Problema com compressor
Problema com compressor
Bom dia
Tenho um problema com um compressor, o motor é monofásico daqueles em que tem acopolado o cilindro, sem correia portanto. Acontece que quando se vai descarregando o ar chega a altura de arrancar, ele começa aos soluços e só arranca mesmo a sério depois de eu lhe tapar a entrada do ar com a mão, depois vou aliviando lentamente e já se aguenta. Já lhe troquei o condensador mas ficou igual.
Desconfio que a eléctricidade não tem a potência necessária ou será mesmo algum problema no motor?
Tenho um problema com um compressor, o motor é monofásico daqueles em que tem acopolado o cilindro, sem correia portanto. Acontece que quando se vai descarregando o ar chega a altura de arrancar, ele começa aos soluços e só arranca mesmo a sério depois de eu lhe tapar a entrada do ar com a mão, depois vou aliviando lentamente e já se aguenta. Já lhe troquei o condensador mas ficou igual.
Desconfio que a eléctricidade não tem a potência necessária ou será mesmo algum problema no motor?
Inté
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Re: Problema com compressor
Boas "lrds"
1º Prenche o perfil "profile"
2º Depois falamos.
Cump.
Mário
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Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Re: Problema com compressor
lrds Escreveu:Bom dia
Tenho um problema com um compressor, o motor é monofásico daqueles em que tem acopolado o cilindro, sem correia portanto. Acontece que quando se vai descarregando o ar chega a altura de arrancar, ele começa aos soluços e só arranca mesmo a sério depois de eu lhe tapar a entrada do ar com a mão, depois vou aliviando lentamente e já se aguenta. Já lhe troquei o condensador mas ficou igual.
Desconfio que a eléctricidade não tem a potência necessária ou será mesmo algum problema no motor?
Boas Irds, gostaria de ajudar no problema do motor, mas não tenho muitos conhecimentos sobre motores..
O problema dos cotas que sabem daqui é que têm aquele feitio autoritário

- joaoosvaldo
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Re: Problema com compressor
AutoritárioLuis_Said Escreveu:Boas Irds, gostaria de ajudar no problema do motor, mas não tenho muitos conhecimentos sobre motores..
O problema dos cotas que sabem daqui é que têm aquele feitio autoritário

O Mário só pediu para o membro (lrds) preencher os campos de perfil para poder adequar a resposta aos conhecimentos do membro.
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Re: Problema com compressor
Boas
2º Não sei que conhecimentos tem, quem faz a pergunta.
3º Se fores ver o meu perfil está lá o que podem saber sobre mim e ou as minhas capacidades técnicas. Posso dizer que trato por tu alguns dos melhores técnicos a nível nacional e alguns da Europa.
4º Posso dar uma indicação para teste e haver um acidente "O que não quero".
5º Ser cota, por um acaso é um nome até simpático comparado com outros quando sou o técnico responsável e tenho que fazer valer nos (serviços) trabalhos que há duas maneiras de se fazer "Como disse e como quero" e não é só cá, também ando na Europa.
6º Participo em alguns (muitos) fóruns do mundo, alguns deles "Engenharia de compressão tem mais de 4000 activos, e em "Engenharia de motores eléctricos e geradores, somos só cerca de 46.000 activos, fóruns de frio também em língua Inglesa e outros em Castelhano. Também trabalho com liquefaço de gas CO2. E se não tiveres o perfil completo, ninguém te responde.
Se custa muito ter o perfil preenchido, também digo que em principio não é do motor eléctrico.
Cump.
Mário
1º Eu por norma não respondo sem o perfil preenchido.Luis_Said Escreveu:lrds Escreveu:Bom dia
Boas Irds, gostaria de ajudar no problema do motor, mas não tenho muitos conhecimentos sobre motores..
O problema dos cotas que sabem daqui é que têm aquele feitio autoritário
2º Não sei que conhecimentos tem, quem faz a pergunta.
3º Se fores ver o meu perfil está lá o que podem saber sobre mim e ou as minhas capacidades técnicas. Posso dizer que trato por tu alguns dos melhores técnicos a nível nacional e alguns da Europa.
4º Posso dar uma indicação para teste e haver um acidente "O que não quero".
5º Ser cota, por um acaso é um nome até simpático comparado com outros quando sou o técnico responsável e tenho que fazer valer nos (serviços) trabalhos que há duas maneiras de se fazer "Como disse e como quero" e não é só cá, também ando na Europa.
6º Participo em alguns (muitos) fóruns do mundo, alguns deles "Engenharia de compressão tem mais de 4000 activos, e em "Engenharia de motores eléctricos e geradores, somos só cerca de 46.000 activos, fóruns de frio também em língua Inglesa e outros em Castelhano. Também trabalho com liquefaço de gas CO2. E se não tiveres o perfil completo, ninguém te responde.
Se custa muito ter o perfil preenchido, também digo que em principio não é do motor eléctrico.
Cump.
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Re: Problema com compressor
Esse problema geralmente acontece quando a tensão não é suficiente, quando o compressor está ligado por exp: numa extenção 3x1,5 com 50mt de comprimento.
Re: Problema com compressor
Tensão insuficiente, essa é a minha opinião também. Só que no caso o compressor está ligado directamente à tomada com cabo rigido com 2,5mm. Onde ligo aparelho de soldar e derreto electrodos de 3,15 sem problema nenhum.Narciso Ferreira Escreveu:Esse problema geralmente acontece quando a tensão não é suficiente, quando o compressor está ligado por exp: numa extenção 3x1,5 com 50mt de comprimento.
