Substituição de lâmpadas de halogéneo por leds
Substituição de lâmpadas de halogéneo por leds
Boa tarde,
Tenho no hall de entrada e e corredores de casa 11 lâmpadas de halogéneo que funcionam a 12V.
Comprei hoje 4 lâmpadas para o hall de entrada de leds R16 a 12V tb supostamente para substituir as do halogéneo.
Acontece que quando liguei as lâmpadas, 2 delas piscam, ficando mesmo intermitentes, e as outras 2 apesar de ficarem sempre acesas dão a sensação da luz piscar/vibrar.
O que poderá ser e como poderei resolver?
Tenho no hall de entrada e e corredores de casa 11 lâmpadas de halogéneo que funcionam a 12V.
Comprei hoje 4 lâmpadas para o hall de entrada de leds R16 a 12V tb supostamente para substituir as do halogéneo.
Acontece que quando liguei as lâmpadas, 2 delas piscam, ficando mesmo intermitentes, e as outras 2 apesar de ficarem sempre acesas dão a sensação da luz piscar/vibrar.
O que poderá ser e como poderei resolver?
-
- Curioso
- Registado: 01 fev 2012, 21:17
Re: Substituição de lâmpadas de halogéneo por leds
Boa tarde,
Existe neste fórum um problema sobre semalhante sobre um LED que pisca mesmo depois de desligado.
O que eu aconcelhava era fazer medições de tensão com um multimetro a ver se os LED's estão a ser alimentados com os 12V que precisam.
Tem como fazer isso?
Existe neste fórum um problema sobre semalhante sobre um LED que pisca mesmo depois de desligado.
O que eu aconcelhava era fazer medições de tensão com um multimetro a ver se os LED's estão a ser alimentados com os 12V que precisam.
Tem como fazer isso?
Eu de electricidade não percebo nadapedrotairum Escreveu:Boa tarde,
Tem como fazer isso?

