comutação de escada

Responder
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 07 abr 2008, 13:20
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

comutação de escada

Mensagem por quero aprender »

amigos , talvez para quem anda a mais anos neste mundo fantastico que é a electricidade , eu pergunto ...

temos um comutação de escada , ou seja , temos 2 interruptores , certo ?
imaginem que essa comutação acendia no r/c da casa e apagava no 1º andar ...
a questão o problema está aqui ...

imaginemos que a casa tem também o 2 andar dava para colocar mais um interruptor ?
( mais um comutador de escada - não estou a falar de um inversor )

hoje tive com um colega nosso que disse-me que dava ...
fiquei a pensar

ou seja numa escada sem se usar telerruptor , inversor , o tipo diz com 3 interuptores comutadores de escada apaga e acende no r/c - 1 e 2

será ?
Os Homens da Luz
Curioso
Curioso
Registado: 22 dez 2011, 23:42
Contacto:

Re: comutação de escada

Mensagem por Os Homens da Luz »

quero aprender Escreveu:amigos , talvez para quem anda a mais anos neste mundo fantastico que é a electricidade , eu pergunto ...

temos um comutação de escada , ou seja , temos 2 interruptores , certo ?
imaginem que essa comutação acendia no r/c da casa e apagava no 1º andar ...
a questão o problema está aqui ...

imaginemos que a casa tem também o 2 andar dava para colocar mais um interruptor ?
( mais um comutador de escada - não estou a falar de um inversor )

hoje tive com um colega nosso que disse-me que dava ...
fiquei a pensar

ou seja numa escada sem se usar telerruptor , inversor , o tipo diz com 3 interuptores comutadores de escada apaga e acende no r/c - 1 e 2

será ?
1º Numa comutação de escada tal como o nome indica temos comutadores de escada e não interruptores.

2º Para que uma comutação de escada funcione em mais que 2 pontos é preciso os ditos inversores.

Se fizeres o esquema unifilar verás que não é possível.
José Mendes
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

corforme dito e redito tá dito... by duzia12

Há uma montagem que liga a luz da frente e depois apaga a de trás e acende a da frente e apaga a de trás.

Mas ida e volta, doutra forma não dá!!
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Podes sempre fazer 2 comutações, uma entre o R/C e o 1ºA e outra entre o 1ºA e o 2ºA e está a solução resolvida com comutadores de escada.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

mas o comutador de escada do 1º tinha de ser dulpo ... certo ? ou dá para ser o normal ?

no esquema que fiz aqui no papel , meto fase no comutador do 1º andar e no r/c e 2 andar vai aos comutadores a linha de lampada ... é isso ?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:mas o comutador de escada do 1º tinha de ser dulpo ... certo ? ou dá para ser o normal ?

no esquema que fiz aqui no papel , meto fase no comutador do 1º andar e no r/c e 2 andar vai aos comutadores a linha de lampada ... é isso ?
Boas
No 1ºandar podes utilizar 2 comutadores de escada normais ou 1 comutador de escada duplo, podes fazer como achares melhor.
Sendo que se utilizares o comutador de escada duplo no 1ºandar, este recebe a alimentação, e depois os pontos de luz saem do comutador do R/C e do comutador do 2ºandar.
Atenção que se a instalação for para vistoriar, não deves utilizar o comutador de escada duplo, deves fazer comutações separadas. R/C-1º e 1º/2º.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

amigo isto não é para eu fazer ...
se fosse não tinha qualquer problema em dizer abertamente aqui isso ...
esta situação vem de uma acusação a pessoas que tiraram um curso de burrologia no cenfic como eu ...
afinal ao que pareçe não é possivel colocar a trabalhar 3 comutadores de escada ou seja acender e apagar uma lampada em 3 pontos diferentes... evitanto assim o inversor e o telerruptor ...
enfim em todas as profissoes á bom e á mau para se agarrar um lugar ...

obrigado a todos

então este teu promenor amigo vale ouro :

Atenção que se a instalação for para vistoriar, não deves utilizar o comutador de escada duplo, deves fazer comutações separadas. R/C-1º e 1º/2º.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

quero aprender Escreveu:amigo isto não é para eu fazer ...
se fosse não tinha qualquer problema em dizer abertamente aqui isso ...
esta situação vem de uma acusação a pessoas que tiraram um curso de burrologia no cenfic como eu ...
afinal ao que pareçe não é possivel colocar a trabalhar 3 comutadores de escada ou seja acender e apagar uma lampada em 3 pontos diferentes... evitanto assim o inversor e o telerruptor ...
enfim em todas as profissoes á bom e á mau para se agarrar um lugar ...

obrigado a todos

então este teu promenor amigo vale ouro :

Boas
Eu dei essa dica, porque se tens R/C-1ºA-2ºA, se for uma moradia vais ter 3 quadros eletricos, ou seja um por cada piso, logo os circuitos de cada piso devem ser alimentados do quadro desse piso.
Cpts.
Energy
quero aprender
Velha Guarda
Velha Guarda

sim sim , o que vi pelas resposta é impossivel com 3 comutadores de escada comandar um ponto de luz , ou seja apagar num acender no outro e apagar novamente noutro ...

obrigado pelas suas dicas ... se fosse para fazer um trabalho destes eu colocava 2 comutadores e um inversor ...
e a resposta que dei ao tipo xico esperto , " qual a razão do invento do inversor " ...
resposta : há antes não havia inversores ... não sei se existia ou não , como não sei não falo ...
o que sei pelos post em resposta a minha duvida é que o que ele disse não dá para fazer ...
Responder

Voltar para “Dúvidas”