Condensador avariado?

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Luis_Said
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Condensador avariado?

Mensagem por Luis_Said »

Boa noite, gostaria de saber como é que é possível detectar num motor monofásico (exemplo de uma betoneira) quando é que o condensador está avariado, e quais são os sintomas para o mesmo no caso do condensador pifar?
O motor deixa de trabalhar?

Por exemplo, uma vez pediram me para ver o que se passava com um guincho de levantar paletes, pois não descia, era um motor monofásico que executava subir e descer e tinha 2 condensadores, pensei que poderia ser um dos condensadores e troquei um pelo outro a ver o sintoma mas nada, andei andei até que descobri que se eu desse um pequeno empurrão com a mão no sentido de descer, ele começava a descer normalmente, mas sozinho ele não tinha força para começar a descer.
Para subir ele trabalhava normalmente!

Penso que o motivo talvz seja os enrrolamentos do motor que não estivessem bons?
J.Vieira
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Re: Condensador avariado?

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Podes medir o condensador com um capacimetro.
Pode avariar por entrar em curto-circuito ou interromper internamente.
O condensador pode funcionar só para o serviço de arranque ou serviço continuo dos enrrolamentos.
Cumps
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projclvm
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Re: Condensador avariado?

Mensagem por projclvm »

Também como estabilizador de tensão.
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Mário
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Re: Condensador avariado?

Mensagem por Mário »

Boas
Luis_Said Escreveu: Para subir ele trabalhava normalmente!
Penso que o motivo talvz seja os enrrolamentos do motor que não estivessem bons?
Se sabes como trabalha um motor mono, sabes que a bobinagem é a mesma seja para subir ou descer.

Cump.
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Luis_Said
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Re: Condensador avariado?

Mensagem por Luis_Said »

Boas companheiros, andei a pesquisar e partilho aqui o que consegui encontrar pelo google :)

Os motores assíncronos também são chamados motores de indução porque o seu princípio de funcionamento se baseia no fenómeno da indução electromagnética. O rótor é atravessado por um campo magnético girante que gira em torno do eixo do rótor com uma certa velocidade. Sendo variável o fluxo magnético que atravessa o enrolamento do rótor, produz neste correntes induzidas que, por seu lado, produzem outro campo magnético. Pode analisar-se que da interacção entre os dois campos magnéticos o enrolamento do rótor fica sujeito a uma força no sentido da rotação do campo girante, pelo que o rótor se movimenta nesse sentido.

Há várias formas de produzir um campo girante. Uma delas é a partir dum sistema trifásico de tensões, desfasadas de 120º umas das outras e aplicadas a enrolamentos no estátor fazendo entre si ângulos de 120º.

Mas existem outros processos que são usados em motores não trifásicos, como é o caso do motor monofásico. Mesmo neste caso há vários processos. Um deles consiste em aplicar um sistema bifásico de tensões, desfasadas de 90º, a dois enrolamentos no estátor fazendo entre si ângulos de 90º.

Um sistema bifásico de tensões não é comum. O que é usual é uma rede monofásica. Mesmo neste caso há vários processos de resolver o problema. A dificuldade de utilização da tensão monofásica é que, aplicada a um enrolamento do estátor, produz um campo magnético com uma só direcção, ora num ora noutro sentido. De acordo com o teorema de Leblanc, é possível considerar um sistema destes como resultado de dois campos magnéticos girantes, girando cada um num sentido oposto ao do outro, com a mesma velocidade e a mesma intensidade. O rótor fica sujeito a dois binários iguais, um dirigido num sentido e outro no outro e o motor não arranca. Se for lançado manualmente num sentido, o rótor mantém-se em rotação nesse sentido, porque os dois binários ficam desequilibrados. Esta solução não é prática. Para evitar esta solução, é necessário criar um sistema bifásico a partir da rede monofásica. Para isso é preciso criar um desfasamento em relação à tensão da rede. Uma solução é usar um condensador, chamado de arranque (arranque por fase auxiliar e condensador). A tensão da rede é aplicada a um dos enrolamentos do motor (sem condensador) e ao mesmo tempo é aplicada ao outro enrolamento que é colocado em série com um condensador. Devido à presença deste, a corrente neste enrolamento fica desfasada em relação à corrente no outro enrolamento. O desfasamento não é de 90º, mas é o suficiente para produzir o campo girante necessário. Após o arranque, o condensador pode ser retirado de circuito, por exemplo, por um interruptor centrífugo que abre quando a velocidade de rotação atinge um determinado valor. O motor fica a funcionar como se tivesse sido lançado manualmente, processo já descrito. Há motores que têm dois condensadores: o já referido, de maior capacidade, só para o arranque e outro de menor capacidade, destinado a melhorar o binário motor, mantendo a desfasagem entre as duas correntes. Além disso, este condensador melhora o factor de potência, baixo nestes motores.


