Verificação instalação edificio
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Agradecimento recebido: 3 vezes
Verificação instalação edificio
Boas
Tenho uma instalação de climatização de um edificio com um chiller e 6 grupos de bombas duplas, 3 AQ e 3 AF.
O que eu gostaria de saber é se alguem conhece ou têm um sistema expedito, para não entendidos, para verificar se as bombas estão a funcionar dentro da curva correta.
Obrigado
Tenho uma instalação de climatização de um edificio com um chiller e 6 grupos de bombas duplas, 3 AQ e 3 AF.
O que eu gostaria de saber é se alguem conhece ou têm um sistema expedito, para não entendidos, para verificar se as bombas estão a funcionar dentro da curva correta.
Obrigado
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: Verificação instalação edificio
Boas
Para medir o caudal, caudalimetro portatil ou fixo tipo contador.
Pressão, manómetro ou sensor de pressão
Temperatura, termómetro ou sonda de temperatura
Caudalimetro portatil por ultrasons, são os mais faceis de instalar. (se justifica pelo tamanho da bomba ou caudais em jogo)
Muito rápido, verificas a pressão e medes a potencia da bomba, se está dentro dos parametros de curva da bomba.
Cump.
Mário
Só medindo o caudal, pressão e temperatura.(não esquecendo a potencia (voltes e amperes))rebelocruz Escreveu:Boas
Obrigado
Caudalimetro portatil por ultrasons, são os mais faceis de instalar. (se justifica pelo tamanho da bomba ou caudais em jogo)
Muito rápido, verificas a pressão e medes a potencia da bomba, se está dentro dos parametros de curva da bomba.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Mário Escreveu:BoasSó medindo o caudal terei que instalar um , pressão Tenho a pressão à entrada e à saida das bombas e temperatura têm instalado uma sonda de temperatura .(não esquecendo a potencia estão indicados na bomba (voltes e amperes))rebelocruz Escreveu:Boas
Obrigado
Muito rápido, verificas a pressão Qual? à entrada ou à saida e medes a potencia da bomba, se está dentro dos parametros de curva da bomba terei é que encontrar o gráfico certo, tem alguma denominação concreta o gráfico?.
Obrigado
Cump.
Mário
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Sabes a marca das bombas e modelo. Pedes a tabela ao fabricante com a curva da bomba. (vem lá o caudal a pressão e potencia necessária)
A potencia que está nas características do motor eléctrico/bomba. Medes a potencia para saber se o que medes é acima ou abaixo da característica da motor/bomba.
Pressão é o diferencial entre a entrada e saida. Porque se a bomba pode dar 50mh representa que pode dar 5 bar de pressão max. mas se a entrada estiver a 3 bar, a bomba só tem de esforço 2 bar. Mas atenção, nas características da bomba tens que calcular a pressão de entrada. Os filtros de entrada por vezes entopem e o caudal de aspiração é insuficiente, atenção ás bolhas de ar.
Vê as bombas da Grundfos a nivel de características.
http://pt.grundfos.com/produtos/find-pr ... #brochuras
Procura Por Ex. as "CR"
http://www.wilo.pt tambem muito boas e podes calcular on-line as bombas.
Ex. http://www.wilo-select.com/L2006/inner. ... __GROUP=PT
Cump.
Mário
Sabes a marca das bombas e modelo. Pedes a tabela ao fabricante com a curva da bomba. (vem lá o caudal a pressão e potencia necessária)
A potencia que está nas características do motor eléctrico/bomba. Medes a potencia para saber se o que medes é acima ou abaixo da característica da motor/bomba.
Pressão é o diferencial entre a entrada e saida. Porque se a bomba pode dar 50mh representa que pode dar 5 bar de pressão max. mas se a entrada estiver a 3 bar, a bomba só tem de esforço 2 bar. Mas atenção, nas características da bomba tens que calcular a pressão de entrada. Os filtros de entrada por vezes entopem e o caudal de aspiração é insuficiente, atenção ás bolhas de ar.
