Secção do Cabo

Responder
viriatos
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 jan 2012, 20:43

Secção do Cabo

Mensagem por viriatos »

Olá a todos espero que este problema venha a ser solucionado rapidamente com a vossa ajuda.
Tenho uma obra com duas moradias onde quero instalar corrente trifásica 30A por fase e um quadro de um furo comum as duas moradias, a primeira está a 250mts do contador, a segunda a 400mts e o furo a 300mts. Quero saber como proceder, que cabo utilizar .As moradias não têm projecto eléctrico, é necessário?
parreirajoao
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 16 mai 2011, 11:48
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Secção do Cabo

Mensagem por parreirajoao »

Nao e obrigatorio, mas se ja esta com essas duvidas todas, nao seria mal pensado se solicitasse a um engenheir o para lhe ajudar na elaboracao de um projecto electrico.

A seccao do cabo para essas distancias sera na ordem dos 25 ou 35 mm2, de modo a manter:-)se a q.d.t. Dentro dos valores regulamentares.

Se for enterrado directamente no solo use xav. Se for entubado utilize um rv-k

viriatos Escreveu:Olá a todos espero que este problema venha a ser solucionado rapidamente com a vossa ajuda.
Tenho uma obra com duas moradias onde quero instalar corrente trifásica 30A por fase e um quadro de um furo comum as duas moradias, a primeira está a 250mts do contador, a segunda a 400mts e o furo a 300mts. Quero saber como proceder, que cabo utilizar .As moradias não têm projecto eléctrico, é necessário?
projclvm
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 12 jun 2011, 16:39
Agradecimento recebido: 12 vezes

Mensagem por projclvm »

"Furo comum às duas" = Quadro de Serviços Comuns, ou um paga e os dois servem-se? (regras de boas vizinhança).
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para 20.7Kvas 400/30A não necessita de projecto, vai ter de ter 3 ramais, dois para alimentar as moradias e o 3ºpara alimentar o (Q.S.C) quadro da bomba e outros equipamentos comuns às 2 moradias, como seja a rega de jardim, iluminação exterior, etc. (Q.S.C)
Quanto à secção dos cabos, quando souberes até te passas com as secções, se deres uma vista de olhos aqui no forum existem por aqui várias tabelas, se não estou em erro serão secções na ordem dos 95/150mm2, para alimentares as moradias.
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Mensagem por Duzia12 »

Para aí 70 mm^2 para b=2
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Agradecimento recebido: 1 vez

Mensagem por DEUS AMIGO »

A alimentação é individual as duas moradias e furo portanto independentes, ou é um terreno de uma pessoa que vai fazer duas moradias?
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”