Caros,
Alguém tem experiência em calculo de baterias de condensadores em função da analise de facturas da EDP?
como se deve proceder para a sua analise?
Cpts,
Calculo de bateria de condensadores
Re: Calculo de bateria de condensadores
Típicamente a potência reactiva é inductiva e enucia-se:
P = U x I sen (phi)
Portanto, quanto mais baixo for o factor de potência, mais elevada é a potência reactiva de uma instalação.
Para compensar este efeito inductivo temos que adicionar potência reactiva capacitiva:
Qc = - U(quadrado) / Xc
sendo Xc a reactância capacitiva
Xc = 1/wC com w=2xPIxf (2 x 3,1415 x 50)
resulta que C = Qc / (U(quadrado) x w)
A potência reactiva total final é função do factor de potência final exigido (pode não ser necessário ter o cos(phi)=1):
Qtf = Pt x Tg(phi)
Qtf -> potência reactiva final, depois de ligados os condensadores
Pt -> Potência activa total
Tg -> Tangente de phi final
Seja Qti a potência reactiva inicial, o valor de capacidade a adicionar de modo a elevar o factor de potência desde um certo valor de cos(phi) até a um valor final de cos(phi) é dado por:
C = (Qti - Qtf) / ((U(quadrado) x w)
No teu caso o factor de potência é dado por:
cos(phi) = W / Raiz quadrada de (W ao quadrado + Q ao quadrado)
Tens a W (potência activa) e a Q (potência reactiva), depois é só fazer contas.
Espero que esteja claro... qualquer outra dúvida, diz

Entretanto estou a editar este post porque me esqueci de dizer que a energia é o produto da potência pelo tempo, pelo que sabendo-se o tempo se chega às potências. É o custo dessa energia que aparece nas facturas...
P = U x I sen (phi)
Portanto, quanto mais baixo for o factor de potência, mais elevada é a potência reactiva de uma instalação.
Para compensar este efeito inductivo temos que adicionar potência reactiva capacitiva:
Qc = - U(quadrado) / Xc
sendo Xc a reactância capacitiva
Xc = 1/wC com w=2xPIxf (2 x 3,1415 x 50)
resulta que C = Qc / (U(quadrado) x w)
A potência reactiva total final é função do factor de potência final exigido (pode não ser necessário ter o cos(phi)=1):
Qtf = Pt x Tg(phi)
Qtf -> potência reactiva final, depois de ligados os condensadores
Pt -> Potência activa total
Tg -> Tangente de phi final
Seja Qti a potência reactiva inicial, o valor de capacidade a adicionar de modo a elevar o factor de potência desde um certo valor de cos(phi) até a um valor final de cos(phi) é dado por:
C = (Qti - Qtf) / ((U(quadrado) x w)
No teu caso o factor de potência é dado por:
cos(phi) = W / Raiz quadrada de (W ao quadrado + Q ao quadrado)
Tens a W (potência activa) e a Q (potência reactiva), depois é só fazer contas.
Espero que esteja claro... qualquer outra dúvida, diz

Entretanto estou a editar este post porque me esqueci de dizer que a energia é o produto da potência pelo tempo, pelo que sabendo-se o tempo se chega às potências. É o custo dessa energia que aparece nas facturas...
Última edição por Miguel P. em 10 fev 2008, 18:24, editado 1 vez no total.
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
- rebelocruz
- Quadro de Honra
- Registado: 31 dez 2007, 17:22
- Been thanked: 3 times
Boas
Deixo-te aqui uma folha de cálculo fácil de utilizar.
Deixo-te aqui uma folha de cálculo fácil de utilizar.
- Anexos
-
- rectivar.rar
- (121.05 KiB) Transferido 300 vezes
Cpt
Rebelo Cruz
Rebelo Cruz
solengel, habitualmente costumo usar um processo que considero simples e comummente aceite e que é o seguinte:
Na factura do fornecedor de energia vai dividir a energia reactiva fora de vazio registada pelo somatorio das energias activas em cheia e ponta. Desta forma obtém o valor da Tg de fi.
Este valor multiplicado pela potencia tomada da-lhe o valor em kVAr da bateria a instalar.
Formulando
Qcap(potencia capacitiva)=Qind / Pact x Pt na factura energia reactiva fora de vazio / energia activa cheia + energia activa ponta x potencia tomada.
Na duvida deixo-lhe um link ou endereço para o meu sítio, secção documentos.
http://www.2jl.com.pt
Na factura do fornecedor de energia vai dividir a energia reactiva fora de vazio registada pelo somatorio das energias activas em cheia e ponta. Desta forma obtém o valor da Tg de fi.
Este valor multiplicado pela potencia tomada da-lhe o valor em kVAr da bateria a instalar.
Formulando
Qcap(potencia capacitiva)=Qind / Pact x Pt na factura energia reactiva fora de vazio / energia activa cheia + energia activa ponta x potencia tomada.
Na duvida deixo-lhe um link ou endereço para o meu sítio, secção documentos.
http://www.2jl.com.pt