Vê as bombas da Grundfos a nivel de características.
http://pt.grundfos.com/produtos/find-pr ... #brochuras
Procura Por Ex. as "CR"
http://www.wilo.pt tambem muito boas e podes calcular on-line as bombas.
Ex. http://www.wilo-select.com/L2006/inner. ... __GROUP=PT
Cump.
Mário
- Anexos
-
- ~ds8612F078407B7934B84E99BFE81C9906.PDF
- (232.54 KiB) Transferido 86 vezes
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Boas
obrigado pela informação disponibilizada, amanhã vou ver com mais atenção.
obrigado pela informação disponibilizada, amanhã vou ver com mais atenção.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Quadro de Honra
- Registado: 30 abr 2011, 11:56
- Enviou: 2 vezes
- Agradecimento recebido: 13 vezes
atenção ás perdas de carga da instalação, curvas, reduções da tubagem ao longo da prumada, picagens, e outros elementos como filtros e valvulas de retenção
como é obvio, as secções e caudais de quente e frio diferem, sendo em quente mais baixas, e o tipo de chiller é com certeza de sistema de recuperação ou do tipo bomba de calor, devendo tambem existir um deposito de inercia (deveria de existir)
se tiver acesso ao projecto de hidraulica poderá depois comparar
como é obvio, as secções e caudais de quente e frio diferem, sendo em quente mais baixas, e o tipo de chiller é com certeza de sistema de recuperação ou do tipo bomba de calor, devendo tambem existir um deposito de inercia (deveria de existir)
Jaime Reis
- rebelocruz
- Quadro de Honra
jaimereis Escreveu:atenção ás perdas de carga da instalação, curvas, reduções da tubagem ao longo da prumada, picagens, e outros elementos como filtros e valvulas de retenção
Boas
Por acaso tenho todos os projetos, mas uma coisa são os cálculos outra é a realidade, e o que noto nas bombas é o fato de ter um desgaste muito anormal e ruido de funcionamento das mesmas não é constante.
Mediante estes novos dados vou tentar chegar a alguma conclusão.
Obrigado.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Quadro de Honra
mas esse desgaste é na turbina? se sim, isso deve-se a efeitos de cavitação, as bombas estão sobre-dimencionadas para a instalação
realmente só uma analize mais profunda do que existe e do que deveria de existir é que se pode chegar a uma conclusão, provavelmente as valvulas de regulação de caudal podem estar mal reguladas, se forem do tipo dinamicas podem ter os embolos presos provocando anomalias, só mesmo por verificação....
realmente só uma analize mais profunda do que existe e do que deveria de existir é que se pode chegar a uma conclusão, provavelmente as valvulas de regulação de caudal podem estar mal reguladas, se forem do tipo dinamicas podem ter os embolos presos provocando anomalias, só mesmo por verificação....
Jaime Reis
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Boas
Gostaria de saber o que aconcelham para um caudalimetro portátil, e se souberem o preço.
Obrigado
Gostaria de saber o que aconcelham para um caudalimetro portátil, e se souberem o preço.
Obrigado
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Boas
Deixo aqui alguns dados para que me possam ajudar.
Mais uma vez obrigado.
Deixo aqui alguns dados para que me possam ajudar.
Mais uma vez obrigado.
- Anexos
-
- Livro1.pdf
- (66.57 KiB) Transferido 78 vezes
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Quadro de Honra
boas
que tipo de valvulas de redução de caudal estão instaladas? são TA?, se sim pode adquirir um caudalimetro TA que trabalha com agulhas que são colocadas na propria valvula de muito facil instalação e precisão de leitura
já agora , que tipo de controlo é feito sobre os depositos de inercia?