Inté
Re: Problema com compressor
BoasMário Escreveu:Boas "lrds"
1º Prenche o perfil "profile"
2º Depois falamos.
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Não percebo muito bem aqueles «itens» que lá tem. De qualquer modo, escrevi aquilo que me foi possivel.
Os meus conhecimentos são básicos. Os suficientes para saber onde pôr as mãos. Sei muito bem que a electricidade 1º morde e depois avisa.
Inté
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Re: Problema com compressor
Boas "lrds"
Ok. chega para saber que não é de área técnica
"Os meus conhecimentos são básicos. Os suficientes para saber onde pôr as mãos. Sei muito bem que a electricidade 1º morde e depois avisa."
Equipamentos em pressão é perigoso.
A - O compressor custa a arrancar
1A - Tensão baixa
2A - Condensador avariado
3A - Válvula de retenção avariada,
4A - Válvula de escape avariada.
1A - Medir com voltimetro a tensão existente e no momento de partida, se está dentro dos parâmetros.
2A - Verficar condensador (o que já foi feito) espero que o teste tenha sido com um equivalente.
3A - A válvula está instalada sobre o reservatório, onde liga o tubo que vem da cabeça do compressor com a compressão.
Quando o compressor pára por pressão, o pressostato abre o contacto e desliga o motor eléctrico e, simultaneamente abre uma válvula (mecânica) de descarga da pressão existente que fica entre o (pistão) cilindro (onde fica a válvula de escape) e o reservatório. Quando não veda (3A) o ar fica a sair para a atmosfera, e custa ao compressor arrancar.
4A - Valvula de escape avariada, só se a 3A estiver também avariada.
Quando se tapa a aspiração o compressor vai arrancar em vazio, ou seja sem esforço de compressão, a única potencia necessária é a inercia mecânica do arranque
NÃO ESQUECER, que uma pequena pressão de 1 Bar faz muitos estragos ao corpo humano.
Espero não ver nas noticias algum acidente ou incidente com equipamentos sob pressão.
Cump.
Mário
Ok. chega para saber que não é de área técnica
"Os meus conhecimentos são básicos. Os suficientes para saber onde pôr as mãos. Sei muito bem que a electricidade 1º morde e depois avisa."
Equipamentos em pressão é perigoso.
A - O compressor custa a arrancar
1A - Tensão baixa
2A - Condensador avariado
3A - Válvula de retenção avariada,
4A - Válvula de escape avariada.
1A - Medir com voltimetro a tensão existente e no momento de partida, se está dentro dos parâmetros.
2A - Verficar condensador (o que já foi feito) espero que o teste tenha sido com um equivalente.
3A - A válvula está instalada sobre o reservatório, onde liga o tubo que vem da cabeça do compressor com a compressão.
Quando o compressor pára por pressão, o pressostato abre o contacto e desliga o motor eléctrico e, simultaneamente abre uma válvula (mecânica) de descarga da pressão existente que fica entre o (pistão) cilindro (onde fica a válvula de escape) e o reservatório. Quando não veda (3A) o ar fica a sair para a atmosfera, e custa ao compressor arrancar.
4A - Valvula de escape avariada, só se a 3A estiver também avariada.
Quando se tapa a aspiração o compressor vai arrancar em vazio, ou seja sem esforço de compressão, a única potencia necessária é a inercia mecânica do arranque
NÃO ESQUECER, que uma pequena pressão de 1 Bar faz muitos estragos ao corpo humano.
Espero não ver nas noticias algum acidente ou incidente com equipamentos sob pressão.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Re: Problema com compressor
peço desculpa pelas perguntas mas e o óleo tem sido trocado? ou já parece valvulina?
Re: Problema com compressor
Boas
Tenho de pedir a um electricista que meça a tensão porque deve ser a causa principal do problema. Há dias em que arranca melhor que outros. É que por vezes as lampadas fluorescentes demorarm a ligar. E anda um empreiteiro aqui perto a montar uma linha AT nova, será um reforço de tensão? Acho que as valvulas não serão. É que quando lhe tapo «a boca» para ele arrancar, ele arranca devagar e progressivamente. Depois de já estar em pleno, ao tirar a mão ele vai logo abaixo e tenho de repetir o processo algumas vezes até arrancar de vez.
Quanto ao oleo nunca lho mudei, e o compressor já era usado, mas pelo que vejo no visor o óleo parece em bom estado. De qualquer modo observo que em quente tem muito mais facilidade em arrancar.
Tenho de pedir a um electricista que meça a tensão porque deve ser a causa principal do problema. Há dias em que arranca melhor que outros. É que por vezes as lampadas fluorescentes demorarm a ligar. E anda um empreiteiro aqui perto a montar uma linha AT nova, será um reforço de tensão? Acho que as valvulas não serão. É que quando lhe tapo «a boca» para ele arrancar, ele arranca devagar e progressivamente. Depois de já estar em pleno, ao tirar a mão ele vai logo abaixo e tenho de repetir o processo algumas vezes até arrancar de vez.
Quanto ao oleo nunca lho mudei, e o compressor já era usado, mas pelo que vejo no visor o óleo parece em bom estado. De qualquer modo observo que em quente tem muito mais facilidade em arrancar.
Inté