ITUR Privada
- Duarte82
- Velha Guarda
- Registado: 23 jul 2009, 14:24
- Been thanked: 1 time
ITUR Privada
Alguém consegue disponibilizar um projecto de uma ITUR privada que tenha feito durante o curso ITUR. Não precisa estar todo XPTO... Memória Descritiva, Fichas e Desenhos. Para além de ter um formador que deixou muito a desejar quanto aos conhecimentos que tinha de ITUR, ainda nos obriga a fazer uma ITUR privada. Onde é que 25h são suficientes para se dar teoria e fazer um projecto de ITUR privado. Até hoje, todos os ITUR que tenho feito são públicos, preciso acrescentar tudo o que diz respeito à rede de cabos. E sendo que o prazo de entrega é amanhã à noite, não me resta muito tempo.
Obrigado pela disponibilidade!
José Duarte Pereira
(Engenheiro Eletrotécnico)
Projectista Electricidade, ITED/ITUR, Gás
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Re: ITUR Privada
Formação ITUR, sem rede privada não tem qualquer nexo. Se bem que, a ITUR pública apenas exige o demensionamento de tubagens e caixas, enquanto que a ITUR privada acrescenta o dimensionamento de cablagens. A formação referida peca por curta, ou se se entender que a carga horária é a suficiciente, então é necessário reestruturar o conteúdo do curso. As 25h, seriam no meu entendender, apenas para a realização do projeto.
- Duarte82
- Velha Guarda
@ nasps: Tirei o curso em Amares - Braga no centro de formação Sábio do Lago... Recomendo fortemente o curso de ITED lá, os formadores dominam muito bem a matéria, tanto do ponto de vista teórico como prático. Apenas um senão, a constante insistência no material Televés, uma vez que o formador da parte teórica é engenheiro lá. É pena não darem uma ideia geral do material existente no mercado, ou pelo menos das principais marcas. Já no que respeita ao ITUR, deixam muito a desejar, claramente não conhecem o manual para tirarem as dúvidas no momento aos formandos, e sendo a formação tão curta, não dá para perder muito tempo com pesquisas de manual! Pelo que sei a formação ITUR na Profigaia (para quem é do norte) é muito boa
@projclvm: Do meu ponto de vista, uma vez que para tirar o ITUR, tens de ter tirado o ITED, não faz qualquer sentido obrigar, em 25h, a realização de um projecto de uma ITUR privada. E pelo feedback de colegas que tiraram a formação, em quase todos os centros, mandam fazer ITUR pública. Os motivos são simples, para além do tempo ser insuficiente, quem entendeu o princípio básico das redes de cabos no ITED, também entende o princípio básico da rede de cabos no ITUR. Bastando para isso que o formador disponibilize um projecto completo de uma ITUR privada para que se tenha uma noção geral de como são representados os diagramas e plantas e para se ter uma memória descritiva tipo, o resto é dado na parte teórica da formação. Quanto ao mais complicado do ITUR, a rede de tubagem, isso é dimensionado na rede pública, daí me parecer ser suficiente! O problema é que a formação ITUR que tirei, não nos era dado nada como material de apoio.
@projclvm: Do meu ponto de vista, uma vez que para tirar o ITUR, tens de ter tirado o ITED, não faz qualquer sentido obrigar, em 25h, a realização de um projecto de uma ITUR privada. E pelo feedback de colegas que tiraram a formação, em quase todos os centros, mandam fazer ITUR pública. Os motivos são simples, para além do tempo ser insuficiente, quem entendeu o princípio básico das redes de cabos no ITED, também entende o princípio básico da rede de cabos no ITUR. Bastando para isso que o formador disponibilize um projecto completo de uma ITUR privada para que se tenha uma noção geral de como são representados os diagramas e plantas e para se ter uma memória descritiva tipo, o resto é dado na parte teórica da formação. Quanto ao mais complicado do ITUR, a rede de tubagem, isso é dimensionado na rede pública, daí me parecer ser suficiente! O problema é que a formação ITUR que tirei, não nos era dado nada como material de apoio.
José Duarte Pereira
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 jan 2008, 17:00
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 3 times
Discordo.