Andei a vasculhar o que estava por trás do tecto falso e descobri 1 transformador, nem sei se há mais que 1 uma vez que as luzes ligam em 2 fases distintas (4+7). O transformador diz 12V~20-60W e diz tb que está preparado para regulador de luz.
Mas aquilo que me chamou mais a atenção foram as peças (não sei o nome) onde os leds encaixam, porque dizem 24V 4A. Não era suposto estas peças dizerem 12V?
Depois tb é estranho porque experimentei as luzes em várias posições diferentes, e o comportamento é aleatório. Há sitios onde piscam, onde não piscam, e depois tb reparei que bastava juntar 2 leds juntos e aquilo piorava. No fundo, quase que conseguia ligar os 4 se fossem intercalados com as de halogéneo, mas não faz sentido e fica feio, porque estes leds que comprei são mesmo brancos, e as de halogéneo que tenho são de um branco para o amarelado.
Queria evitar ter de pagar a um electricista para aqui vir a casa, mas se calhar vai ter de ser... É que só estes 4 led's custaram-me 54€...
Se não sabes ou não queres ajudar estás no teu direito, agora que eu saiba, pedir ajuda ou conselhos a quem sabe do assunto ainda é permitido.Duzia12 Escreveu:e pagar on-line?
A minha intenção é obter ajuda para poder ser eu a solucionar o problema, se por acaso não conseguir, que remédio terei eu senão pagar.
Aposto que nunca pediste ajuda ou conselhos neste e noutros fóruns, sobre este tipo de assuntos ou outros...
Eu acredito que por aqui haja quem consiga resolver isto, mas pela net é complicado, até porque a solução pode passar por algo que eu não consiga fazer.Duzia12 Escreveu:Estava a brincar se não obtiveres resposta por aqui também não sei quem poderá resolver.
Mas pelo menos gostava de saber qual pode ser o problema e qual a possível solução, porque assim mesmo que tivesse que mandar vir um electricista, já sabia explicar melhor o problema.
pelo que percebi o problema é dos balastros... existem drives próprios para leds... As suas lampadas sao 12v DC provavelmente, e a saida dos seus balastros deve ser AC.... tem que verificar isso.
Cumps
Cumps
http://pt.beruby.com/promocode/uhtr0m visite e ganhe dinheiro extra em tempos de crise...
Obrigado pela ajuda.fil9rn Escreveu:pelo que percebi o problema é dos balastros... existem drives próprios para leds... As suas lampadas sao 12v DC provavelmente, e a saida dos seus balastros deve ser AC.... tem que verificar isso.
Cumps
Mas diga-me uma coisa, o que são os balastros? São aquelas peças de plástico onde encaixam as lâmpadas? E se sim, bastará trocar para ficar tudo a funcionar correctamente?
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Boasd0id0 Escreveu:Obrigado pela ajuda.fil9rn Escreveu:pelo que percebi o problema é dos balastros... existem drives próprios para leds... As suas lampadas sao 12v DC provavelmente, e a saida dos seus balastros deve ser AC.... tem que verificar isso.
Cumps
Mas diga-me uma coisa, o que são os balastros? São aquelas peças de plástico onde encaixam as lâmpadas? E se sim, bastará trocar para ficar tudo a funcionar correctamente?
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
O que chama de balastros, são transformadores do tipo ferromagnético, ou electrónico, as peças aonde encaixam as lampâdas são os chamados suportes.
Talvez o problema esteja na qualidade dos suportes ou das próprias lampâdas, a Philips tem umas lampâdas de Leds de 7w e 10w que substituem qualquer lampâda normal de halogénio.
Mas com o preço que pagou pelas 4, na Philips nem chega para comprar 2.
Cpts.
Energy
Energy
Paguei 13,50€ por cada lâmpada de 3W. Não me parece que seja assim tão pouco, até porque vi outras lâmpadas similares mais baratas.
O estranho é que em algumas posições elas funcionam na perfeição, mas depois noutras simplesmente começam a piscar ou a luz fica trémula.
Eu tenho tentado informar-me sobre o assunto, e li que estas lâmpadas não devem ser ligadas a transformadores electrónicos, pois estes podem fazer chegar tensões superiores aos 12V o que origina falhas. A dúvida é, terei de mudar os transformadores, ou haverá alguma forma de ligar uma resistência nos focus onde a tensão seja mt superior aos 12V?
O problema é que isto está montado num tecto falso, e não é nada fácil o acesso aos transformadores, nem sei exactamente onde poderão estar, um descobri-o por acaso.
Acho mesmo que terei de pedir ajuda a um electricista. Acham que fica muito caro pedir a um electricista que venha aqui a casa avaliar a situação e fazer as alterações necessárias?
O estranho é que em algumas posições elas funcionam na perfeição, mas depois noutras simplesmente começam a piscar ou a luz fica trémula.
Eu tenho tentado informar-me sobre o assunto, e li que estas lâmpadas não devem ser ligadas a transformadores electrónicos, pois estes podem fazer chegar tensões superiores aos 12V o que origina falhas. A dúvida é, terei de mudar os transformadores, ou haverá alguma forma de ligar uma resistência nos focus onde a tensão seja mt superior aos 12V?
O problema é que isto está montado num tecto falso, e não é nada fácil o acesso aos transformadores, nem sei exactamente onde poderão estar, um descobri-o por acaso.
Acho mesmo que terei de pedir ajuda a um electricista. Acham que fica muito caro pedir a um electricista que venha aqui a casa avaliar a situação e fazer as alterações necessárias?
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Has thanked: 28 times
- Been thanked: 208 times
Quanto ao preço tudo depende do electricista, tanto pode levar 10€hora como 15/20€, existem preços e profissionais para todos os gostos.d0id0 Escreveu:Paguei 13,50€ por cada lâmpada de 3W. Não me parece que seja assim tão pouco, até porque vi outras lâmpadas similares mais baratas.
Isso pode ser do suporte da lampâda, mau contacto, por vezes acontece nas lampâdas de halogénio, que deixa de funcionar e o transformador está bom.
O pessoal está todo a mudar para trabsformadores eléctrónicos, que têm menor consumo, e você quer mudar para os ferromagnéticos, não vá por aí.
Normalmente se os transformadores forem individuais, estão no tecto junto dos projectores, bastando com cuidado puxar o cabo que o transformador vem atrás.
Cpts.
Energy
Energy
Vamos lá tentar resolver sem se gastar muito dinheirinho que está bem escasso!
1º - Para confirmar que está tudo bem com as lamp. experimente numa bateria 12V ou com uma fonte de alimentação DC (carregador) 12V.
2º- Explique melhor a situação em relação à disposição das lamp quando diz que funcionam. Normalmente coloca-se um transformador no sítio de cada lamp. Verifique se é assim que está, basta puxar pelos fios. Com o devido cuidado!
3º - Solução - colocar transformadores eletrónicos 230IN 12VDC out.
4º - Na substituição dessas lâmpadas aconselho sempre a comprar lâmpadas GU10 e não MR16 GU5,3 para eliminar o transformador. Menos uma coisa a gastar e menos um problema.
5º por 54€ arranjava-te 10 lâmpadas dessas
1º - Para confirmar que está tudo bem com as lamp. experimente numa bateria 12V ou com uma fonte de alimentação DC (carregador) 12V.
2º- Explique melhor a situação em relação à disposição das lamp quando diz que funcionam. Normalmente coloca-se um transformador no sítio de cada lamp. Verifique se é assim que está, basta puxar pelos fios. Com o devido cuidado!
4º - Na substituição dessas lâmpadas aconselho sempre a comprar lâmpadas GU10 e não MR16 GU5,3 para eliminar o transformador. Menos uma coisa a gastar e menos um problema.

-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 15 mar 2008, 18:48
Uma das coisas que reparei quando substitui uma lampada E14 por uma de leds é que mesmo desligada, aquili emite sempre um restinho de luz. Isso é normal?
Muito obrigadoAker Nato Escreveu:Vamos lá tentar resolver sem se gastar muito dinheirinho que está bem escasso!
Se fosse perto de Santarém pedia-lhe para vir ver a instalação e até lhe comprava as 10 lâmpadas de que fala por esse preço

Vou tentar ver se há um transformador para cada lâmpada.