Rede de Terras ITED

Responder
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 abr 2008, 11:53
Been thanked: 4 times

Rede de Terras ITED

Mensagem por amfys »

Bom dia.

Estou a fazer a rede de terras de um ITED para um edifício recebendo o público e surgiu-me uma dúvida.

Na ligação das antenas ao terminal principal de terra usualmente utilizo cabo XV por ser resistente a radiação solar.
Sendo que no edifício as instalações eléctricas e de telecomunicações estão todas com cabo LSFH eu queria aplicar um cabo livre de halogéneos do género XZ1 (frt,zh) mas este cabo não é resistente a radiação solar. Como é que os colegas resolvem este tipo de situações? Há alguma manga protectora para cabos instalados no exterior, ou usam sempre XV?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Re: Rede de Terras ITED

Mensagem por joaoosvaldo »

amfys Escreveu:Bom dia.

Estou a fazer a rede de terras de um ITED para um edifício recebendo o público e surgiu-me uma dúvida.

Na ligação das antenas ao terminal principal de terra usualmente utilizo cabo XV por ser resistente a radiação solar.
Sendo que no edifício as instalações eléctricas e de telecomunicações estão todas com cabo LSFH eu queria aplicar um cabo livre de halogéneos do género XZ1 (frt,zh) mas este cabo não é resistente a radiação solar. Como é que os colegas resolvem este tipo de situações? Há alguma manga protectora para cabos instalados no exterior, ou usam sempre XV?
A ligação das antenas à terra vai pelo exterior?

Este é um assunto que eu já debati aqui no Fórum mas é de dificil consenso porque a própria Anacom não se pronuncia sobre o assunto. Para mim o que seria lógico era esta ligação ser tratada como uma baixada de Pára-Raios.

Ver o seguinte tópico:

http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=20&t=10292
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

A ligação às antenas vai pelo interior do edifício mas no troço junto às antenas, na cobertura, vai pelo exterior.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

amfys Escreveu:A ligação às antenas vai pelo interior do edifício mas no troço junto às antenas, na cobertura, vai pelo exterior.
Apesar de eu achar que este tipo de baixada deveria ser feita tal como nas baixadas dos Pára-Raios o que tem sido feito é utilizar cabo XV/VV (bainha exterior preta).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Has thanked: 2 times
Been thanked: 12 times

Mensagem por Varejo »

Boas, mas porque não vai por dentro da parede como o resto?
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

Varejo Escreveu:Boas, mas porque não vai por dentro da parede como o resto?
E pela mensagem do amfys é isso que foi feito:
amfys Escreveu:A ligação às antenas vai pelo interior do edifício mas no troço junto às antenas, na cobertura, vai pelo exterior.
Se fosse encarada como uma baixada de Pára-Raios e isso já foi discutido aqui no Fórum as baixadas interiores são de evitar ao máximo mas podem ser realizadas :!:
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Atenção que os tubos e abraçadeiras não podem ser metálicas. Lei de Lenz
amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Realmente se é ou não considerado como pára-raios é interessante.

Eu acho que a pergunta que se impõe é: Como é que os colegas costuma fazer em hotéis, lares, etc?

Eu até agora tenho feito pelo interior do edifício como qualquer ligação equipotencial, quando o edifício não tem pára-raios. Quando há pára-raios faço uma equipotencialização do equipamento metálico na cobertura e ligo às descidas do pára-raios.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

amfys Escreveu:Eu até agora tenho feito pelo interior do edifício como qualquer ligação equipotencial, quando o edifício não tem pára-raios. Quando há pára-raios faço uma equipotencialização do equipamento metálico na cobertura e ligo às descidas do pára-raios.
Tanto quanto sei é mesmo isso que tem sido feito.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

E relativamente a um cabo livre de halogéneos que possa ser instalado no exterior, alguém conhece? Ou se existe alguma manga protectora de radiações solares?
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio

amfys Escreveu:E relativamente a um cabo livre de halogéneos que possa ser instalado no exterior, alguém conhece? Ou se existe alguma manga protectora de radiações solares?
Não conheço. Mas não esquecer que se o cabo for embebido em tubo nos elementos da construção não precisa de ser isento de halogéneos porque é considerado material incombustível quando está embebido.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

amfys
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por amfys »

Eu sei disso mas também sei que normalmente o tubo não chega às antenas e há um troço de cabo à vista.
Uma vez que não vejo alternativas vou prescrever tubo até às antenas e mencionar especificamente que não deverá haver troços de cabo expostos a radiação solar.

Obrigado na mesma a todos pela ajuda.
solengel
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 03 fev 2008, 17:22

Mensagem por solengel »

Penso que pode ajudar

Cpts
Anexos
para-Raios.ppt
(845.5 KiB) Transferido 111 vezes