Dijuntor EDP alterado de 15 para 30A

Acesso total utilizadores
Sir_aRr

Dijuntor EDP alterado de 15 para 30A

Mensagem por Sir_aRr »

Olá boa noite, venho aqui tentar fazer uma questão simples ou complexa, que tem a ver com o seguinte, os meus pais e eu temos uma casa com uns 25 anos, e há uns anos pelo menos + de 10, atras o Dijuntor da EDP foi alterado para ter mais potencia de 15A para 30A. E não foi reposto qualquer selo no dito.

A questão aqui e que continuamos a pagar os mesmos 3.45KVA na factura.

O que eu queria, era legalizar eventualmente a situação! E pedir a correcta potencia na factura 30A chegam bem para o que temos que creio que seja 6.9kva certo? ... como o fazer de uma forma correcta, e sem pagar eventualmente alguma coisa...

O Quadro está bom, e foi revisto ha uns anos, mas o nosso eventual receio em que a EDP um dia queira ca vir dentro ou nos queiramos mudar o contador para bi ou tri horario e depois detectem alguma coisa anormal?

Obrigado pela atenção,
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Re: Dijuntor EDP alterado de 15 para 30A

Mensagem por Mário »

Boas

Quem alterou o disjuntor " cometeu uma ilegalidade" e o proprietário come por tabela.

A Edp vai cobrar desde a ultima inspecção, até ao dia em que souberem como está.

E ainda dá direito a irem a tribunal se a EDP quiser.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
sir_aRr

Mensagem por sir_aRr »

Obrigado pela resposta, sabemos que seria ilegal, mas na altura foi por causa de um arcondicionado, e ninguem ligou muito...
Nos dias que correm é que eu tive consciencia das coisas, e o valor actualizado até nem é muito é a volta de + 2 euros por mes...

Então e se pedirmos a alguem para colocar os mesmos 15 A temporariamente até a EDP vir cá aumentar o quadro?
A ausencia do selo seria algum problema grande ou nem por isso?

É que nunca abusamos muito, mas mesmo assim eu queria arranjar forma de legalizar a coisa sem levar uma trancada muito muito grande...

Algum expert ou insider, sabe me explicar como não levar um golpe grande, e que tambem não estamos bem de saldos pessoais, mas com poupança até conseguimos baixar a factura...

Como é voluntario seria capaz de atenuar um pouco a "pena" ...?

Uma vez mais obrigado pela resposta,
Narciso Ferreira
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 25 out 2009, 17:03
Has thanked: 1 time
Been thanked: 18 times

Mensagem por Narciso Ferreira »

Boas

Se fosse eu colocava-o novamente nos 15A e fazia de conta que nunca se passou nada ali e pedia o aumento de potência para 6.9kva (30A) quem vem fazer esses serviços e uma empresa ao serviço da EDP e eles normalmente nem querem saber de mais nada fazem o trabalhinho deles e vão embora mas contudo seja cauteloso e no caso de eles perguntarem porque não esta lacrado faça de conta que não sabe de nada diga algo tipo "sei lá isso está ai á mais de 20 anos e penso que sempre esteve assim". Eu já vi muitos sem o lacre e ficaram assim depois de a EDP vir resolver avarias e não tinham lacres para colocar e ficaram assim eles até mesmo na actualidade por vezes não lacram tudo ainda á dias atraz vieram instalar o contador e dijuntor numa vivenda nova e não lacraram a portinhola como está na via publica não há problema qualquer um o pode ter tirado mas de certeza que o numero de serie do lacre ficou registado na ordem de serviço.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se na verdade quer passar para 230/30A, deve solicitar os serviços de um Técnico, este deve solicitar uma descelagem/selagem na EDP, argumentando algum serviço, por ex: nova derivação etc.
Ele também diligenciará junto da EDP a viabilidade dos 6,9Kvas e fará um diagonostico à instalação para verificar se esta está apta a receber a nova potência, e eventual pedido de certificação junto da Certiel.

