O cos fi é do global da instalação cos fi = P / S, sendo P a potência activa total e S a potência aparente total da instalação.okinawa Escreveu:a minha duvida e:
os condensadores entrem em funcionamento devido a um contactor que s fecha. esses contactores são trifasicos, logo vão atuar nas 3 fases e isso pode deixar uma fase capacitiva. correcto? isso tambem e mau?
Não é assim que funciona a compensação do factor de potência é do global da instalação. Exemplo se tiver uma instalação com factor de potência global igual a 0.8 utiliza uma bateria de condensadores para aproximar este valor de 1, ou seja, aproximar a uma carga resistiva.
isso eu sei.
mas as cargas nunca são as mesmas ha variação agora estamos com uma pontencia de 100kva mas de manha estão 150kva e a tarde 120kva (um supor)
logo o cos fi altera-se e e necessario mais ou menos um escalão de baterias de condesadores.
*Sim entram ou saem escalões para corrigir o cos fi tendo em conta as condições da instalação.
a duvida com que fiquei era:
quando entre mais um escalão entre nas 3 fases ou entre so numa a ideia que tenho e que actua nas 3 fases
e mais uma duvida o cos fi medido e medido de uma fase ou de algum tipo de media das 3 fases?
*Sugiro que pense desta forma a bateria de condensadores injecta energia reactiva capacitiva na rede (global da instalação) para compensar o excesso de energia reactiva indutiva.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fator_de_pot%C3%AAncia