Olá a todos espero que este problema venha a ser solucionado rapidamente com a vossa ajuda.
Tenho uma obra com duas moradias onde quero instalar corrente trifásica 30A por fase e um quadro de um furo comum as duas moradias, a primeira está a 250mts do contador, a segunda a 400mts e o furo a 300mts. Quero saber como proceder, que cabo utilizar .As moradias não têm projecto eléctrico, é necessário?
Secção do Cabo
-
- Técnico Dedicado
- Registado: 16 mai 2011, 11:48
- Agradecimento recebido: 17 vezes
Re: Secção do Cabo
Nao e obrigatorio, mas se ja esta com essas duvidas todas, nao seria mal pensado se solicitasse a um engenheir o para lhe ajudar na elaboracao de um projecto electrico.
A seccao do cabo para essas distancias sera na ordem dos 25 ou 35 mm2, de modo a manter:-)se a q.d.t. Dentro dos valores regulamentares.
Se for enterrado directamente no solo use xav. Se for entubado utilize um rv-k
A seccao do cabo para essas distancias sera na ordem dos 25 ou 35 mm2, de modo a manter:-)se a q.d.t. Dentro dos valores regulamentares.
Se for enterrado directamente no solo use xav. Se for entubado utilize um rv-k
viriatos Escreveu:Olá a todos espero que este problema venha a ser solucionado rapidamente com a vossa ajuda.
Tenho uma obra com duas moradias onde quero instalar corrente trifásica 30A por fase e um quadro de um furo comum as duas moradias, a primeira está a 250mts do contador, a segunda a 400mts e o furo a 300mts. Quero saber como proceder, que cabo utilizar .As moradias não têm projecto eléctrico, é necessário?
- projclvm
- Velha Guarda
- Registado: 12 jun 2011, 16:39
- Agradecimento recebido: 12 vezes
"Furo comum às duas" = Quadro de Serviços Comuns, ou um paga e os dois servem-se? (regras de boas vizinhança).
-
- Team Apoio
- Registado: 18 fev 2009, 21:21
- Enviou: 28 vezes
- Agradecimento recebido: 208 vezes
Boas
Para 20.7Kvas 400/30A não necessita de projecto, vai ter de ter 3 ramais, dois para alimentar as moradias e o 3ºpara alimentar o (Q.S.C) quadro da bomba e outros equipamentos comuns às 2 moradias, como seja a rega de jardim, iluminação exterior, etc. (Q.S.C)
Quanto à secção dos cabos, quando souberes até te passas com as secções, se deres uma vista de olhos aqui no forum existem por aqui várias tabelas, se não estou em erro serão secções na ordem dos 95/150mm2, para alimentares as moradias.
Para 20.7Kvas 400/30A não necessita de projecto, vai ter de ter 3 ramais, dois para alimentar as moradias e o 3ºpara alimentar o (Q.S.C) quadro da bomba e outros equipamentos comuns às 2 moradias, como seja a rega de jardim, iluminação exterior, etc. (Q.S.C)
Quanto à secção dos cabos, quando souberes até te passas com as secções, se deres uma vista de olhos aqui no forum existem por aqui várias tabelas, se não estou em erro serão secções na ordem dos 95/150mm2, para alimentares as moradias.
Cpts.
Energy
Energy
-
- Velha Guarda
- Registado: 17 nov 2010, 22:55
- Agradecimento recebido: 1 vez
A alimentação é individual as duas moradias e furo portanto independentes, ou é um terreno de uma pessoa que vai fazer duas moradias?