motor do compressor de ar twister bravo 380/220

Responder
sugimitsu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 20 fev 2012, 21:08

motor do compressor de ar twister bravo 380/220

Mensagem por sugimitsu »

boa tarde pessoal, sou novo neste forum e agradeço a atenção, estou com um problema pequeno neste motor, mas a minha duvida é na rede domestica, que temos 220/110 sendo entao 3 fios, fase fase neutro, agora vem a minha duvida o motor de 6 fios, T1 - T2 -T3 - T4 -T5 -T6 ligados em triangulo fexando t1 e t4 depois t2 e t5 depois t3 e t6 temos entao 3 fios para conectar a rede eletrica, ficando entao OS FIOS R.S.T concluindo 3 fases!!! entao esta é minha duvida, esta ligação é de 220 volts porem com um motor fecado em triangulo resultando em 3 fios, e na rede eletrica temos 2 fases e 1 neutro, devo ligar entao normal 2 fase e 1 neutro nos terminais R.S.T ou fazer algum tido de modificação na rede?

exemplo:
fase 1----------R
fase 2========S
neutro ---------T
sendo ligação composta fase fase neutro

ou alguma modificação a ser realizada na rede domestica^? ogrigado e desculpa a complicação
Última edição por sugimitsu em 20 fev 2012, 22:03, editado 1 vez no total.
b]Império Sugimitsu[/b]
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: motor do compressor de ar twister bravo 380/220

Mensagem por jaimereis »

boas

penso que se trata de uma instalação bi-fasica

tensão composta 220V e simples 110V, se o motor que tem é trifasico , como quer ligar não consegue

ou tenta contratar uma instalação trifasica ou altera o motor, mas o melhor será usar um variador de velocidade electronico
Jaime Reis
sugimitsu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por sugimitsu »

procurando uma pergunta melhor rsrsrs
Última edição por sugimitsu em 20 fev 2012, 21:48, editado 1 vez no total.
b]Império Sugimitsu[/b]
sugimitsu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por sugimitsu »

Na maioria dos casos os motores possuem 6 pontas de cabos em sua caixa de ligação. O fechamento em triângulo proporciona o fechamento na menor tensão suportada, por exemplo: um motor que suporte 380V e 220V o fechamento em triângulo será para o 220V.

Será possível entender na ilustração abaixo com realizar o fechamento em triângulo e quais pontas do motor deverá ser interligadas com a rede de alimentação.

Imagem

como mostra nesta imagem a ligação fica em 220, mas com 3 terminais RST e na rede eletrica temos fase fase neutro, resultando em 2 fases e 1 neutro, a minha duvida é se posso ligar normalmente os RST nos fases e neutro ou devo fazer alguma modificação?
b]Império Sugimitsu[/b]
jaimereis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Registado: 30 abr 2011, 11:56
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por jaimereis »

amigo

foi isso que respondi!!!!!

se tem duas fases e um neutro, não, não pode ligar!!!!!!!

para ligar um motor trifasico tem que ter tres fases, seja de 220V composta, seja de 400V, seja 660V...seja do que for

a chapa do motor é que manda....

tres fases , de igual, tensão , igual frequencia, com desfasamento entre elas de 120 graus.......

se não tiver nada disto pode usar um variador de velocidade electronico, com entrada monofasica, bifasica.......trifasica não digo pois é isso que o amigo não tem....
Jaime Reis
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Está correto!!
sugimitsu
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por sugimitsu »

obrigado pelo toque, mas fiquei mais confuso ainda, pois na etiqueta do compressor mostra que ele pode ser ligado tanto na rede 380 ligado em estrela quanto ligado em 220 v fechando em triangulo como mostra na figura acima, obrigado pelas respostas, vou a loja solocitar a troca do compressor para 220 apenas, pois comprei com orientação de usar tanto 380 quanto 220v
b]Império Sugimitsu[/b]
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 220 vezes

Mensagem por Mário »

Boas
sugimitsu Escreveu:obrigado pelo toque, mas fiquei mais confuso ainda, pois na etiqueta do compressor mostra que ele pode ser ligado tanto na rede 380 ligado em estrela quanto ligado em 220 v fechando em triangulo como mostra na figura acima, obrigado pelas respostas, vou a loja solocitar a troca do compressor para 220 apenas, pois comprei com orientação de usar tanto 380 quanto 220v
E esse motor é de 380/220V, pode ser ligado a uma das tensões em "TRIFÁSICO" como já foi dito.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Responder

Voltar para “Dúvidas”