Precisava de um esclarecimento, eu montei a minha instalação eléctrica na minha oficina e queria uma opinião acerca do fio terra.
Eu nessa sala instalalei 4 tomadas, como a sala não tinha terra tive de fazer o aterramento, coloquei a vara de cobre na terra na rua e puxei o fio da vara até uma caixa dentro da sala.
Nessa caixa onde tenho o fio principal de terra que vem da rua eu liguei ele a um terminal ligador de electricista de modo a que os fios terra das tomadas ligarem todos nesse terminal ligador de electricista.
, segue a imagem do ligador que falo (http://s1.kuantokusta.pt/img_upload/pro ... 22-415.jpg).
A minha duvida é a seguinte, será que pode estar assim a ligação de terra neste ligador ou corro o risco se eu tiver uma pulseira de estática ligada por um fio terra a esse ligador e se houver uma descarga numa tomada em algum equipamento eu posso correr o risco de levar um choque eléctrico? Ou pode funcionar assim as ligações que fiz? Eu reparo computadores e queria ter as ligações terra como deve ser sem correr riscos de levar um choque.
Agradeço a ajuda, queria ter a certeza que não corro nenhum risco eléctrico.
(A oficina que falo é uma divisão da casa, a minha casa nao tem terra dai a eu ter feito a terra apenas para essa divisão onde arranjo computadores)
Terra
Re: Terra
Não ainda nao medi, isso da protecção diferencial nas tomadas é o quê? Como se coloca? Eu fiz a puxada da fase e neutro para a despensa de uma lampada da sala ao lado. A casa tem dijuntores... se é isso que fala...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
BoasETdeMarte Escreveu:Não ainda nao medi, isso da protecção diferencial nas tomadas é o quê? Como se coloca? Eu fiz a puxada da fase e neutro para a despensa de uma lampada da sala ao lado. A casa tem dijuntores... se é isso que fala...
A alimentação para a sua "oficina" como diz, deveria ser feita a partir do seu quadro eléctrico, e nunca de um circuito de iluminação, em ultima hipotese alimentar a partir de uma tomada existente.
Se na sua "oficina" instala-se um pequeno qudro elétrico não seria pior.
Cpts.
Energy
Energy
Podes me dizer que material tenho que comprar para fazer esse quadro? Apenas vou ligar computadores nessa "oficina" tenho uma regua de 5 tomadas com proteçao de 15000 amperes e tenho as 2 tumadas normais no circuito e ainda duas lampadas flurecentes de 18w. È isto que tenho la montado. A fase vem de uma lampada florescente que esta no corredor ao lado porque nao tenho mais sitio nenhum onde ir buscar corrente proximo. Casas antigas..rsrsrs
Eu ja tenho tudo ligado com caixas etc e td a funcionar so que nao tenho esse quadro
Aguardo a tua ajuda.
Eu ja tenho tudo ligado com caixas etc e td a funcionar so que nao tenho esse quadro
Aguardo a tua ajuda.
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas "ETdeMarte"
1º Prencher o perfil "Profile".
Cump.
Mário
1º Prencher o perfil "Profile".
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
ok.
Qual o material necessario para esse quadro?? Um dijuntor com proteção referencial??? tipo estes:
http://www.geindustrial.com.br/download ... encial.pdf
??

http://www.geindustrial.com.br/download ... encial.pdf
??