boa tarde pessoal, sou novo neste forum e agradeço a atenção, estou com um problema pequeno neste motor, mas a minha duvida é na rede domestica, que temos 220/110 sendo entao 3 fios, fase fase neutro, agora vem a minha duvida o motor de 6 fios, T1 - T2 -T3 - T4 -T5 -T6 ligados em triangulo fexando t1 e t4 depois t2 e t5 depois t3 e t6 temos entao 3 fios para conectar a rede eletrica, ficando entao OS FIOS R.S.T concluindo 3 fases!!! entao esta é minha duvida, esta ligação é de 220 volts porem com um motor fecado em triangulo resultando em 3 fios, e na rede eletrica temos 2 fases e 1 neutro, devo ligar entao normal 2 fase e 1 neutro nos terminais R.S.T ou fazer algum tido de modificação na rede?
exemplo:
fase 1----------R
fase 2========S
neutro ---------T
sendo ligação composta fase fase neutro
ou alguma modificação a ser realizada na rede domestica^? ogrigado e desculpa a complicação
motor do compressor de ar twister bravo 380/220
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 20 fev 2012, 21:08
motor do compressor de ar twister bravo 380/220
Última edição por sugimitsu em 20 fev 2012, 22:03, editado 1 vez no total.
b]Império Sugimitsu[/b]
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
Re: motor do compressor de ar twister bravo 380/220
boas
penso que se trata de uma instalação bi-fasica
tensão composta 220V e simples 110V, se o motor que tem é trifasico , como quer ligar não consegue
ou tenta contratar uma instalação trifasica ou altera o motor, mas o melhor será usar um variador de velocidade electronico
penso que se trata de uma instalação bi-fasica
tensão composta 220V e simples 110V, se o motor que tem é trifasico , como quer ligar não consegue
ou tenta contratar uma instalação trifasica ou altera o motor, mas o melhor será usar um variador de velocidade electronico
Jaime Reis
-
procurando uma pergunta melhor rsrsrs
Última edição por sugimitsu em 20 fev 2012, 21:48, editado 1 vez no total.
b]Império Sugimitsu[/b]
-
Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligação. O fechamento em triângulo proporciona o fechamento na menor tensão suportada, por exemplo: um motor que suporte 380V e 220V o fechamento em triângulo será para o 220V.
Será possível entender na ilustração abaixo com realizar o fechamento em triângulo e quais pontas do motor deverá ser interligadas com a rede de alimentação.

como mostra nesta imagem a ligação fica em 220, mas com 3 terminais RST e na rede eletrica temos fase fase neutro, resultando em 2 fases e 1 neutro, a minha duvida é se posso ligar normalmente os RST nos fases e neutro ou devo fazer alguma modificação?
Será possível entender na ilustração abaixo com realizar o fechamento em triângulo e quais pontas do motor deverá ser interligadas com a rede de alimentação.

como mostra nesta imagem a ligação fica em 220, mas com 3 terminais RST e na rede eletrica temos fase fase neutro, resultando em 2 fases e 1 neutro, a minha duvida é se posso ligar normalmente os RST nos fases e neutro ou devo fazer alguma modificação?
b]Império Sugimitsu[/b]
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
amigo
foi isso que respondi!!!!!
se tem duas fases e um neutro, não, não pode ligar!!!!!!!
para ligar um motor trifasico tem que ter tres fases, seja de 220V composta, seja de 400V, seja 660V...seja do que for
a chapa do motor é que manda....
tres fases , de igual, tensão , igual frequencia, com desfasamento entre elas de 120 graus.......
se não tiver nada disto pode usar um variador de velocidade electronico, com entrada monofasica, bifasica.......trifasica não digo pois é isso que o amigo não tem....
foi isso que respondi!!!!!
se tem duas fases e um neutro, não, não pode ligar!!!!!!!
para ligar um motor trifasico tem que ter tres fases, seja de 220V composta, seja de 400V, seja 660V...seja do que for
a chapa do motor é que manda....
tres fases , de igual, tensão , igual frequencia, com desfasamento entre elas de 120 graus.......
se não tiver nada disto pode usar um variador de velocidade electronico, com entrada monofasica, bifasica.......trifasica não digo pois é isso que o amigo não tem....
Jaime Reis
-
obrigado pelo toque, mas fiquei mais confuso ainda, pois na etiqueta do compressor mostra que ele pode ser ligado tanto na rede 380 ligado em estrela quanto ligado em 220 v fechando em triangulo como mostra na figura acima, obrigado pelas respostas, vou a loja solocitar a troca do compressor para 220 apenas, pois comprei com orientação de usar tanto 380 quanto 220v
b]Império Sugimitsu[/b]
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Cump.
Mário
E esse motor é de 380/220V, pode ser ligado a uma das tensões em "TRIFÁSICO" como já foi dito.sugimitsu Escreveu:obrigado pelo toque, mas fiquei mais confuso ainda, pois na etiqueta do compressor mostra que ele pode ser ligado tanto na rede 380 ligado em estrela quanto ligado em 220 v fechando em triangulo como mostra na figura acima, obrigado pelas respostas, vou a loja solocitar a troca do compressor para 220 apenas, pois comprei com orientação de usar tanto 380 quanto 220v
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."