Problema com neutro em rede do Gerador
Problema com neutro em rede do Gerador
Caros Colegas.
Tenho uma instalação que quando esta a funcionar da rede, toda a instalação funciona correctamente.
Quando começa a gerador a trabalhar, um circuito de uma maquina de uma clínica (maquina de ressonância), fica com a corrente no neutro cerca de três vezes a corrente das fases.
Alguém me pode ajudar a saber de onde possa surgir o problema.
Cumprimentos
Tenho uma instalação que quando esta a funcionar da rede, toda a instalação funciona correctamente.
Quando começa a gerador a trabalhar, um circuito de uma maquina de uma clínica (maquina de ressonância), fica com a corrente no neutro cerca de três vezes a corrente das fases.
Cumprimentos
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Re: Problema com neutro em rede do Gerador
Boas "pjlcoelho"
1º Prenche o perfil "Profile"
"Tenho uma instalação que quando esta a funcionar da rede, toda a instalação funciona correctamente."
Está correcto.
"Quando começa a gerador a trabalhar, um circuito de uma maquina de uma clínica (maquina de ressonância), fica com a corrente no neutro cerca de três vezes a corrente das fases."
Tens que dar mais informações. Fica em paralelo?
Cump.
Mário
1º Prenche o perfil "Profile"
"Tenho uma instalação que quando esta a funcionar da rede, toda a instalação funciona correctamente."
Está correcto.
"Quando começa a gerador a trabalhar, um circuito de uma maquina de uma clínica (maquina de ressonância), fica com a corrente no neutro cerca de três vezes a corrente das fases."
Tens que dar mais informações. Fica em paralelo?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
É instalação é em Angola.
Tem um inversor que sempre que falha energia da rede entra o gerador.
O gerador esta ligado com regime de neutro.
A saída do disjuntor na clínica, vai alimentar um quadro parcial trifásico, que por sua vez alimenta varias maquinas, mas isso para a frente já não sei como esta ligado, são os sul africanos que estão a ligar as maquinas.
A saída do disjuntor na clínica, vai alimentar um quadro parcial trifásico, que por sua vez alimenta varias maquinas, mas isso para a frente já não sei como esta ligado, são os sul africanos que estão a ligar as maquinas.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 220 times
Boas
"O gerador esta ligado com regime de neutro."
Neutro do gerador ligado há terra. Certo?
O que pode acontecer é falta do neutro, e como é trifásico, (fases desequilibradas) a leitura entre fase e neutro pode rondar os 300 a 350 voltes.
O projecto está a contemplar cargas desequilibradas? A secção do neutro está correcta para os desequilíbrios? Possivelmente sim, dado que não existem problemas na rede mas só com o gerador. Será?
Cump.
Mário
"O gerador esta ligado com regime de neutro."
Neutro do gerador ligado há terra. Certo?
O que pode acontecer é falta do neutro, e como é trifásico, (fases desequilibradas) a leitura entre fase e neutro pode rondar os 300 a 350 voltes.
O projecto está a contemplar cargas desequilibradas? A secção do neutro está correcta para os desequilíbrios? Possivelmente sim, dado que não existem problemas na rede mas só com o gerador. Será?
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- andrebotelho
- Curioso
- Registado: 04 mar 2011, 22:41
Bom dia.
O gerador têm de ter a sua terra de serviço. Ou seja uma TS para gerador e uma TS para a rede, a da rede pode estar na distribuição.
Confirma se os neutros à entrada do inversor estão lá e se estão aterrados.
O gerador têm de ter a sua terra de serviço. Ou seja uma TS para gerador e uma TS para a rede, a da rede pode estar na distribuição.
Confirma se os neutros à entrada do inversor estão lá e se estão aterrados.
pjlcoelho Escreveu:Caros Colegas.
Cumprimentos
###########
Cumprimentos.
André Botelho
Cumprimentos.
André Botelho
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 13 times
Acredito que tenha regime de neutro, mas qual?pjlcoelho Escreveu:É instalação é em Angola.
Como diz o colega Mário pode existir falta de neutro e com cargas desequilibradas podem acontecer coisas estranhas
Jaime Reis
Jaime Reis
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Tem CFP a jusante da instalação?
no caso de um circuito RLC, é bem possivel que a frequencia de ressonacia seja a mesma da rede e aí terá grandes problemas.
no caso de um circuito RLC, é bem possivel que a frequencia de ressonacia seja a mesma da rede e aí terá grandes problemas.
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Isso está muito confuso, tens corrente no neutro, mas onde é que estás a medir essa corrente? Junto ao gerador, no inversor? É só para percebermos o que se está a passar.
A medição esta a ser feita na saída para a maquina das clínica.
Com tensão da rede, a corrente de neutro esta normal.
Com tensão do gerador a corrente do neutro fica três vezes a corrente das fases.
Com tensão da rede, a corrente de neutro esta normal.
Com tensão do gerador a corrente do neutro fica três vezes a corrente das fases.
-
- Velha Guarda
- Registado: 20 ago 2009, 16:05
- Been thanked: 5 times
Junto à máquina já mediste as tensões entre fases, para saberes se tens as fases todas lá ou não?
Tambem mede entre fases e neutro.
Tambem mede entre fases e neutro.