O mais importante do curso ITUR é mesmo realizar uma ITUR privada.
Porquê?
Porque assim tens de calcular as cablagens necessárias, tomar a decisão de onde metes o ATU e de que forma ele é, e assim, posteriormente, dimensionas a rede de tubagem.
E sim, 25h são curtas pra isto tudo, mas tudo dependerá do formador.
O mais importante do curso ITUR é mesmo realizar uma ITUR privada.
Porquê?
Porque assim tens de calcular as cablagens necessárias, tomar a decisão de onde metes o ATU e de que forma ele é, e assim, posteriormente, dimensionas a rede de tubagem.
E sim, 25h são curtas pra isto tudo, mas tudo dependerá do formador.
Learning is the goal!!
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Eu tirei o curso no ISQ e as coisas correram bem.
Até tivemos tempo para fazer uma visita de estudo ... às traseiras do edifício para ver uma CVR1 e um bloco de formação
.
O projecto foi praticamente todo feito durante o curso e foi de uma ITUR privada, exactamente porque ITUR pública não tinha muito interesse, porque além dos novos conceitos introduzidos pelo manual ITUR nada de mais foi acrescentado. Agora o dimensionamento da cablagem exterior é que foi algo de relativamente novo para a maioria do pessoal que habitualmente fazia ITED.
Agora conheço muitos colegas que tiraram o curso noutras instituições e realmente só fizeram uma ITUR pública, o que é de lamentar.
Até tivemos tempo para fazer uma visita de estudo ... às traseiras do edifício para ver uma CVR1 e um bloco de formação

O projecto foi praticamente todo feito durante o curso e foi de uma ITUR privada, exactamente porque ITUR pública não tinha muito interesse, porque além dos novos conceitos introduzidos pelo manual ITUR nada de mais foi acrescentado. Agora o dimensionamento da cablagem exterior é que foi algo de relativamente novo para a maioria do pessoal que habitualmente fazia ITED.
Agora conheço muitos colegas que tiraram o curso noutras instituições e realmente só fizeram uma ITUR pública, o que é de lamentar.
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Been thanked: 12 times
Além do mais, a quantidade de fichas que é necessária preencher numa ITUR privada e que não são necessárias na Pública. Sem sombra de dúvida que a ITUR privada é fundamental na formação. O contacto com casos práticos também é fundamental, desde as caixas aos tipos de cabos/condutas, passando pelos cabeçotes, tudo é importante e no meu ponto de vista é muito apertado para ser dado em 25h, mesmo com a muita experiência que o formador tenha, a não ser que muito do trabalho teórico seja feito em casa e as horas apenas sejam disponibilizadas para a parte prática (projeto).
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Been thanked: 17 times
Pois olha, no meu curso eu fiz uma itur privada, mesmo sabendo que o minimo que se podia fazer era uma itur publica.
Duarte82 Escreveu:Alguém consegue disponibilizar um projecto de uma ITUR privada que tenha feito durante o curso ITUR. Não precisa estar todo XPTO... Memória Descritiva, Fichas e Desenhos. Para além de ter um formador que deixou muito a desejar quanto aos conhecimentos que tinha de ITUR, ainda nos obriga a fazer uma ITUR privada. Onde é que 25h são suficientes para se dar teoria e fazer um projecto de ITUR privado. Até hoje, todos os ITUR que tenho feito são públicos, preciso acrescentar tudo o que diz respeito à rede de cabos. E sendo que o prazo de entrega é amanhã à noite, não me resta muito tempo.
- Duarte82
- Velha Guarda
Acho interessante a quantidade de pessoas que me responderam ao tópico quando pedi ajuda incialmente, até pensei que ninguém teria feito uma ITUR privada, à quantidade de respostas que recebi.
Obrigado a todos à mesma!
Obrigado a todos à mesma!
José Duarte Pereira
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 02 jul 2010, 21:03
Eu fiz a ITUR Privada, e do ponto de vista lógico é a melhor forma de se aprender, pois o ITUR Público não é nada mais do que idêntico ao ITUR Privado, só que sem a cablagem e os cálculos de perdas a estas associadas.