A tensão da nossa rede eléctrica tem a forma de uma onda. No caso do trifásico, em cada fase, a tensão é uma onda com a mesma frequência, mas cada uma delas está ligeiramente adiantada em relação à outra.
Resultado: a soma destas ondas da zero (é mais fácil de ver com apenas duas ondas, se quando uma for para cima a outra for para baixo, a soma dá zero).
O que acontece é que dependendo daquilo que se liga em cada fase, a respectiva "onda" da corrente (a onda da corrente pode não estar alinhada com a onda da tensão) pode andar um pouco para a frente ou um pouco para trás e desta forma "estragar" a soma igual a zero.
Podendo mesmo em casos extremos, em que as ondas da corrente em cada fase estão todas alinhadas, atingir o máximo de corrente no neutro.

As fases devem estar tão equilibradas quanto possível, por uma questão de dimensionamento do condutor do neutro em casa, mas também porque a EDP também quer ter o mínimo de corrente possível no neutro.
A parte disso, se houver um desequilíbrio muito grande (corrente de neuro muito elevada) nas fases de um mesmo equipamento, provavelmente esse equipamento estará avariado.
Luis_Said
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Re: Condensador avariado?

Mensagem por Luis_Said »

Boas companheiros, andei a pesquisar e partilho aqui o que consegui encontrar pelo google :)

Os motores assíncronos também são chamados motores de indução porque o seu princípio de funcionamento se baseia no fenómeno da indução electromagnética. O rótor é atravessado por um campo magnético girante que gira em torno do eixo do rótor com uma certa velocidade. Sendo variável o fluxo magnético que atravessa o enrolamento do rótor, produz neste correntes induzidas que, por seu lado, produzem outro campo magnético. Pode analisar-se que da interacção entre os dois campos magnéticos o enrolamento do rótor fica sujeito a uma força no sentido da rotação do campo girante, pelo que o rótor se movimenta nesse sentido.

Há várias formas de produzir um campo girante. Uma delas é a partir dum sistema trifásico de tensões, desfasadas de 120º umas das outras e aplicadas a enrolamentos no estátor fazendo entre si ângulos de 120º.

Mas existem outros processos que são usados em motores não trifásicos, como é o caso do motor monofásico. Mesmo neste caso há vários processos. Um deles consiste em aplicar um sistema bifásico de tensões, desfasadas de 90º, a dois enrolamentos no estátor fazendo entre si ângulos de 90º.

Um sistema bifásico de tensões não é comum. O que é usual é uma rede monofásica. Mesmo neste caso há vários processos de resolver o problema. A dificuldade de utilização da tensão monofásica é que, aplicada a um enrolamento do estátor, produz um campo magnético com uma só direcção, ora num ora noutro sentido. De acordo com o teorema de Leblanc, é possível considerar um sistema destes como resultado de dois campos magnéticos girantes, girando cada um num sentido oposto ao do outro, com a mesma velocidade e a mesma intensidade. O rótor fica sujeito a dois binários iguais, um dirigido num sentido e outro no outro e o motor não arranca. Se for lançado manualmente num sentido, o rótor mantém-se em rotação nesse sentido, porque os dois binários ficam desequilibrados. Esta solução não é prática. Para evitar esta solução, é necessário criar um sistema bifásico a partir da rede monofásica. Para isso é preciso criar um desfasamento em relação à tensão da rede. Uma solução é usar um condensador, chamado de arranque (arranque por fase auxiliar e condensador). A tensão da rede é aplicada a um dos enrolamentos do motor (sem condensador) e ao mesmo tempo é aplicada ao outro enrolamento que é colocado em série com um condensador. Devido à presença deste, a corrente neste enrolamento fica desfasada em relação à corrente no outro enrolamento. O desfasamento não é de 90º, mas é o suficiente para produzir o campo girante necessário. Após o arranque, o condensador pode ser retirado de circuito, por exemplo, por um interruptor centrífugo que abre quando a velocidade de rotação atinge um determinado valor. O motor fica a funcionar como se tivesse sido lançado manualmente, processo já descrito. Há motores que têm dois condensadores: o já referido, de maior capacidade, só para o arranque e outro de menor capacidade, destinado a melhorar o binário motor, mantendo a desfasagem entre as duas correntes. Além disso, este condensador melhora o factor de potência, baixo nestes motores.


