Dúvida relacionada com aumento de potência
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Dúvida relacionada com aumento de potência
Boas
Numa instalação executada de acordo com o anterior regulamento e com contador instalado, o cliente quer um aumento de potência, logo a instalação tem de ser adaptada às RTIEBT, ou uma vez que já existe criado o local de consumo e tem contador instalado a Certiel faz vistoria de acordo com o anterior regulamento 740/74???
Se já vos passou pelas mãos algo identico, agradecia a v/informação, pois eu estou inclinado para a obrigação de adaptação da instalação.
Numa instalação executada de acordo com o anterior regulamento e com contador instalado, o cliente quer um aumento de potência, logo a instalação tem de ser adaptada às RTIEBT, ou uma vez que já existe criado o local de consumo e tem contador instalado a Certiel faz vistoria de acordo com o anterior regulamento 740/74???
Se já vos passou pelas mãos algo identico, agradecia a v/informação, pois eu estou inclinado para a obrigação de adaptação da instalação.
Cpts.
Energy
Energy
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Re: Dúvida relacionada com aumento de potência
No meu entender e pelo que compreendi, a instalação encontra-se em funcionamento. Partindo do principio que a instalação (embora com regulamento diferente das RTIETB) se encontra certificada, se a potência máxima para que foi certificada a instalação não se esgotou, é fazer o pedido de aumento de potência ao distribuidor, salvaguardando as condições técnicas para esse aumento de potência. Caso não seja este o caso, o aumento de potência implicará um novo pedido de certificação (nova ficha electrotécnica, apesar do NIP ser o mesmo) à CERTIEL, e como não se trata de uma instalação nova, a instalação deve reger-se pelo mesmo diploma (não dispensando, contudo a consulta das RTIEBT, desiganadamente na tabela 803D), devendo ser salvaguardadas as condições técnicas (de segurança da instalação e dos seus utilizadores).
-
- Team Apoio
Boasprojclvm Escreveu:No meu entender e pelo que compreendi, a instalação encontra-se em funcionamento. Partindo do principio que a instalação (embora com regulamento diferente das RTIETB) se encontra certificada, se a potência máxima para que foi certificada a instalação não se esgotou, é fazer o pedido de aumento de potência ao distribuidor, salvaguardando as condições técnicas para esse aumento de potência. Caso não seja este o caso, o aumento de potência implicará um novo pedido de certificação (nova ficha electrotécnica, apesar do NIP ser o mesmo) à CERTIEL, e como não se trata de uma instalação nova, a instalação deve reger-se pelo mesmo diploma (não dispensando, contudo a consulta das RTIEBT, desiganadamente na tabela 803D), devendo ser salvaguardadas as condições técnicas (de segurança da instalação e dos seus utilizadores).
A minha dúvida neste caso prende-se com a instalação existente no interior do inquilino (clinica), se esta devido ao aumento de potência, vai ser certificada de acordo com as RTIEBT ou não, pois para alem do pedido de reforço de ramal, aditamento ao projecto caso exista, ou novo projecto, pois a coluna existente seguramente já ultrapassa, sem este aumento de potência os 50Kvas.
Parece-me que este inquilino (clinica) está a ser alimentado diretamente do Q. Colunas.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Boas!
Já fiz um trabalho idêntico mas não foi necessário projeto, devido à potência não ultrapassar os 50 KVA, no entanto fiz as remodelações que entendi necessárias, com alterações principalmente a nível de iluminação de emergência, e o inspetor na hora da inspeção telefonou para o ISQ, a questionar se fazia a inspeção com base nas RTIEBT, ou se faria com base no DL 740/74, e foi-lhe dada a indicação que deveria fazer com com base no 740.
Mas se a instalação necessitar de aditamento ao projeto, na minha opinião não tem de preocupar pois é só cumprir o respetivo projeto.
Cumps.
Já fiz um trabalho idêntico mas não foi necessário projeto, devido à potência não ultrapassar os 50 KVA, no entanto fiz as remodelações que entendi necessárias, com alterações principalmente a nível de iluminação de emergência, e o inspetor na hora da inspeção telefonou para o ISQ, a questionar se fazia a inspeção com base nas RTIEBT, ou se faria com base no DL 740/74, e foi-lhe dada a indicação que deveria fazer com com base no 740.
Mas se a instalação necessitar de aditamento ao projeto, na minha opinião não tem de preocupar pois é só cumprir o respetivo projeto.
Cumps.
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Já tive uma situação idêntica (várias até!).
no meu caso, era preciso aumentar a potência de várias escolas primárias "antigas".
