Maquinas desenfumagem 2 velocidades
-
- Velha Guarda
- Registado: 03 dez 2007, 11:42
Maquinas desenfumagem 2 velocidades
Bom dia,
Estou com uma obra em que tenho um parque de estacionamento e esse parque tem algumas maquinas de desenfumagem de 2 velocidades,
Este tipo de maquinas pelo esquema eléctrico penso que tenha dupla bobinação (3 bornes para a ligação da cablagem da 1ª velocidade e outros 3 para a cablagem de alimentação da 2ª velocidade)
Este tipo de esquema tem uma parecença com o TN-C pelo que não poderei associar a nenhum diferencial certo?
Estou com uma obra em que tenho um parque de estacionamento e esse parque tem algumas maquinas de desenfumagem de 2 velocidades,
Este tipo de maquinas pelo esquema eléctrico penso que tenha dupla bobinação (3 bornes para a ligação da cablagem da 1ª velocidade e outros 3 para a cablagem de alimentação da 2ª velocidade)
Este tipo de esquema tem uma parecença com o TN-C pelo que não poderei associar a nenhum diferencial certo?
- Anexos
-
- esquema motor.pdf
- (19.87 KiB) Transferido 226 vezes
Daniel Silva Pires - Eng.º
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: Maquinas desenfumagem 2 velocidades
o esquema que apresenta é o de potencia para o arranque do motor, por ele não se consegue saber se o regime de neutro é o TN , TT ou IT
mas pela nova legislação terá que usar ou o TN ou IT para instalações de segurança, nestes casos não se usa dispositivo diferencial
mas pela nova legislação terá que usar ou o TN ou IT para instalações de segurança, nestes casos não se usa dispositivo diferencial
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 12 jan 2008, 00:53
- Has thanked: 17 times
- Been thanked: 14 times
- Contacto:
Viva,
Porquê que não se pode passar por um diferencial? O somatório das correntes não se anulam na mesma? Não se passa pelo diferencial por o motor ser demasiado grande e consumir muita corrente?
Pergunto isto pois de facto em máquinas industrias vejo muitos motores grandes onde não passam por diferenciais, mas por outro lado em alguns equipamentos com motores pequenos passa tudo pelo diferencial.
Cumps,
Bruno
Porquê que não se pode passar por um diferencial? O somatório das correntes não se anulam na mesma? Não se passa pelo diferencial por o motor ser demasiado grande e consumir muita corrente?
Pergunto isto pois de facto em máquinas industrias vejo muitos motores grandes onde não passam por diferenciais, mas por outro lado em alguns equipamentos com motores pequenos passa tudo pelo diferencial.
Cumps,
Bruno
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: geral@m4i.pt
-
- Velha Guarda
Neste caso penso que este tipo de maquinas não leva terra pelo que não poderemos realizar o corte atraves dos diferenciais.
Mas a minha verdadeira pergunta é se sabes se as maquinas de 2 velocidades de desenfumagem das caves são deste sistema( não levam o cabo de terra)
Caso não leva obviamente não poderei fazer a protecção de contactos indirectos atraves de diferenciais pois em caso de falha (nos casos do sistema IT apos o 2º defeito) o diferencial não pode cortar o condutor que faz de terra que nesse caso seria o neutro (por isso mencionei o sistema TN-C)
Mas a minha verdadeira pergunta é se sabes se as maquinas de 2 velocidades de desenfumagem das caves são deste sistema( não levam o cabo de terra)
Caso não leva obviamente não poderei fazer a protecção de contactos indirectos atraves de diferenciais pois em caso de falha (nos casos do sistema IT apos o 2º defeito) o diferencial não pode cortar o condutor que faz de terra que nesse caso seria o neutro (por isso mencionei o sistema TN-C)
-
- Quadro de Honra
tem a ver com o regime de neutro(TN e IT), se este está isolado não passa corrente na bobine associada ao toro logo não actua, ninguem o proibe de os pôr lá, não fazem é nada
em regime TT já actuam
em regime TT já actuam
Jaime Reis
-
- Quadro de Honra
claro que leva terra, por isso se usam outro tipo de dispositivos tais como CPI´s, só que não desligam ( avisam em caso defeito, para equipa de manutenção corrigir), a nova legislação não permite
Última edição por jaimereis em 02 mar 2012, 14:46, editado 1 vez no total.
Jaime Reis
-
- Velha Guarda
ok se leva terra este tipo de maquinas então terei que colocar os diferenciais.
Obrigado pela ajuda
Obrigado pela ajuda
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Porque na indústria o esquema de ligação à terra deveria ser TN-C-S, mas como algumas não são e são efectivamente TT e como essas máquinas de grande potência por vezes apresentam elevadas correntes de fuga à terra não passa pelo diferencial mas isto está errado! Porque desta forma não está garantida a protecção de pessoas (em esquema TT). Não passam pelo diferencial porque senão estavam sempre a parar por causa do disparo do diferencial respectivoBLima Escreveu:Viva,
Cumps,
Bruno

