tensão alta o que fazer?

Responder
cecilio
Curioso
Curioso
Registado: 10 mar 2008, 22:23

tensão alta o que fazer?

Mensagem por cecilio »

olá mais uma vez estou aqui para pedir a vossa ajuda então é o seguinte: tenho uma maquina que esta instalada em alter do chão que entra em alarme porque penso eu que é por causa da tensão elevada 249 / 250 v entre faze e neuto e 436 437 438v anda por esses valores pergunto.
qual é o valor maximo que deveria ser fonecido pla edp?
a maquina podia trabalhar em monofasico se nao tivesse um motor trifasico mas que tambem posso anular
fiz um teste e coloquei um lampada em serie na entrada do transformador do circuito de comando para povocar queda de tensão e resultou, contactei um bobinador que me aconselhou instalar um transformador 3x430+n no primario e 3x380+n no secundario :oops: não resultou...
a electronica da maquina é muito sensivel á tensão .oque é que posso fazer?
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Has thanked: 3 times
Been thanked: 50 times

Re: tensão alta o que fazer?

Mensagem por Josecalado »

Mesmo a tensão estando dentro dos parâmetros legais (+/- 10%) isto não inviabiliza a possibilidade de reclamar para a EDP (800506506), tanto mais que os valores de tensão estão próximos do limite pelo que na minha opinião deve reclamar.

Se o ramal da instalação se localizar próximo do PT e se esse ramal for longo vai-se deparar com alguma resistência por parte dos técnicos da EDP em reduzirem a tensão, no entanto o amigo insiste que esses valores de tensão provocam distúrbios nos equipamentos e que já conseguiu medir tensões que ultrapassam os valores legais.

Se não conseguir resolver o problema terá efetuar medições registadas ao longo das 24hr. e provar que eles EDP têm de resolver a anomalia.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas

Sempre podes instalar um estabilizador de tensão para o comando.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
cecilio
Curioso
Curioso
Registado: 10 mar 2008, 22:23

Mensagem por cecilio »

Se o ramal da instalação se localizar próximo do PT e se esse ramal for longo vai-se deparar com alguma resistência por parte dos técnicos da EDP em reduzirem a tensão, no entanto o amigo insiste que esses valores de tensão provocam distúrbios nos equipamentos e que já conseguiu medir tensões que ultrapassam os valores legais.

efectivamente assim aconteceu e voltei a reclamar em nome do cliente mas de nada resultou.

como posso fazer esses registos para que sirvam de prova?

que tipo de estabilizador para o circuito de comando?

será que as bobinagens dos motores trifasicos de 2 velocidades e compressores hermeticos monofasicos podem danificar-se com este tipo de situação?

desculpem as perguntas e obrigado
rfca
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 10 fev 2012, 23:50

Mensagem por rfca »

Boas,

Sou maçarico nestas matérias e o meu contributo talvez não traga valor acrescentado mas, se uma simples lâmpada resolveu a situação, porque não colocar uma resistência?
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Been thanked: 50 times

Mensagem por Josecalado »

cecilio Escreveu:Se o ramal da instalação se localizar próximo do PT e se esse ramal for longo vai-se deparar com alguma resistência por parte dos técnicos da EDP em reduzirem a tensão, no entanto o amigo insiste que esses valores de tensão provocam distúrbios nos equipamentos e que já conseguiu medir tensões que ultrapassam os valores legais.

efectivamente assim aconteceu e voltei a reclamar em nome do cliente mas de nada resultou.

Terá de arranjar aparelho ligado à instalação que faça o registo principalmente da tensão a que a instalação está sujeita, este aparelho se registar também as intensidades e a frequência tanto melhor.

Por exemplo uma UPS.

será que as bobinagens dos motores trifasicos de 2 velocidades e compressores hermeticos monofasicos podem danificar-se com este tipo de situação?

Terá de ter em atenção as proteções referente a estes equipamentos que devem garantir que estes não estão sujeitos a intensidades superiores ás In dos motores se isto for garantido dificilmente terá problemas, agora é preciso que quem trabalha com as máquinas não efetue o rearme com frequência sem tomar medidas.

Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
cecilio Escreveu:Se o ramal da instalação se localizar próximo do PT e se esse ramal for longo vai-se deparar com alguma resistência por parte dos técnicos da EDP em reduzirem a tensão, no entanto o amigo insiste que esses valores de tensão provocam distúrbios nos equipamentos e que já conseguiu medir tensões que ultrapassam os valores legais.

Um analizador de qualidade de energia de acordo com a En50160 (pode ser só data logger) classe A.

Tipo ups ou mesmo só estabilizador de tensão

Em principio não é afectado, dado que é mais prejudicial a tensão menor que acima, mas nada que não se possa medir e verificar se há ou vai dar problemas.

Em Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

[quote="cecilio"]olá mais uma vez estou aqui para pedir a vossa ajuda então é o seguinte: tenho uma maquina que esta instalada em alter do chão que entra em alarme porque penso eu que é por causa da tensão elevada 249 / 250 v entre faze e neuto e 436 437 438v anda por esses valores pergunto.
qual é o valor maximo que deveria ser fonecido pla edp?
a maquina podia trabalhar em monofasico se nao tivesse um motor trifasico mas que tambem posso anular
fiz um teste e coloquei um lampada em serie na entrada do transformador do circuito de comando para povocar queda de tensão e resultou, contactei um bobinador que me aconselhou instalar um transformador 3x430+n no primario e 3x380+n no secundario :oops: não resultou...
a electronica da maquina é muito sensivel á tensão .oque é que posso fazer?[/quote]

Os valores estão dentro dos limites + - 10%, nada há a reclamar
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”