Preparámos o ramal até ao quadro com um novo cabo adequado á potência a instalar, trocámos o corte geral e foi só.
Veio o inspector e... PUMBA! Chumbou! Naturalmente...
O inspector informou que tratando-se duma vistoria para aumento de potência, vão vistoriar toda a instalação, e não apenas o ramal de entrada.
Neste caso, escolas feitas com o 740, teve-se de trocar os quadros existentes para quadros classe II, assegurar a as sensibilidades regulamentares, trocar tomadas e interruptores, por iluminação emergência, avisos nos QE, enfim.... fazer cumprir as RTIEBT.
no meu caso, era preciso aumentar a potência de várias escolas primárias "antigas".
Preparámos o ramal até ao quadro com um novo cabo adequado á potência a instalar, trocámos o corte geral e foi só.
Veio o inspector e... PUMBA! Chumbou! Naturalmente...
O inspector informou que tratando-se duma vistoria para aumento de potência, vão vistoriar toda a instalação, e não apenas o ramal de entrada.
Neste caso, escolas feitas com o 740, teve-se de trocar os quadros existentes para quadros classe II, assegurar a as sensibilidades regulamentares, trocar tomadas e interruptores, por iluminação emergência, avisos nos QE, enfim.... fazer cumprir as RTIEBT.
Learning is the goal!!
- carlos_matos
- Faça a sua apresentação
- Registado: 18 fev 2008, 23:20
Boas.
Da experiencia que tenho em fazer projectos para inclusão de novos consumidores em edificios (tipo antenas de telecomunicações) tens de garantir que toda a instalação colectiva cumpre com as RTIEBT. (Corte geral, barramentos, caixas de protecção de saidas, coluna montante, caixas de coluna e até mesmo quadro de serviços comuns).
Da experiencia que tenho em fazer projectos para inclusão de novos consumidores em edificios (tipo antenas de telecomunicações) tens de garantir que toda a instalação colectiva cumpre com as RTIEBT. (Corte geral, barramentos, caixas de protecção de saidas, coluna montante, caixas de coluna e até mesmo quadro de serviços comuns).
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Tenho conhecimento aqui na minha zona de atuação em edifícios coletivos, onde foram implementadas estas alterações e não houve alterações (reais) nas colunas montantes nem nos quadros de serviços comuns e estes não cumprem a regulamentação.carlos_matos Escreveu:Boas.
-
- Velha Guarda
- Registado: 08 mai 2008, 17:52
- Has thanked: 6 times
- Been thanked: 17 times
Boa tarde,
Tenho uma instalação que é um apartamento antigo que se pretende aumentar a potência para 10,35 kVA. Para saber se é permitido basta ir á EDP e pedir esse aumento e se o ramal o permitir é aceite ou deverá levar-se uma ficha electrotécnica?
Não se pretende alterar nada. O contador já existe apenas se pretende aumentar a potÊncia.
Tenho uma instalação que é um apartamento antigo que se pretende aumentar a potência para 10,35 kVA. Para saber se é permitido basta ir á EDP e pedir esse aumento e se o ramal o permitir é aceite ou deverá levar-se uma ficha electrotécnica?
Não se pretende alterar nada. O contador já existe apenas se pretende aumentar a potÊncia.
-
- Team Apoio
Boasmigjac Escreveu:Boa tarde,
Penso que para começar deverá solicitar esse aumento de potência junto de qualquer balcão da EDP, penso não ser para já necessário apresentar ficha eletrotécnica.
Depois passados alguns dias virá a resposta.
Como não diz a potência instalada que tem, e se é para passar a 230/45A, ou 400/15A, a derivação poderá ter de vir a ser alterada.
A razão do contador já existir, não significa que não lhe venham a pedir a certificação da instalação do apartamento, é quase certo que lhe vão pedir.
Nada como tentar.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
migjac
veja o nº do contador, ou o código de identificação do local, ligue para o 808 505 505 - linha EDP -, forneça esses dados e pergunte ao operador qual a Potência Máxima Admissível para a sua instalação.
Se for 10.35, pode pedir o aumento simplesmente.
Se não, prepare-se para gastar dinheiro...
veja o nº do contador, ou o código de identificação do local, ligue para o 808 505 505 - linha EDP -, forneça esses dados e pergunte ao operador qual a Potência Máxima Admissível para a sua instalação.
Learning is the goal!!
-
- Team Apoio
gemini Escreveu:migjac
Boas
Bem pensado.
Cpts.
Energy
Energy