Bom dia
Um esclarecimento por favor.
Estive a rachar lenha com um rachador electrico/hidráulico, motor trifásico de 4 kw. Tive de pedir a um vizinho para me deixar ligar o motor porque não tenho trifásico. Fiz a leitura do contador antes e depois. Durante cerca de 4 horas consumiu menos de 1 kw de eletricidade!!! Então não deveria ter consumido 4 x 4 kw? Enquanto rachava eu olhava para o manómetro do hidraulico e ele só se mexia ligeira mente quando a lamina encostava à lenha aí até aos 50 bars regressando sempre ao 0. Mas aquilo era uma fração de segundo, raramente foi aos 250 bars, pressão maxima do manómetro. Isso só acontece quando aparece um tronco «travesso». Portanto o motor raramente foi submetido a maior esforço.
Resumindo, o motor só consome o máximo da electricidade (neste caso 4 kw) quando também está a exercer o maximo da sua força?
Consumos de Motores
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Consumos de Motores
Boas
O motor ser de 4 Kw, não quer disser que consome 4 Kw.
Se no projecto da bomba hidráulica estiver que consome 4 Kw na máxima pressão, ai sim mas quando estiver no máximo de pressão.
Cump.
Mário
O motor ser de 4 Kw, não quer disser que consome 4 Kw.
Se no projecto da bomba hidráulica estiver que consome 4 Kw na máxima pressão, ai sim mas quando estiver no máximo de pressão.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Pois o complicado é explicar isso ao meu vizinho. Estar 4 horas a rachar lenha e gastar 1 kw. Combinei com ele que lhe pagaria a luz gasta e agora vai pensar que o estou a levar. São pessoas da aldeia com pouca instrução. Começa logo a pensar que se o motor de rega é mais pequeno e gasta tanto (e gasta, porque arrancar água que está a + ou - 20m de profundidade, o motor está em esforço constante) o do rachador é maior devia gastar mais. A ver vamos...
Inté
- Mário
- Team Apoio
Boas
Uma bomba para agua por norma está na potencia máxima (às vezes não).
Uma bomba hidraulica só tem a potencia máxima na pressão máxima.
Tempo 25seg apanhar um tarolo, 15seg.a rachar, depois 20seg. a por na pilha, lá se foi um minuto, e trabalho efectivo (electrico) 15seg.
Cump.
Mário
Uma bomba para agua por norma está na potencia máxima (às vezes não).
Uma bomba hidraulica só tem a potencia máxima na pressão máxima.
Tempo 25seg apanhar um tarolo, 15seg.a rachar, depois 20seg. a por na pilha, lá se foi um minuto, e trabalho efectivo (electrico) 15seg.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Já agora aproveito para fazer uma pergunta. É acerca de uma «teima» que tive com um amigo.
Como já disses-te, numa bomba de água, normalmente, o motor está no consumo máximo, ok? E se tivermos uma valvula, à saida da bomba, e a formos fecharmos lentamente, o consumo do motor também baixa?
Uma vez que arranca menos água, há menos esforço do motor. Eu penso que sim, mas posso estar errado.
Como já disses-te, numa bomba de água, normalmente, o motor está no consumo máximo, ok? E se tivermos uma valvula, à saida da bomba, e a formos fecharmos lentamente, o consumo do motor também baixa?
Uma vez que arranca menos água, há menos esforço do motor. Eu penso que sim, mas posso estar errado.
Inté
- Mário
- Team Apoio
Boas
Cump.
Mário
A azullrds Escreveu:Já agora aproveito para fazer uma pergunta. É acerca de uma «teima» que tive com um amigo.
Como já disses-te, numa bomba de água, normalmente, o motor está no consumo máximo, ok? E se tivermos uma valvula, à saida da bomba, e a formos fecharmos lentamente, o consumo do motor também baixa? Sim
Uma vez que arranca menos água, há menos esforço do motor. Eu penso que sim, mas posso estar errado.Estás certo, em alguns casos é normal ser instalado um furo calibrado na saida da bomba
Cump.
Mário