Rede de Terras ITED
-
- Velha Guarda
- Registado: 11 abr 2008, 11:53
- Been thanked: 4 times
Rede de Terras ITED
Bom dia.
Estou a fazer a rede de terras de um ITED para um edifício recebendo o público e surgiu-me uma dúvida.
Na ligação das antenas ao terminal principal de terra usualmente utilizo cabo XV por ser resistente a radiação solar.
Sendo que no edifício as instalações eléctricas e de telecomunicações estão todas com cabo LSFH eu queria aplicar um cabo livre de halogéneos do género XZ1 (frt,zh) mas este cabo não é resistente a radiação solar. Como é que os colegas resolvem este tipo de situações? Há alguma manga protectora para cabos instalados no exterior, ou usam sempre XV?
Estou a fazer a rede de terras de um ITED para um edifício recebendo o público e surgiu-me uma dúvida.
Na ligação das antenas ao terminal principal de terra usualmente utilizo cabo XV por ser resistente a radiação solar.
Sendo que no edifício as instalações eléctricas e de telecomunicações estão todas com cabo LSFH eu queria aplicar um cabo livre de halogéneos do género XZ1 (frt,zh) mas este cabo não é resistente a radiação solar. Como é que os colegas resolvem este tipo de situações? Há alguma manga protectora para cabos instalados no exterior, ou usam sempre XV?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Rede de Terras ITED
A ligação das antenas à terra vai pelo exterior?amfys Escreveu:Bom dia.
Este é um assunto que eu já debati aqui no Fórum mas é de dificil consenso porque a própria Anacom não se pronuncia sobre o assunto. Para mim o que seria lógico era esta ligação ser tratada como uma baixada de Pára-Raios.
Ver o seguinte tópico:
http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=10292
-
- Velha Guarda
A ligação às antenas vai pelo interior do edifício mas no troço junto às antenas, na cobertura, vai pelo exterior.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Apesar de eu achar que este tipo de baixada deveria ser feita tal como nas baixadas dos Pára-Raios o que tem sido feito é utilizar cabo XV/VV (bainha exterior preta).amfys Escreveu:A ligação às antenas vai pelo interior do edifício mas no troço junto às antenas, na cobertura, vai pelo exterior.
- Varejo
- Team Apoio
- Registado: 14 jun 2007, 01:17
- Has thanked: 2 times
- Been thanked: 12 times
Boas, mas porque não vai por dentro da parede como o resto?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
E pela mensagem do amfys é isso que foi feito:Varejo Escreveu:Boas, mas porque não vai por dentro da parede como o resto?
Se fosse encarada como uma baixada de Pára-Raios e isso já foi discutido aqui no Fórum as baixadas interiores são de evitar ao máximo mas podem ser realizadasamfys Escreveu:A ligação às antenas vai pelo interior do edifício mas no troço junto às antenas, na cobertura, vai pelo exterior.

-
- Velha Guarda
Realmente se é ou não considerado como pára-raios é interessante.
Eu acho que a pergunta que se impõe é: Como é que os colegas costuma fazer em hotéis, lares, etc?
Eu até agora tenho feito pelo interior do edifício como qualquer ligação equipotencial, quando o edifício não tem pára-raios. Quando há pára-raios faço uma equipotencialização do equipamento metálico na cobertura e ligo às descidas do pára-raios.
Eu acho que a pergunta que se impõe é: Como é que os colegas costuma fazer em hotéis, lares, etc?
Eu até agora tenho feito pelo interior do edifício como qualquer ligação equipotencial, quando o edifício não tem pára-raios. Quando há pára-raios faço uma equipotencialização do equipamento metálico na cobertura e ligo às descidas do pára-raios.
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Tanto quanto sei é mesmo isso que tem sido feito.amfys Escreveu:Eu até agora tenho feito pelo interior do edifício como qualquer ligação equipotencial, quando o edifício não tem pára-raios. Quando há pára-raios faço uma equipotencialização do equipamento metálico na cobertura e ligo às descidas do pára-raios.
-
- Velha Guarda
E relativamente a um cabo livre de halogéneos que possa ser instalado no exterior, alguém conhece? Ou se existe alguma manga protectora de radiações solares?
- joaoosvaldo
- Team Apoio
Não conheço. Mas não esquecer que se o cabo for embebido em tubo nos elementos da construção não precisa de ser isento de halogéneos porque é considerado material incombustível quando está embebido.amfys Escreveu:E relativamente a um cabo livre de halogéneos que possa ser instalado no exterior, alguém conhece? Ou se existe alguma manga protectora de radiações solares?
-
- Velha Guarda
Eu sei disso mas também sei que normalmente o tubo não chega às antenas e há um troço de cabo à vista.
Uma vez que não vejo alternativas vou prescrever tubo até às antenas e mencionar especificamente que não deverá haver troços de cabo expostos a radiação solar.
Obrigado na mesma a todos pela ajuda.
Uma vez que não vejo alternativas vou prescrever tubo até às antenas e mencionar especificamente que não deverá haver troços de cabo expostos a radiação solar.
Obrigado na mesma a todos pela ajuda.
Penso que pode ajudar
Cpts
Cpts
- Anexos
-
- para-Raios.ppt
- (845.5 KiB) Transferido 111 vezes