comutação entre três interruptores
comutação entre três interruptores
Boa noite a todos
Tenho o seguinte cenário:
- três lâmpadas de tecto;
- três interruptores comutadores;
- queria ligar e desligar dos três pontos.
Será que alguém me podia ajudar? Eu tinha interruptores de regulação de luz mas queimaram e acabei por comprar comutadores de escada simples mas agora não consigo fazer a comutação.
Tenho de comprar mais algum material?
Precisava de um esquema...
obrigado
Será que alguém me podia ajudar? Eu tinha interruptores de regulação de luz mas queimaram e acabei por comprar comutadores de escada simples mas agora não consigo fazer a comutação.
obrigado
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Re: comutação entre três interruptores
Boasmantunes Escreveu:Boa noite a todos
obrigado
Se diz que teve instalados reguladores de luz e agora quer fazer uma comutação dos 3 pontos, vai ter de adaptar a instalação para uma comutação simples com 1 inversor intercalado, logo vai ligar e desligar os 3 pontos de uma só vez, a partir de 3 pontos distintos.
Vai ter de ter 2 comutadores simples e um inversor, e fazer novos enfiamentos de condutores, entre comutadores.
Em alternativa se os 3 pontos de luz estiverem a sair da mesma caixa de derivação, pode utilizar um teleruptor e liga-o na caixa de derivação.
Para comandar os pontos de luz com telerruptor, utiliza 3 botões de pressão na vez dos comutadores, e já não precisa de fazer novos enfiamentos de condutores, penso ser bastante mais simples.
Se pesquisar por aqui no forum existem esquemas para as duas versões.
Cpts.
Energy
Energy
Poderá fazer comutação de escada com inversor:
http://sites.google.com/site/pedrocalde ... rGrupo.jpg
http://sites.google.com/site/pedrocalde ... rGrupo.jpg
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 09 jan 2012, 23:59
boas, então é assim: vai ter de adaptar a instalação para uma comutação simples com 1 inversor intercalado, logo vai ligar e desligar os 3 pontos de uma só vez, a partir de 3 pontos distintos.
Vai ter de ter 2 comutadores simples e um inversor, e fazer novos enfiamentos de condutores, entre comutadores.
Boa noite, como ja existia este topico resolvi aproveitar para colocar uma questao identica, se nao igual.
O material que vou aplicar e ja tenho é da Legrand, serie suno , dois comutadores de escada duplo e um simples.
A disposiçao é a seguinte:
A entrada do quarto comutador simples para ligar e desligar a luz do tecto(tambem comandanda pelos dois comutadores de luz junto a cama de casal)
Na parede onde esta a cama de casal , um comutador de escada duplo de cada lado para poder desligar e ligar a luz do tecto, pretendo tambem desligar/ligar o ponto de luz que esta por cima de cada comutador duplo. Ou seja o comutador a esq da cama liga e desliga o ponto de luz do lado esquerdo, e o comutador a direita da cama , e os dois comutadores de luz tb ligam/desligam a luz do tecto.
quantos cabos, alem do neutro tenho de ter a passar no tubo (VD16)?
o material (comutadores) que tenho esta correcto?
nao consigo veros esquemas/anexos , pelo que se me poderem disponibilzar um link externo agradecia.
Atentamente
Hugo
O material que vou aplicar e ja tenho é da Legrand, serie suno , dois comutadores de escada duplo e um simples.
A disposiçao é a seguinte:
A entrada do quarto comutador simples para ligar e desligar a luz do tecto(tambem comandanda pelos dois comutadores de luz junto a cama de casal)
Na parede onde esta a cama de casal , um comutador de escada duplo de cada lado para poder desligar e ligar a luz do tecto, pretendo tambem desligar/ligar o ponto de luz que esta por cima de cada comutador duplo. Ou seja o comutador a esq da cama liga e desliga o ponto de luz do lado esquerdo, e o comutador a direita da cama , e os dois comutadores de luz tb ligam/desligam a luz do tecto.
nao consigo veros esquemas/anexos , pelo que se me poderem disponibilzar um link externo agradecia.
Atentamente
Hugo
hfsc Escreveu:
nao consigo ver esquemas/anexos , pelo que se me poderem disponibilzar um link externo agradecia.
Atentamente
Hugo
em primeiro lugar é necessário saber como está disposta a tubagem(s vai tudo á cx de derivação ou se os interruptores repicam entre eles)
Vais fazer a tubagem de novo ou já exite instalação electrica??
o numero de cabos vai depender da tubagem...
Vais ter de usar um inversor e 2 comutadores para poderes controlar o ponto de luz em 3 sitios..
O esquema eletrico podes encontrar no http://www.efapel.pt/fotos/editor2/Tecnica_PT.pdf na pag 188, o esquema é efapel, mas é identico.
"Tudo o que funciona está sujeito a avariar"
bom dia , o unico interruptor que vai a caiixa de derivaçao que controla a luz do tecto é o que esta na entrada do quarto, os dois comutadores duplos estao ligados em serie com a caixa de aparelhagem.MJCastro Escreveu:hfsc Escreveu:
nao consigo ver esquemas/anexos , pelo que se me poderem disponibilzar um link externo agradecia.
Atentamente
Hugo
em primeiro lugar é necessário saber como está disposta a tubagem(s vai tudo á cx de derivação ou se os interruptores repicam entre eles)
Vais fazer a tubagem de novo ou já exite instalação electrica??
o numero de cabos vai depender da tubagem...
Vais ter de usar um inversor e 2 comutadores para poderes controlar o ponto de luz em 3 sitios..
O esquema eletrico podes encontrar no http://www.efapel.pt/fotos/editor2/Tecnica_PT.pdf na pag 188, o esquema é efapel, mas é identico.
algo assim
()lampada do tecto
+
+
+
+
+
+
+
+
() cx derivaçao
+
+
+
+
+
+
!_!++++++++!_!++++++++++!_!
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
A única solução que vejo, seria colocar junto à entrada um inversor de grupo e junto às cabeceiras da cama dois comutadores duplos de escada (dos quais apenas seria aproveitado um dos comutadores de escada para a iluminação do tecto, sendo que o outro comutador de escada funcionaria como interruptor simples para o aplique por cima da cabeceira). Qual é o problema desta solução? A tubagem sendo de 16mm não vai chegar para a quantidade de condutores que lá vai ter de passar. Contabilizei entre a caixa de derivação e o primeiro comutador de escada duplo, um total de 8 condutores... F+N+T+4 condutores para o inversor+1 condutor a ligar às lâmpadas no tecto... Se quiseres disponibilizo dps o rascunho que fiz.
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
caro duarte , obrigado pela explicaçao.Duarte82 Escreveu:A única solução que vejo, seria colocar junto à entrada um inversor de grupo e junto às cabeceiras da cama dois comutadores duplos de escada (dos quais apenas seria aproveitado um dos comutadores de escada para a iluminação do tecto, sendo que o outro comutador de escada funcionaria como interruptor simples para o aplique por cima da cabeceira). Qual é o problema desta solução? A tubagem sendo de 16mm não vai chegar para a quantidade de condutores que lá vai ter de passar. Contabilizei entre a caixa de derivação e o primeiro comutador de escada duplo, um total de 8 condutores... F+N+T+4 condutores para o inversor+1 condutor a ligar às lâmpadas no tecto... Se quiseres disponibilizo dps o rascunho que fiz.
agradeço sim o rascunho.
esclarece-me F N T refere-se a Fase Neutro Terra? è que se for eu posso abrir um rosso e ir buscar a tomada o Neutro .
Abraço
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
Boas,
O esquema que tinha imaginado é o que segue... É um pouco confuso, mas se bem entendi, é a única forma que vejo de realizar a comutação pretendida. Mas mais utilizadores poderão dar a sua opinião. Não sou instalador
Sim, F é para Fase, N para Neutro e T para Terra... Não será mais fácil ir buscar a terra ao quadro eléctrico directamente??
O esquema que tinha imaginado é o que segue... É um pouco confuso, mas se bem entendi, é a única forma que vejo de realizar a comutação pretendida. Mas mais utilizadores poderão dar a sua opinião. Não sou instalador

