circuito para anesso

Responder
luisilva
Curioso
Curioso
Registado: 14 mar 2008, 21:28

circuito para anesso

Mensagem por luisilva »

Desde já os meus agradecimentos pela meneira como ajudam os menos entendidos neste forum, é o seguinte ando a construir um anesso na minha casa, e tenho um circuito direto desde o quadro de entrada com dijuntor de 16 amperes, e com fio de 2,5 mm, tenho um quadro parcelar nosso anesso, pretendo ter dois circuitos de tomadas um de eluminação e um outro que liga uma bomba de um furo, pergunto que proteção tenho que fazer, ( no lugar do dijuntor de 16 amp. por um de 25amp. ou mais? o cabo de 2,5mm sei que devia mudar para pelo menos 4mm, mas se pudesse deixar o 16amp. ficava porque é pelo menos uns 18metros de distancia, e no quadro parcelar, que dijuntor deferencial? agradeço a imformação..
LUIS SILVA
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Re: circuito para anesso

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

1- Se não pensa em trocar o fios que vão para o anexo por uns de diâmetro maior não deve colocar mais de 16A de proteção.
Eu aconselhava a meter no minimo fio de 4mm e dijuntor de proteção de 20A/ ou 6mm e dij. de 25A
2- Tenha em atenção o seguinte: se o dijuntor que faz o corte do anexo ja provêm de um difrencial a montante não precisa colocar outro difrencial no anexo "basta um interruptor de corte" mas no caso de querer colocar um difrencial no anexo esse tem que ter uma sensibilidde 2,5 vezes maior que o anterior.
3- No caso de manter os 16A o interruptor seja ele difrencial ou não para fazer de corte no anexo tem de ser o calibre sempre acima neste caso 20A no min. se for difrencial so deve conseguir de 25A.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

*A azul.
Narciso Ferreira Escreveu:Boas

1- Se não pensa em trocar o fios que vão para o anexo por uns de diâmetro maior não deve colocar mais de 16A de proteção.
Eu aconselhava a meter no minimo fio de 4mm e dijuntor de proteção de 20A/ ou 6mm e dij. de 25A
2- Tenha em atenção o seguinte: se o dijuntor que faz o corte do anexo ja provêm de um difrencial a montante não precisa colocar outro difrencial no anexo "basta um interruptor de corte" mas no caso de querer colocar um difrencial no anexo esse tem que ter uma sensibilidde 2,5 vezes maior que o anterior.

*Para conseguir selectividade entre diferenciais é ao contrário do que disse. Ver o seguinte tópico: http://www.eletricidade.net/viewtopic.php?f=15&t=9952. Se for como disse o diferencial que ia disparar em caso de defeito no anexo seria o que está no quadro a montante e deveria ser o do quadro do anexo.

3- No caso de manter os 16A o interruptor seja ele difrencial ou não para fazer de corte no anexo tem de ser o calibre sempre acima neste caso 20A no min. se for difrencial so deve conseguir de 25A.
Sugestão: No lugar do disjuntor de 16A colocar um de 25A e condutores de 4mm2 para a canalização, para a protecção da canalização colocar só o disjuntor (não precisa de derivar de um diferencial), no quadro do anexo aí sim coloca um diferencial de preferência de 40A e 300mA (supondo que nesse anexo não existem WC's).

Qual a potência da bomba? Penso que o referido atrás é suficiente mas convém saber a potência da bomba.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Não me fiz entender mas eu entendo por maior sensibilidade o seguinte
Exemp:
dif. 300ma menor sensibilidade
dif. 30ma maior sensibilidade
quando eu digo que tem que colocar um dif. de sensibilidade 2.5 vezes maior qual e para si o de maior sensibilidade.
se tiver um dif. de 300ma no quadro geral teria que colocar no min. um de 100ma no anexo mas como são mais €€€€€ mete um de 30ma.
É claro que o que propõe fazer sera o ideal mas nesse caso não tem que levar tambem um corte geral antes do dijuntor e do dif. do quadro geral que nesse caso passa a ser parcial nesse quadro.
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 24 out 2008, 15:06
Has thanked: 18 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por joaoosvaldo »

Narciso Ferreira Escreveu:Não me fiz entender mas eu entendo por maior sensibilidade o seguinte
Exemp:
dif. 300ma menor sensibilidade
dif. 30ma maior sensibilidade
quando eu digo que tem que colocar um dif. de sensibilidade 2.5 vezes maior qual e para si o de maior sensibilidade.
se tiver um dif. de 300ma no quadro geral teria que colocar no min. um de 100ma no anexo mas como são mais €€€€€ mete um de 30ma.
É claro que o que propõe fazer sera o ideal mas nesse caso não tem que levar tambem um corte geral antes do dijuntor e do dif. do quadro geral que nesse caso passa a ser parcial nesse quadro.
Ok. Foi um problema de interpretação.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa

Email: joaoosvaldo@eletricidade.net
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

Eu sei e outra coisa não pensei o seu raciocinio está correto se olharmos para os numeros 300 é mais que 30 mas em termos de sensibilidade é o inverso.
luisilva
Curioso
Curioso

Mensagem por luisilva »

