Iluminação de moradia

imrri
Curioso
Curioso
Registado: 19 fev 2008, 16:04

Iluminação de moradia

Mensagem por imrri »

Ola boa tarde desde já parabéns pelo forum que da-me uma grande ajuda a quem não entende muito de electricidade como eu.
Tenho uma questão:
vou fazer uma moradia a algum tempo vi noutra moradia uns focus encastrados com lâmpadas normais de baixo consumo eu gostei imenso e gostaria de colocar talvez na casa toda 1-posso encastrar no tecto de cimento (está em construção)
2-quais as distancias a colocar cada foco para ter boa lumunisidade.
muito obrigado
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 31 dez 2007, 17:22
Been thanked: 3 times

Re: Iluminação de moradia

Mensagem por rebelocruz »

Boas

primeiro tens que escolher exactamente qual o tipo de lâmpada, potência e tensão, e também o tipo de projector, diametro.
Quanto ao encastral-o é possivel desde que cries negativos na placa.
Cpt

Rebelo Cruz
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 fev 2008, 20:46

Mensagem por Checkmat »

Boas

Pelo que percebi queres colocar uns focus de encastrar, estes normalmente são equipados com lampadas de halogeneo ou incandescentes de baixo consumo.
1-Esse equipamento deve ser instalado em tecto falso e não directamente no cimento.
2- As distâncias entre luminárias é muito relativo, depende do sítio que as queiras pôr (espaços amplos ou apertados, se têm iluminação natural ou não, a própria cor as paredes também tem influência, o pé direito, a utilização do espaço, etc)...
imrri
Curioso
Curioso

Mensagem por imrri »

Obrigado

já estou a umas horas valentes no computador a tentar pesquisar focus não encontro muito informação
alguém sabe alguns sites que possa ver tipos preços fornecedores.
imrri
Curioso
Curioso

Mensagem por imrri »

rebelocruz Escreveu:Boas

primeiro tens que escolher exactamente qual o tipo de lâmpada, potência e tensão, e também o tipo de projector, diametro.
Quanto ao encastral-o é possivel desde que cries negativos na placa.

Muito obrigado pela ajuda mas o que e negativos na placa?
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas

Como fazes para colocar um interruptor?
Cravas uma caixa no cimento, para os projectores é exactamente a mesma coisa.
existen projectores que já trazem a caixa, outros tens de ser tu a fazer a caixa.
Cpt

Rebelo Cruz
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Checkmat »

Boas

Continuo a pensar que seja melhor colocar esses focus em tecto falso não? Montagem mais rápida e fácil
Em relação a fornecedores de lampadas tens os sites da EEE, EGLO, GEWISS, SARLAM(legrand), INDELUZ
Checkmat
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por Checkmat »

Rebelocruz só uma coisa, o que utilizas para cravar as caixas? Ou qual o melhor método?
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas

A placa já está feita?
Cpt

Rebelo Cruz
imrri
Curioso
Curioso

Mensagem por imrri »

rebelocruz Escreveu:Boas

A placa já está feita?

Boa noite

A placa ainda não está feita.
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, mas porque não fazem um tecto falso em pladur e colocam os downlights que quiserem!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
flechaspt
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2008, 21:33

Mensagem por flechaspt »

Varejo Escreveu:Boas, mas porque não fazem um tecto falso em pladur e colocam os downlights que quiserem!!
possivelmente para nao gastarem tanto dinheiro assim nao gastam dinheiro nos tectos falsos e o tecto nao precisa ser muito alto

quanto a essa instalacao tb ja fiz essa instalacao de projectores em uma placa de moradia mas essa ja estava feita, furamos a placa com uma broca craniana para betao depois deixamos um tubo isogris com os conductgores necessarios para cada projector
os transformadores é que ficarao nas caixas de derivacao e essas tiveram que ser maiores que as normais
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

flechaspt Escreveu:
Varejo Escreveu:Boas, mas porque não fazem um tecto falso em pladur e colocam os downlights que quiserem!!
possivelmente para nao gastarem tanto dinheiro assim nao gastam dinheiro nos tectos falsos e o tecto nao precisa ser muito alto

quanto a essa instalacao tb ja fiz essa instalacao de projectores em uma placa de moradia mas essa ja estava feita, furamos a placa com uma broca craniana para betao depois deixamos um tubo isogris com os conductgores necessarios para cada projector
os transformadores é que ficarao nas caixas de derivacao e essas tiveram que ser maiores que as normais
Boas, se a questão é dinheiro então mete downlights salientes, sem ser de encastrar !!!
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
rebelocruz
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Boas

Não sei se existe grande diferença entre o preço do acabamento de um tecto ou colocar tecto falso.
Do que me tem dito a diferença não é significativa (tecto falso ligeiramente + caro) mas o tecto falso compensa porque permite deixar para mais tarde a escolha dos projectores.
É uma questão de pedir orçamentos.
Cpt

Rebelo Cruz
flechaspt
Curioso
Curioso
Registado: 19 jan 2008, 21:33

Mensagem por flechaspt »

para mim o tecto falso conpensa se for bem feito porque ja vi cada porcaria para nao dizer uma asneira só para dar um exemplo uma vez passado dois meses uma parte de um tecto de uma sala de aulas caiu apos dois meses
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”