A tensão da nossa rede eléctrica tem a forma de uma onda. No caso do trifásico, em cada fase, a tensão é uma onda com a mesma frequência, mas cada uma delas está ligeiramente adiantada em relação à outra.
Resultado: a soma destas ondas da zero (é mais fácil de ver com apenas duas ondas, se quando uma for para cima a outra for para baixo, a soma dá zero).
O que acontece é que dependendo daquilo que se liga em cada fase, a respectiva "onda" da corrente (a onda da corrente pode não estar alinhada com a onda da tensão) pode andar um pouco para a frente ou um pouco para trás e desta forma "estragar" a soma igual a zero.
Podendo mesmo em casos extremos, em que as ondas da corrente em cada fase estão todas alinhadas, atingir o máximo de corrente no neutro.

As fases devem estar tão equilibradas quanto possível, por uma questão de dimensionamento do condutor do neutro em casa, mas também porque a EDP também quer ter o mínimo de corrente possível no neutro.
A parte disso, se houver um desequilíbrio muito grande (corrente de neuro muito elevada) nas fases de um mesmo equipamento, provavelmente esse equipamento estará avariado.
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Re: Condensador avariado?

Mensagem por Luis_Said »

Mário Escreveu:Boas
Luis_Said Escreveu: Para subir ele trabalhava normalmente!
Penso que o motivo talvz seja os enrrolamentos do motor que não estivessem bons?
Se sabes como trabalha um motor mono, sabes que a bobinagem é a mesma seja para subir ou descer.

Cump.
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Boas Mestre Mário, como o motor tinha 4 fios, 2 de retorno neutro e terra, eu pensei que havia 2 enrrolamentos..
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Re: Condensador avariado?

Mensagem por Duzia12 »

Missal!!!

É trocar os condensadores.
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Re: Condensador avariado?

Mensagem por Mário »

Boas

"como o motor tinha 4 fios, 2 de retorno neutro e terra, eu pensei que havia 2 enrrolamentos.."

Na explicação que encontras-te "google" referente aos teus posts anteriores, ficaste a saber como funciona um motor monofásico?

Não sei a que chamas 2 de retorno.

Os motores monofásicos (de uma única velocidade), têm dois enrolamentos distintos.
Enrolamento de trabalho, que tem pouca resistência ohmica.
Enrolamento de arranque ou de serviço permanente, têm mais resistência ohmica.

Podes ter dois fios da bobinagem de trabalho mais dois fios do enrolamento de arranque. Também podes ter um relé para fazer o arranque e ou dispositivo centrifugo para fazer o arranque. Quando só tens as 3 pontas da bobinagem na placa, em principio não podes alterar o sentido de rotação (mas há casos que é possível, depende do tipo da bobinagem).

Tens que ter sempre um condensador (podem ser dois de capacidade diferente, um para arranque e outro para plena carga).

Como vês, é difícil dar informações quando não são facultados os dados todos, e só podemos adivinhar.

Cump.
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Re: Condensador avariado?

Mensagem por Luis_Said »

Mário Escreveu:Boas

"como o motor tinha 4 fios, 2 de retorno neutro e terra, eu pensei que havia 2 enrrolamentos.."

Na explicação que encontras-te "google" referente aos teus posts anteriores, ficaste a saber como funciona um motor monofásico?

Não sei a que chamas 2 de retorno.

Os motores monofásicos (de uma única velocidade), têm dois enrolamentos distintos.
Enrolamento de trabalho, que tem pouca resistência ohmica.
Enrolamento de arranque ou de serviço permanente, têm mais resistência ohmica.

Podes ter dois fios da bobinagem de trabalho mais dois fios do enrolamento de arranque. Também podes ter um relé para fazer o arranque e ou dispositivo centrifugo para fazer o arranque. Quando só tens as 3 pontas da bobinagem na placa, em principio não podes alterar o sentido de rotação (mas há casos que é possível, depende do tipo da bobinagem).

Tens que ter sempre um condensador (podem ser dois de capacidade diferente, um para arranque e outro para plena carga).

Como vês, é difícil dar informações quando não são facultados os dados todos, e só podemos adivinhar.

Cump.
Mário
Boas, os dois retornos que me referia era um fio preto e outro castanho, quando alimentava o castanho com o neutro ele subia, quando eu alimentava o preto com o neutro ele descia.
Obrigado pela explicação.
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