Problema com compressor

Responder
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 08 jan 2010, 11:27
Been thanked: 1 time

Problema com compressor

Mensagem por lrds »

Bom dia

Tenho um problema com um compressor, o motor é monofásico daqueles em que tem acopolado o cilindro, sem correia portanto. Acontece que quando se vai descarregando o ar chega a altura de arrancar, ele começa aos soluços e só arranca mesmo a sério depois de eu lhe tapar a entrada do ar com a mão, depois vou aliviando lentamente e já se aguenta. Já lhe troquei o condensador mas ficou igual.
Desconfio que a eléctricidade não tem a potência necessária ou será mesmo algum problema no motor?
Inté
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Problema com compressor

Mensagem por Mário »

Boas "lrds"

1º Prenche o perfil "profile"
2º Depois falamos.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Luis_Said
Curioso
Curioso
Registado: 08 dez 2009, 21:01

Mensagem por Luis_Said »

lrds Escreveu:Bom dia

Tenho um problema com um compressor, o motor é monofásico daqueles em que tem acopolado o cilindro, sem correia portanto. Acontece que quando se vai descarregando o ar chega a altura de arrancar, ele começa aos soluços e só arranca mesmo a sério depois de eu lhe tapar a entrada do ar com a mão, depois vou aliviando lentamente e já se aguenta. Já lhe troquei o condensador mas ficou igual.
Desconfio que a eléctricidade não tem a potência necessária ou será mesmo algum problema no motor?

Boas Irds, gostaria de ajudar no problema do motor, mas não tenho muitos conhecimentos sobre motores..
O problema dos cotas que sabem daqui é que têm aquele feitio autoritário ;)
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Luis_Said Escreveu:Boas Irds, gostaria de ajudar no problema do motor, mas não tenho muitos conhecimentos sobre motores..
Autoritário :!:

O Mário só pediu para o membro (lrds) preencher os campos de perfil para poder adequar a resposta aos conhecimentos do membro.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas
Luis_Said Escreveu:
lrds Escreveu:Bom dia

Boas Irds, gostaria de ajudar no problema do motor, mas não tenho muitos conhecimentos sobre motores..
1º Eu por norma não respondo sem o perfil preenchido.
2º Não sei que conhecimentos tem, quem faz a pergunta.
3º Se fores ver o meu perfil está lá o que podem saber sobre mim e ou as minhas capacidades técnicas. Posso dizer que trato por tu alguns dos melhores técnicos a nível nacional e alguns da Europa.
4º Posso dar uma indicação para teste e haver um acidente "O que não quero".
5º Ser cota, por um acaso é um nome até simpático comparado com outros quando sou o técnico responsável e tenho que fazer valer nos (serviços) trabalhos que há duas maneiras de se fazer "Como disse e como quero" e não é só cá, também ando na Europa.
6º Participo em alguns (muitos) fóruns do mundo, alguns deles "Engenharia de compressão tem mais de 4000 activos, e em "Engenharia de motores eléctricos e geradores, somos só cerca de 46.000 activos, fóruns de frio também em língua Inglesa e outros em Castelhano. Também trabalho com liquefaço de gas CO2. E se não tiveres o perfil completo, ninguém te responde.

Se custa muito ter o perfil preenchido, também digo que em principio não é do motor eléctrico.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Mensagem por Narciso Ferreira »

Esse problema geralmente acontece quando a tensão não é suficiente, quando o compressor está ligado por exp: numa extenção 3x1,5 com 50mt de comprimento.
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

Narciso Ferreira Escreveu:Esse problema geralmente acontece quando a tensão não é suficiente, quando o compressor está ligado por exp: numa extenção 3x1,5 com 50mt de comprimento.
Tensão insuficiente, essa é a minha opinião também. Só que no caso o compressor está ligado directamente à tomada com cabo rigido com 2,5mm. Onde ligo aparelho de soldar e derreto electrodos de 3,15 sem problema nenhum.
Inté
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

Mário Escreveu:Boas "lrds"

1º Prenche o perfil "profile"
2º Depois falamos.

Cump.
Mário
Boas

Não percebo muito bem aqueles «itens» que lá tem. De qualquer modo, escrevi aquilo que me foi possivel.

Os meus conhecimentos são básicos. Os suficientes para saber onde pôr as mãos. Sei muito bem que a electricidade 1º morde e depois avisa.
Inté
Mário
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por Mário »

Boas "lrds"

Ok. chega para saber que não é de área técnica

"Os meus conhecimentos são básicos. Os suficientes para saber onde pôr as mãos. Sei muito bem que a electricidade 1º morde e depois avisa."

Equipamentos em pressão é perigoso.

A - O compressor custa a arrancar
1A - Tensão baixa
2A - Condensador avariado
3A - Válvula de retenção avariada,
4A - Válvula de escape avariada.

1A - Medir com voltimetro a tensão existente e no momento de partida, se está dentro dos parâmetros.
2A - Verficar condensador (o que já foi feito) espero que o teste tenha sido com um equivalente.
3A - A válvula está instalada sobre o reservatório, onde liga o tubo que vem da cabeça do compressor com a compressão.
Quando o compressor pára por pressão, o pressostato abre o contacto e desliga o motor eléctrico e, simultaneamente abre uma válvula (mecânica) de descarga da pressão existente que fica entre o (pistão) cilindro (onde fica a válvula de escape) e o reservatório. Quando não veda (3A) o ar fica a sair para a atmosfera, e custa ao compressor arrancar.

4A - Valvula de escape avariada, só se a 3A estiver também avariada.

Quando se tapa a aspiração o compressor vai arrancar em vazio, ou seja sem esforço de compressão, a única potencia necessária é a inercia mecânica do arranque

NÃO ESQUECER, que uma pequena pressão de 1 Bar faz muitos estragos ao corpo humano.

Espero não ver nas noticias algum acidente ou incidente com equipamentos sob pressão.

Cump.
Mário
cecilio
Curioso
Curioso
Registado: 10 mar 2008, 22:23

Mensagem por cecilio »

peço desculpa pelas perguntas mas e o óleo tem sido trocado? ou já parece valvulina?
lrds
Velha Guarda
Velha Guarda

Mensagem por lrds »

Boas

Tenho de pedir a um electricista que meça a tensão porque deve ser a causa principal do problema. Há dias em que arranca melhor que outros. É que por vezes as lampadas fluorescentes demorarm a ligar. E anda um empreiteiro aqui perto a montar uma linha AT nova, será um reforço de tensão? Acho que as valvulas não serão. É que quando lhe tapo «a boca» para ele arrancar, ele arranca devagar e progressivamente. Depois de já estar em pleno, ao tirar a mão ele vai logo abaixo e tenho de repetir o processo algumas vezes até arrancar de vez.

Quanto ao oleo nunca lho mudei, e o compressor já era usado, mas pelo que vejo no visor o óleo parece em bom estado. De qualquer modo observo que em quente tem muito mais facilidade em arrancar.
Inté
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”