deferencial pouco sensivel.....

Responder
luisilva
Curioso
Curioso
Registado: 14 mar 2008, 21:28

deferencial pouco sensivel.....

Mensagem por luisilva »

Em casa tenho no quadro de entrada, um dijuntor diferencial trifasico de 63A--0,300A com quadro constituido por 23 dijuntores,é uma vivenda com cerca de 50 metros da via publica, levou um cabo subterranio avv 4 por 10mm, a ligação está preparada para trifásica, mas por ora está monofásica, toda ligação no quadro de entrada está trifásica, mas funciona mono, o ID devia ser outro mais sensivel . Tambem já pensei em fazer a terra no anesso e enfiar cabo de 6mm, em relação a tomada realmente é util,estou a pensar, como tenho um fio de terra 2,5mm desde o anesso a dita tomada, consegui-se enfiar mais dois de 2,5mm, acho que é pedir muito, e alem disso , na mesma tubagem meter duas fazes, não sei se sera boa ideia!
muito obrigado pela vossa ajuda LUISILVA
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Re: deferencial pouco sensivel.....

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para uma vivenda que diz ter 23 disjuntores protegidos por 1 unico ID de 300mA, não respeita na integra as RTIEBT.
Mas enfim ainda existem destas instalações, nas quais por vezes o cliente, quer instalação sem gastar muito dinheiro, adjudicando ao mais barato, e depois quando dispara o ID fica a casa toda sem energia, e por vezes é o instalador que quer ficar rico à pressa, em vez de instalar 3/4 ID instala apenas 1.
Enfim estamos na selva e safe-se quem poder.
Cpts.
Energy
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Mensagem por Narciso Ferreira »

E não esquecer que para a cozinha e wc(s) deveria ter um ID de 0,03A (30ma).
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Para tomadas de cozinha 30 mA, já aparelhos fixos 300 mA
luisilva
Curioso
Curioso

Mensagem por luisilva »

o ID que tenho instalado é trifásico, pelo que estou a entender terei de por uns ID: assim um de 30mA para o painel solar, outro para geral da cozinha, já para os WC,s estão ligados aos circuitos de tomadas dos quartos, nos parcelares da garagem , e anesso, tb erei por mais dois de 30mA, no anesso irá ter uma casa de banho, implicará mais um certo,de 3mA dei-me uma ajudinha, o mais correta possivel,quero ter uma instalação o mais equilibrada possivel, obrigada pela boa vontade Luisilva
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

luisilva Escreveu:o ID que tenho instalado é trifásico, pelo que estou a entender terei de por uns ID: assim um de 30mA para o painel solar, outro para geral da cozinha, já para os WC,s estão ligados aos circuitos de tomadas dos quartos, nos parcelares da garagem , e anesso, tb erei por mais dois de 30mA, no anesso irá ter uma casa de banho, implicará mais um certo,de 3mA dei-me uma ajudinha, o mais correta possivel,quero ter uma instalação o mais equilibrada possivel, obrigada pela boa vontade Luisilva
Boas

O corte geral do quadro deveria ser um interruptor e não um ID, senão depois tem o problema da seletividade, e depois sim ter vários Ids de 30mA/300mA para proteger os diversos circuitos.
Tomadas wcs, iluminação wcs, tomadas no exterior de habitação etc, =0.03mA
Tomadas de usos gerais, iluminação, etc, =0.3mA
Cpts.
Energy
luisilva
Curioso
Curioso

Mensagem por luisilva »

Posso juntar quantos circuitos num ID 0.30mA e num ID 0.300mA? No meu caso que tenho 4 circuitos de iluminação dentro de casa,e um outro no exterior; tb tenho 6 circuitos de tomadas mais um geral de tomadas na cozinhae outro no exterior, mais 3 diretos na cozinha; maquinas e fogão,mais 1 painel solar e outro para o alarme mais 1 para a ATI, mais 1 para o portão automatico na entrada, mais os 2 para os quadros parcelares, no futuro anesso e na garagem praticamente acabada, com reparteria em relação os ID`s neste quadro de entrada, agradecia imenso a ajuda luisilva.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

luisilva Escreveu:Posso juntar quantos circuitos num ID 0.30mA e num ID 0.300mA? No meu caso que tenho 4 circuitos de iluminação dentro de casa,e um outro no exterior; tb tenho 6 circuitos de tomadas mais um geral de tomadas na cozinhae outro no exterior, mais 3 diretos na cozinha; maquinas e fogão,mais 1 painel solar e outro para o alarme mais 1 para a ATI, mais 1 para o portão automatico na entrada, mais os 2 para os quadros parcelares, no futuro anesso e na garagem praticamente acabada, com reparteria em relação os ID`s neste quadro de entrada, agradecia imenso a ajuda luisilva.
Boas
Normalmente não coloco mais de 6 disjuntores protegidos por 1 ID independentemente se de 0.03mA ou de 0.3mA, 6x10A=1ID 25A, 6X16A=1ID 40A, estou a falar de IDs trifásicos.
Os disjuntores que protegem as alimentações aos quadros parciais devem ligar diretos no barramento e não nas proteções ID.
Cpts.
Energy
luisilva
Curioso
Curioso

Mensagem por luisilva »

Desculpem a minha temosia, mas quero entender para resolver, o meu quadro de entrada tem uma ligação trifásica, mas a baixada é monofásica, potencia instaladade de 6,9 KVA, não sei se vou ter necessidade de mudar para trifásica, os novos ID`s tb podem ser trifásicos, penso que não haverá problemas o quadro estar repartido com ligação trifásica e a entrada ser monofásica!..
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

E porque não um ID de 30mA "à cabeça" da instalação?

É certo que quando (se) disparar, vai tudo abaixo... mas o objectivo de uma instalação é ficar bem feita, e por isso, à partida, o quadro não deve disparar.

A aproveito para por uma questão:
um quadro de uma vivenda preparado para 10,35kva mono / 45 Amp, o corte geral do quadro deverá ser de quanto?

40A ? --> nunca aproveita na totalidade os 45A

50 ou 63A ? --> irá fazer com que seja o limitador de potência da EDP a disparar, quando chegar aos 45A, certo?
Learning is the goal!!
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

gemini Escreveu:E porque não um ID de 30mA "à cabeça" da instalação?

É certo que quando (se) disparar, vai tudo abaixo... mas o objectivo de uma instalação é ficar bem feita, e por isso, à partida, o quadro não deve disparar.

A aproveito para por uma questão:
um quadro de uma vivenda preparado para 10,35kva mono / 45 Amp, o corte geral do quadro deverá ser de quanto?

40A ? --> nunca aproveita na totalidade os 45A

50 ou 63A ? --> irá fazer com que seja o limitador de potência da EDP a disparar, quando chegar aos 45A, certo?
Interruptor de corte geral de 63A e depois dividir pelo número de diferenciais necessários. Exemplo 3 diferenciais um de 40A/300mA para as tomadas, outro de 25A/300mA para a iluminação e outro de 25A/30mA para as tomadas e iluminação dos WC's (adaptar em função do número de quadros da instalação).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Interruptor de cortegeral de 4x63A-0,3 A diferencial e depois os circuitos de máquinas ligam a este difrencial. Os outros diferenciais ligam a este os de 2x40A-30 mA.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Duzia12 Escreveu:Interruptor de cortegeral de 4x63A-0,3 A diferencial e depois os circuitos de máquinas ligam a este difrencial. Os outros diferenciais ligam a este os de 2x40A-30 mA.

Boas

Esta ideia apresentada pelo amigo "Duzia12" é um perfeito erro, só aplicavél quando o quadro em questão é da classe I.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”