Bom dia
Pedi aumento de potência para o meu apartamento, à EDP. O técnico já lá foi verificar o ramal e já disse que dava. Acontece que por o prédio ter mais de 50 KVA, é necessário dar entrada um projecto rectificativo de aumento de potência. Projecto esse que diz respeito à coluna do predio - segundo a EDP e Certiel com quem já falei - mas que não existe no prédio. Terá o condominio de mandar fazer um projecto desses ? Ainda por cima tem que ser assinado por um Eng Eletrotecnico!
Alguém me sabe dizer quem o faz? E quanto custará?
É ridiculo todo este processo, para um aumento de potência! E ainda falta depois pedir a certificação também a Certiel......
Projecto de Instalação electrica do predio
-
- Curioso
- Registado: 05 mai 2011, 10:54
Re: Projecto de Instalação electrica do predio
Bom dia.MARIALIMA Escreveu:Bom dia
Pedi aumento de potência para o meu apartamento, à EDP. O técnico já lá foi verificar o ramal e já disse que dava. Acontece que por o prédio ter mais de 50 KVA, é necessário dar entrada um projecto rectificativo de aumento de potência. Projecto esse que diz respeito à coluna do predio - segundo a EDP e Certiel com quem já falei - mas que não existe no prédio. Terá o condominio de mandar fazer um projecto desses ? Ainda por cima tem que ser assinado por um Eng Eletrotecnico!
Alguém me sabe dizer quem o faz? E quanto custará?
É ridiculo todo este processo, para um aumento de potência! E ainda falta depois pedir a certificação também a Certiel......
Tenta ver com o Empreiteiro se ele tem o projecto electrico do edificio ou o contacto do Engenheiro Electrotecnico que fez o mesmo.
Sim, ele (engenheiro que fez o projecto inicial) tem que fazer um aditamento ao projecto (neste caso ao ramal de alimentação), e se for o caso dimensionar novamente a coluna.
Depois, caso a coluna seja alterada, terá de ser vistoriada pela certiel assim como a sua fracção.
Dará algum trabalho e terá bastantes custos.
Vitor Teixeira
Obrigada pela resposta, mas...
O prédio tem 22 anos e o construtor já morreu! A questão é quem pode fazer um projecto desses ?
E que novidade é esta agora de pedir aumento de potência para o meu apartamento e ser esta complicação toda referente ao prédio , para além dos custos...
O prédio tem 22 anos e o construtor já morreu! A questão é quem pode fazer um projecto desses ?
E que novidade é esta agora de pedir aumento de potência para o meu apartamento e ser esta complicação toda referente ao prédio , para além dos custos...
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
BoasMARIALIMA Escreveu:Obrigada pela resposta, mas...
Nestes casos de prédios, em que um unico inquilino ou condomino quer um aumento de potência, é dificil, pois a administração do prédio tem de fazer uma reunião de condominos, e nessa reunião quando se fala em valores, a grande maioria vota contra, como tal o aumento de potência fica sem efeito, ou então terá de ser supurtado por quem o pede.
Não esquecer que a sua instalação também vai necessitar de ser certificada, não é só o encargo de reforço de ramal+projecto+execução de nova coluna montante+certificação da coluna+certificação da instalação do condomino ou inqilino, são sempre alguns milhares de euros.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
Quantas fracções tem o prèdio? elevadores? garagem? Que potência tem instalada actualmente? o que pediu em termos de potência? isto para ver se podemos ajudar em alguma situação, tambem estou a achar estranho o ramal ter 22Anos e dar? de informações.