seção minima de cabo para varão de terra e 35mm2
seção minima de cabo para varão de terra e 35mm2
Boa tarde tenho uma duvida agrdeço desde ja a ajuda antes fazia a ligaçao do varao de terra com cabo de 25mm2 a caixa ligação de terra, mas um amigo diz que mudou para 35mm2 e verdade?
Rogério
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Re: seção minima de cabo para varão de terra e 35mm2
boas
pelas regras tecnicas a secção minima é de 16mm2, desde o electrodo até ao borne amovivel da caixa terra
já agora faça a sua apresentação á comunidade e preencha o seu perfil
pelas regras tecnicas a secção minima é de 16mm2, desde o electrodo até ao borne amovivel da caixa terra
Jaime Reis
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
A secção mínima de 16 mm2 aplica-se ao cobre ou aço galvanizado e protegido contra a corrosão.jaimereis Escreveu:boas
Normalmente um condutor isolado, não nu portanto, considera-se protegido contra a corrosão. Os condutores e cabos nus quando enterrados sem qualquer protecção (isolamento ou tubo) consideram-se não protegidos contra a corrosão.
Ver quadro 54A das R.T.I.E.B.T..
Na minha opinião e devido a esta questão da protecção contra a corrosão coloco logo de 25 mm2.
Bem tinha a mesma ideia que 35mm2 não era obrigatoria, obrigada pela atenção
Rogério
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boaspentiado Escreveu:Bem tinha a mesma ideia que 35mm2 não era obrigatoria, obrigada pela atenção
Se calhar o seu colega disse de 35mm noutro contexto, supondo que tens uma coluna montante com condutor de terra de 35/50mm, logo penso que não vais ligar o electrodo a cabo de 25mm até à caixa medidora de terra.
Cpts.
Energy
Energy
Boas,
sou novato, e estou a aprender um pouco de electricidade, que dá sempre jeito
Fiquei com algumas dúvidas no que toca à ligação terra.
Par uma residência, ligação o mais simples possível, mas minimamente segura, tenho as seguintes questões:
Do eléctrodo até ao barramento de terra na caixa de distribuição, o diametro do fio, de acordo com a explicação dada, é de no mínimo de 25mm^2, certo?
Entre o eléctrodo e a caixa de distribuição, é necessário mais alguma coisa?
Um eléctrodo horizontal, deve ser enterrado a pelo menos 80cm, correcto? Sendo o piso barro com algumas pedras.
agradeço a vossa ajuda.
Com os melhores cumprimentos,
Marcelo Carvalho

Par uma residência, ligação o mais simples possível, mas minimamente segura, tenho as seguintes questões:
Do eléctrodo até ao barramento de terra na caixa de distribuição, o diametro do fio, de acordo com a explicação dada, é de no mínimo de 25mm^2, certo?
Um eléctrodo horizontal, deve ser enterrado a pelo menos 80cm, correcto? Sendo o piso barro com algumas pedras.
agradeço a vossa ajuda.
Marcelo Carvalho
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
deepshoot Escreveu:Boas,
Pode ser de 16mm se for cabo isolado e 25mm se for a cobre nú.
Não, o que chama de caixa de distribuição, é o ligador amovivél?
Eletrodo espetado na vertical, e depois usar medidor de terras para verificar se o valor da resistencia de terra está dentro dos valores normais.
agradeço a vossa ajuda.
Marcelo Carvalho
Cpts.
Energy
Energy