reparei que na linha de frio principal tem um caudal calculado de 41400 l/h e para o secundario tem 37100 l/h + 7900 l/h, aqui podendo dar algum problema, é uma diferença minima, 8000 l/h , mas em AVAC estamos a falar cerca de 45 kW de potencia de frio o que é muito, daí o calculo das perdas de carga ser muito importante
a meu ver, e, como é obvio posso estar enganado, a linha de quente parece-me sobre-dimencionada, gostava de saber a sua opinião e tambem de outros colegas
que tipo de valvulas de redução de caudal estão instaladas? são TA?, se sim pode adquirir um caudalimetro TA que trabalha com agulhas que são colocadas na propria valvula de muito facil instalação e precisão de leitura
já agora , que tipo de controlo é feito sobre os depositos de inercia?
reparei que na linha de frio principal tem um caudal calculado de 41400 l/h e para o secundario tem 37100 l/h + 7900 l/h, aqui podendo dar algum problema, é uma diferença minima, 8000 l/h , mas em AVAC estamos a falar cerca de 45 kW de potencia de frio o que é muito, daí o calculo das perdas de carga ser muito importante
a meu ver, e, como é obvio posso estar enganado, a linha de quente parece-me sobre-dimencionada, gostava de saber a sua opinião e tambem de outros colegas
Jaime Reis
- rebelocruz
- Quadro de Honra
jaimereis Escreveu:boas
que tipo de valvulas de redução de caudal estão instaladas? supostamente são "Para permitir a regulação dos caudais de água nos circuitos de água serão instaladas válvula tipo AUTOFLOW." mas não faço a minima ideia. Como identificar? são TA?, se sim pode adquirir um caudalimetro TA que trabalha com agulhas que são colocadas na propria valvula de muito facil instalação e precisão de leitura
já agora , que tipo de controlo é feito sobre os depositos de inercia não sei o que é necessário fazer ?
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Quadro de Honra
se dizem autoflow, devem ser da Caleffi, são valvulas que vem calibradas de fabrica, e são constituidas por um embolo com uma mola e este só abre até á regulação definida. são muito usadas como limitadoras de potencia a fornecer aos clientes.
consulta o representante pois eles tem a maquina propria para leitura, em principio não passa mais agua do que diz na chapa respectiva de cada valvula
em relação ao deposito , não percebo a razão de estarem em intercalados entre o colector de ida e o colector de retorno, daí a minha duvida
consulta o representante pois eles tem a maquina propria para leitura, em principio não passa mais agua do que diz na chapa respectiva de cada valvula
em relação ao deposito , não percebo a razão de estarem em intercalados entre o colector de ida e o colector de retorno, daí a minha duvida
Jaime Reis
- rebelocruz
- Quadro de Honra
Boas
Relativamente aos depósitos de inercia, outros tecnicos de avac, já puseram a mesma questão, provavelmente irei pedir essa informação ao projetista.
Quanto às valvulas são da "Griswoldcontrols e ainda não encontrei o modelo na net, já envei o pedido para me enviarem os dados das mesmas.
Junto envio uma foto da mesma.
Relativamente aos depósitos de inercia, outros tecnicos de avac, já puseram a mesma questão, provavelmente irei pedir essa informação ao projetista.
Quanto às valvulas são da "Griswoldcontrols e ainda não encontrei o modelo na net, já envei o pedido para me enviarem os dados das mesmas.
Junto envio uma foto da mesma.
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
-
- Quadro de Honra
são americanas, mas o principio é o mesmo, esta neste caso marca 5.68 LPS ( liter per second) o corresponde a 20448 l/h
no interior tem um pastilha associada a uma mola, esta pastilha é furada de acordo com a calibragem desejada, passando só a água definida
já vi deste material instalado, mas numa ou outra instalação, não é usual ver-se, tambem não sei quem é o representante, se fôr aqui de Lisboa tente procurar na Rua S. Paulo, existem varias casas da especialidade
no interior tem um pastilha associada a uma mola, esta pastilha é furada de acordo com a calibragem desejada, passando só a água definida
já vi deste material instalado, mas numa ou outra instalação, não é usual ver-se, tambem não sei quem é o representante, se fôr aqui de Lisboa tente procurar na Rua S. Paulo, existem varias casas da especialidade
Jaime Reis