pedrotairum Escreveu:
Disse que onde se regula a potência contratada é no disjuntor, e que a EDP instala esse disjuntor. É um disjuntor de corte geral que em termos de análise do circuito fica entre o corte geral do meu quadro e o contador?
Muito obrigado pelas respostas
Sim é isso.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
pedrotairum Escreveu:Olá boa tarde e desde já obrigado a todos os que responderam.
Hoje de tarde estive a fazer umas medições (como podem ver nas imagens) e confirmou-me a dúvida: Tenho 4 cabos a vir de fora (L1, L2, L3 e neutro). Tenho uma tensão composta de 398V~ e um tensão simples de 227V~.
Sim após ver todos os aparelhos que tenho em casa vejo que 10A por fase é pouco, visto que só o fogão quando está a funcionar no máximo consome 9,56A. Neste momento tenho 10,35kVA o que me dá 15A por fase e é o suficiente.
Bem estive a falar com a EDP por telefone e eles confirmaram-me que a alteração de trifásico para monofásico pode ser feita por um electricista e para isso basta apenas desconectar 2 das fases e ligar os disjuntores todos à mesma fase. Entre o tempo da obra e os técnicos virem cá, ficarei a funcionar apenas por uma fase de 15A. Assim que forem feitas as alterações do contador ficarei a funcionar então em monofásico com 45A na fase até alterar a potência contratada que fará com que fique com 30A por fase.
Penso que já não sobrem dúvidas em relação a isto, e é bem claro que vou alterar para monofásico assim que fizer as obras.
Muito obrigado a todos os que responderam!
Até breve
pedrotairum Escreveu:Olá boa tarde e desde já obrigado a todos os que responderam.
Hoje de tarde estive a fazer umas medições (como podem ver nas imagens) e confirmou-me a dúvida: Tenho 4 cabos a vir de fora (L1, L2, L3 e neutro). Tenho uma tensão composta de 398V~ e um tensão simples de 227V~.
Sim após ver todos os aparelhos que tenho em casa vejo que 10A por fase é pouco, visto que só o fogão quando está a funcionar no máximo consome 9,56A. Neste momento tenho 10,35kVA o que me dá 15A por fase e é o suficiente.
Bem estive a falar com a EDP por telefone e eles confirmaram-me que a alteração de trifásico para monofásico pode ser feita por um electricista e para isso basta apenas desconectar 2 das fases e ligar os disjuntores todos à mesma fase. Entre o tempo da obra e os técnicos virem cá, ficarei a funcionar apenas por uma fase de 15A. Assim que forem feitas as alterações do contador ficarei a funcionar então em monofásico com 45A na fase até alterar a potência contratada que fará com que fique com 30A por fase.
Penso que já não sobrem dúvidas em relação a isto, e é bem claro que vou alterar para monofásico assim que fizer as obras.
Muito obrigado a todos os que responderam!
Até breve
30 Ampéres por fase!!! 30 ampéres numa só fase
Boas
A sua resposta está no esclarecimento do "pedrotairum".
"Bem estive a falar com a EDP por telefone e eles confirmaram-me que a alteração de trifásico para monofásico"
Sim, isso mesmo. Já estava esclarecido.
O que me chateia mais é as informações diferentes que me dão da EDP sempre que ligo para lá, que falta de profissionalismo.
Uma vez dizem-me que para alterar de trifásico para monofásico basta mudar o meu quadro, ligar tudo a uma só fase e pedir à EDP para me vir alterar o contador para monofásico.
No dia a seguir ligo e dizem-me que tem que ser um electricista credenciado para fazer o trabalho se não a EDP não me liga o contador novo.
Outro dia ainda dizem que tem que ser um engenheiro electrotécnico porque tem de se ver se é viável funcionar em monofásico.
Fogo, que dor de cabeça. Gostava de saber realmente o que é que a lei diz para começar as obras de uma vez por todas. É que sabendo que posso ser eu a fazer, começava já com as obras...
Alguém sabe o que a lei diz e tem a certeza em relação a isso?