Sim, F é para Fase, N para Neutro e T para Terra... Não será mais fácil ir buscar a terra ao quadro eléctrico directamente??
- Anexos
-
- esquema.jpg (52.32 KiB) Visto 18741 vezes
José Duarte Pereira
Penso que as linhas do tecto e dos apliques devem estar na caixa de derivação...
Não consigo ver o esquema postado por não ter permissão, mas fiz um de como deve ser feita a instalaçao:
Alguma duvida?
Do interruptor 1 ao 2 tem de passar 8 fios, o que acho ser complicado devido a distancia e curvas do tubo.
Se pretende abrir rosso o melhor é abrir do 2 ou 3, consoante a distancia, até á caixa de derivação. outra forma será, abrir do aplique ao interruptor 2 ou 3 e passar lá a linha de lampada e de corrente.
Se não pertende abrir rosso, a melhor forma é fazer a comutação apenas em 2 pontos e eliminar o inversor
fica ao seu critério.
espero ter ajudado
cump.
Não consigo ver o esquema postado por não ter permissão, mas fiz um de como deve ser feita a instalaçao:

Alguma duvida?
Do interruptor 1 ao 2 tem de passar 8 fios, o que acho ser complicado devido a distancia e curvas do tubo.
Se pretende abrir rosso o melhor é abrir do 2 ou 3, consoante a distancia, até á caixa de derivação. outra forma será, abrir do aplique ao interruptor 2 ou 3 e passar lá a linha de lampada e de corrente.
Se não pertende abrir rosso, a melhor forma é fazer a comutação apenas em 2 pontos e eliminar o inversor
fica ao seu critério.
espero ter ajudado
cump.
obrigado pela ajuda , na realidade so tenho de passar 7 cabos do interruptor 1 ao 2, pois os apliques estao ligados directamente ao interruptor 2 e 3 respectivamente.MJCastro Escreveu:Penso que as linhas do tecto e dos apliques devem estar na caixa de derivação...
Alguma duvida?
fica ao seu critério.
espero ter ajudado
cump.
em ultima instancia vou buscar o neutro a tomada e assim ja so tenho de passar 6 cabos do 1 ao 2.
As curvas penso que estao bem feitas, alem de que o tubo é anelar .
obrigado
hoje estive a testar e consigo passar sem problemas 8 cabos no tubo de 16

Espero que tenhas conseguido...hfsc Escreveu:hoje estive a testar e consigo passar sem problemas 8 cabos no tubo de 16
cump.