Já na desenfumagem leva terra mas no esquema IT para os serviços de segurança não devem ser utilizados diferenciais.danieljpires Escreveu:ok se leva terra este tipo de maquinas então terei que colocar os diferenciais.
Obrigado pela ajuda
-
- Velha Guarda
Mas no equema IT quando ocorre um segundo defeito no sistema IT este transforma-se num sistema TN nesse caso seria obrigado na mesma a colocar um diferencial claro de um alibre maior para não actuar aquando o 1º defeito mas sim num 2º
- joaoosvaldo
- Team Apoio
O 2.º defeito no IT é um curto-circuito e a protecção será garantida pelo disjuntor que protege o circuito. Tem de ter é atenção ao cálculo dos comprimentos máximos, se o comprimento máximo for ultrapassado e existir um 2.º defeito o disjuntor não vai actuar e a protecção não fica garantidadanieljpires Escreveu:Mas no equema IT quando ocorre um segundo defeito no sistema IT este transforma-se num sistema TN nesse caso seria obrigado na mesma a colocar um diferencial claro de um alibre maior para não actuar aquando o 1º defeito mas sim num 2º

No IT para alimentação de serviços de segurança tais como a desenfumagem, bombas de incêndio, etc. esqueça os diferenciais

Sugiro que estude um pouco os documentos/"discussões" dos link's seguintes:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=22&t=7842
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +IT#p60051
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +IT#p57402
http://www.eletricidade.net/viewtopic.p ... +IT#p57119
Sugiro também este livro:
http://www.engebook.com/nm_catalogo.php ... ino+Soares
Última edição por joaoosvaldo em 02 mar 2012, 15:44, editado 1 vez no total.
-
- Velha Guarda
Sim sem duvida nenhuma.
Mas entre pós a ocorrencia de um 1º defeito e entre o 2º não se devia colocar um diferencial?
Mas voltando a minha questão original com implicação do sistema IT. Caso a maquina em questão não leve cabo de terra mas (ex XZ1 4x6mm2) não lhe poderei associar nenhum diferencial pois não?
Mas entre pós a ocorrencia de um 1º defeito e entre o 2º não se devia colocar um diferencial?
Mas voltando a minha questão original com implicação do sistema IT. Caso a maquina em questão não leve cabo de terra mas (ex XZ1 4x6mm2) não lhe poderei associar nenhum diferencial pois não?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Esqueça os diferenciais até porque não precisa deles porque consegue garantir a segurança sem os utilizar.danieljpires Escreveu:Sim sem duvida nenhuma.
Veja os link's que indiquei anteriormente.
-
- Velha Guarda
OK
Mais uma Vez muito obrigado pela ajuda
Mais uma Vez muito obrigado pela ajuda

- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
Cump.
Mário
É só uma bobinagem "dahlander" uma velocidade é metade da outra (uma é o dobro da outra).danieljpires Escreveu:Bom dia,
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Oficial
- Registado: 27 fev 2008, 20:53
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 17 times
danieljpires Escreveu:Bom dia,
Anda tudo cego!!
O esquema é de um motor trifásico com arranque estrela/triângulo