Na verdade tenho dois circuitos para o exterior, deixados em caixas de tomadas com canalisação de 20mm e fio de 2,5mm deixados na fachada da casa, um vai para a garagem , ai tenho um quadro parcelar a onde se juntam um circuito de tomadas, e um circuito de eluminação, desse quadro parcelar parte um circuito para uma bomba de furo,porque já la se encontrava quando construi a casa, mas devem ser uma submersivel com turbinas a potencia não sei No outro circuito que parte de outra tomada exterior para o anesso, que será contituido por uma casa de banho, cozinha de anesso provavelmente possa ai meter a maquina de lavar roupa, por causa do barulho que faz em casa.
nota: no circuito da garagem tenho fio de 2,5mm do quadro principal até uma caixa de derivação numa parede exteriore uma tomada estanque ao lado, a partir dai tenho cabo protejido multifilar de 6mm enfiado em manga de 40mm ate ao quadro parcelar na garagem já construida, o circuito para a bomba do furo desde o quadro parcelar ate a casinha do furo já tem o mesmo cabo a onde tambem tem uma caixa de quadro onde penso por uma tomada de utulização e um ponte de luz, , tb pergunto se a tomada que de encontra na fachada da casa fica sem proteção, dado que o circuito te que ser demencionado em termos te proteção, o mesmo se passa no circuido para o anesso. Pergunto se nas canalização de 20mm passará fio de 4mm mesmo com distancias de 18m. Qual a melhor proteção.. comprimentos luisilva.
luisilva
Curioso
Curioso

Mensagem por luisilva »

luisilva Escreveu:Na verdade tenho dois circuitos para o exterior, deixados em caixas de tomadas com canalisação de 20mm e fio de 2,5mm deixados na fachada da casa, um vai para a garagem , ai tenho um quadro parcelar a onde se juntam um circuito de tomadas, e um circuito de eluminação, desse quadro parcelar parte um circuito para uma bomba de furo,porque já la se encontrava quando construi a casa, mas devem ser uma submersivel com turbinas a potencia não sei No outro circuito que parte de outra tomada exterior para o anesso, que será contituido por uma casa de banho, cozinha de anesso provavelmente possa ai meter a maquina de lavar roupa, por causa do barulho que faz em casa.
nota: no circuito da garagem tenho fio de 2,5mm do quadro principal até uma caixa de derivação numa parede exteriore uma tomada estanque ao lado, a partir dai tenho cabo protejido multifilar de 6mm enfiado em manga de 40mm ate ao quadro parcelar na garagem já construida, o circuito para a bomba do furo desde o quadro parcelar ate a casinha do furo já tem o mesmo cabo a onde tambem tem uma caixa de quadro onde penso por uma tomada de utulização e um ponte de luz, , tb pergunto se a tomada que de encontra na fachada da casa fica sem proteção, dado que o circuito te que ser demencionado em termos te proteção, o mesmo se passa no circuido para o anesso. Pergunto se nas canalização de 20mm passará fio de 4mm mesmo com distancias de 18m. Qual a melhor proteção.. comprimentos luisilva.
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda

O difrencial que tem em casa é de 30ma (0,03A) ou 300ma (0,3A)
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

luisilva Escreveu:Na verdade tenho dois circuitos para o exterior, deixados em caixas de tomadas com canalisação de 20mm e fio de 2,5mm deixados na fachada da casa, um vai para a garagem , ai tenho um quadro parcelar a onde se juntam um circuito de tomadas, e um circuito de eluminação, desse quadro parcelar parte um circuito para uma bomba de furo,porque já la se encontrava quando construi a casa, mas devem ser uma submersivel com turbinas a potencia não sei No outro circuito que parte de outra tomada exterior para o anesso, que será contituido por uma casa de banho, cozinha de anesso provavelmente possa ai meter a maquina de lavar roupa, por causa do barulho que faz em casa.
Boas
O ideal seria passar fio de 6mm desde o quadro geral até ao quadro parcial, no quadro geral faria a proteção com um disjuntor 2x32A, no quadro parcial a protecção poderia ser um ID 2X40X30mA.
Tente passar nos 18mts de tubo de 20mm, 2 codutores de 6mm, fazendo depois junto do anexo uma terra de proteção a ligar no quadro parcial do anexo.
Será que não pode percindir da tomada estanque agora alimentada em conjunto com o anexo, e coloca-la noutro local alimentada a partir do quadro parcial do anexo.
São apenas ideias!!!
Cpts.
Energy
Duzia12
Oficial
Oficial
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Has thanked: 3 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Duzia12 »

Anexo
Anexo.png
Anexo.png (23.42 KiB) Visto 1662 vezes
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

mA e não ma !!!
Duzia12
Oficial
Oficial

Mensagem por Duzia12 »

ENERGY Escreveu:
Boas
O ideal seria passar fio de 6mm desde o quadro geral até ao quadro parcial, no quadro geral faria a proteção com um disjuntor 2x32A, no quadro parcial a protecção poderia ser um ID 2X40X30mA.
Tente passar nos 18mts de tubo de 20mm, 2 codutores de 6mm, fazendo depois junto do anexo uma terra de proteção a ligar no quadro parcial do anexo.
Será que não pode percindir da tomada estanque agora alimentada em conjunto com o anexo, e coloca-la noutro local alimentada a partir do quadro parcial do anexo.

São apenas ideias!!!

A bomba não é trifásica?
luisilva
Curioso
Curioso

Mensagem por luisilva »

A bomba é monofásica, bomba de um furo com turbinas, que tira agua atraves de tubo de uma polgada.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”