Motor Bomba submersível
Motor Bomba submersível
Boas pessoal,
preciso de ajuda numa questão.
Deram-me para ver o que se passava um motor de uma bomba submersivel que segundo os donos não arranca.
Eu tentei dar uma ajuda e analisei o seguinte:
Motor monofásico: saem 4 fios da zona das bobines. Dois deles estavam ligados entre si e saía um só. Ficamos assim com 3 fios;
F-N-T;
Ora pelo que sei existem 4 tipo de configurações de motores no que toca ao arranque;
este não tem arrancador. ou foi retirado ou não tem mesmo...
Ao ligar os 3 condutores manda-me o disj a baixo..retirei a terra.
o Motor tenta arrancar mas o rotor bloqueia ao ligar...o que me indica que falta ali o Arrancador!!
Mas o senhor diz que funcionou sem arrancador.
Alguem me dá uma dica?
preciso de ajuda numa questão.
Deram-me para ver o que se passava um motor de uma bomba submersivel que segundo os donos não arranca.
Eu tentei dar uma ajuda e analisei o seguinte:
Motor monofásico: saem 4 fios da zona das bobines. Dois deles estavam ligados entre si e saía um só. Ficamos assim com 3 fios;
F-N-T;
Ora pelo que sei existem 4 tipo de configurações de motores no que toca ao arranque;
este não tem arrancador. ou foi retirado ou não tem mesmo...
Ao ligar os 3 condutores manda-me o disj a baixo..retirei a terra.
o Motor tenta arrancar mas o rotor bloqueia ao ligar...o que me indica que falta ali o Arrancador!!
Mas o senhor diz que funcionou sem arrancador.
Alguem me dá uma dica?
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 18 abr 2010, 12:23
- Has thanked: 3 times
- Been thanked: 50 times
Re: Motor Bomba submersível
Boas!
O que falta é o condensador de arranque, que normalmente é instalado dentro do quadro de comando veja se o mesmo não se encontra lá.
O que falta é o condensador de arranque, que normalmente é instalado dentro do quadro de comando veja se o mesmo não se encontra lá.
o terra liga à carcaça... nunca à bobibagem. pelo que percebi tem 4 fios, 2 para a bobinagem de arranque e 2 para a bobinagem de funcionamento. Um fio de cada bobinagem é comum, ou seja, esses dois fios que estão juntos são o comum. deve então ligar o neutro nesse comum, e um fio do condensador de arranque, os dois restantes são um para o outro fio do condensador e outro para a fase. Normalmente a resistencia da bobinagem de arranque é menor que a de funcionamento.
espero ajudar,
cumps
espero ajudar,
cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
Sim concordo com isso. Penso que o que falta é mesmo o condensador.
E para arrancar devem ter utilizado o metodo "manual".
Obrigado
E para arrancar devem ter utilizado o metodo "manual".
Obrigado
Amigo repare se o condensador, está dentro da bomba? E o mesmo pode estar queimado. E outra coisa o poço e´de furo ou norma?
COMPS
COMPS
Quanto a estar dentro da bomba, não está, pois ela foi toda "revisada".
Quanto à outra questão não sei.
Quanto à outra questão não sei.
naõ será melhor verificar a continuidade de um desses condutores com a estrutura da bomba depois verificar qual o comum ,o enrrolamento de arraque colocar-lhe o condensador e exprimentar a bomba dentro de um tanque com agua e verificar os consumos?
Resolvido.
Comprei um condensador de 50uF e após umas adaptações fechei a carcaça.
Já funciona.
Comprei um condensador de 50uF e após umas adaptações fechei a carcaça.
Já funciona.