires
Velha Guarda
Velha Guarda

Após o º defeito o sistema IT transforma-se ou num TN-S ou num TN-C depedendo do tipo de maquima, mas e com razão como ja foi discutido neste forum o TN-C nunca poderá estar a juzante de um sistema TN-S por causa da protecção ao neutro (no TN-C é proibido realizar o corte / protecção ao Neutro)
Responder

Voltar para “Esquemas Elétricos”