Se a EDP descobrir a descelagem, pagará a diferença de potência instalada desde o dia em que fez o contrato de fornecimento de energia.
Cpts.
Energy
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

É assim a EDP e os técnicos que lá trabalham não são burros! com toda a consideração que tenho por eles! pois devem ver o que eu e outros não queiram que eles vejam ! eu como sou muito burro e continou a ver o que não devia ver! fazia o seguinte, pedia a um técnico electricista credênciado que fosse pedir á EDP a desselagem de contador para aumento de potência á EDP que dao em média de uma semana para fazer o trabalho e informando na ficha técnica que foi para substituir condutores que se queimaram do contador ao quadro e informar o respectivo aumento de potência para os 6,9KVA, depois do técnico electricista desscelar o contador faz a alteração do que tem a fazer? e os técnico da EDP na data acordada vão selar o contador com a potência já rectificada!
sir_aRr

Mensagem por sir_aRr »

ENERGY Escreveu:Boas
Se na verdade quer passar para 230/30A, deve solicitar os serviços de um Técnico, este deve solicitar uma descelagem/selagem na EDP, argumentando algum serviço, por ex: nova derivação etc.
Ele também diligenciará junto da EDP a viabilidade dos 6,9Kvas e fará um diagonostico à instalação para verificar se esta está apta a receber a nova potência, e eventual pedido de certificação junto da Certiel.

Se a EDP descobrir a descelagem, pagará a diferença de potência instalada desde o dia em que fez o contrato de fornecimento de energia.
É que nesse caso pago a diferença mesmo que não seja desde o principio? É que vendo bem são uns 12*25 +/- 300 euros...

Então e pedir a alguem para me "selar" com uma coisa qualquer (porque 25 anos é alguma coisa, suficiente para aquilo ter-se soltado sem querer e me terem la colocado um chumbinho ou um selo qualquer) ao mesmo tempo que esse alguem me faz a redução normalizante...

É que a questão aqui é ou não a presença de um selo qualquer com uma idade enorme...

Depois pedir a EDP o aumento... E creio que não haja problemas porque supostamente tem estado com os 30A desde há uns 18 anos, e o proprio contador suporte os 30A... Embora eu não vá dizer a eles obviamente.

Obrigado pelas respostas, é mesmo por uma questão de consciencia...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

sir_aRr Escreveu:

É que nesse caso pago a diferença mesmo que não seja desde o principio? É que vendo bem são uns 12*25 +/- 300 euros...
Não esqueça também o eventual valor da multa.

Então e pedir a alguem para me "selar" com uma coisa qualquer (porque 25 anos é alguma coisa, suficiente para aquilo ter-se soltado sem querer e me terem la colocado um chumbinho ou um selo qualquer) ao mesmo tempo que esse alguem me faz a redução normalizante...

É que a questão aqui é ou não a presença de um selo qualquer com uma idade enorme...

Depois pedir a EDP o aumento... E creio que não haja problemas porque supostamente tem estado com os 30A desde há uns 18 anos, e o proprio contador suporte os 30A... Embora eu não vá dizer a eles obviamente.

Se não quer ter problemas com a EDP siga os conselhos que aqui lhe deixaram, senão vai sair-lhe caro a festa.
Cpts.
Energy
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

sir_aRr Escreveu:

Boas,

cá a mim parece-me um problema de má consciência e não um problema de consciência.

Confesse lá, tem ou não andado a roubar energia?

Quer um selo a qualquer preço! por acaso não sabe que os selos, quando eram de chumbo, ficavam com o nº do alicate gravado quando eram cravados?

Se por "acaso" não andou a "surripiar" energia ao fornecedor, não deve ter grande preocupação pois a que consumiu pagou, mas isso a EDP também sabe calcular.

Um dia destes vão-lhe substituir o contador, coisa que já devia ter sido feita há muito tempo, pois os contadores não deviam poder estar instalados sem serem aferidos durante tantos anos e nessa logo fica selado.

ohmico
DEUS AMIGO
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 17 nov 2010, 22:55
Been thanked: 1 time

Mensagem por DEUS AMIGO »

Boas a todos deste poste! na minha maneira de ver a situação penso que o mesmo não se encontra a furtar corrente á EDP? pois a pessoa não diz que é o contador descelado e por que saiba pelo diferêncial da EDP não se furta enegia! a unica coisa que se viola é a alteração da taxa de potência! se for so o diferêncial sem selo siga o meu conselho, não sei qual a zona onde se encontra mas eu faria assim!
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Boas,

esta novela também está a render... qual é a dificuldade em, tal como aumentou, diminuir novamente o valor do disjuntor e de seguida pedir um aumento de potência... e quanto ao selo não sabe de nada.

É difícil de imaginar que, se a energia que consome (kWh) não estiver dentro do valor disponível que está a pagar (potência) a EDP lhe esteja a facturar a potência abaixo.

ohmico
ffjoao
Curioso
Curioso
Registado: 25 jun 2009, 22:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por ffjoao »

ohmico Escreveu:Boas,

esta novela também está a render... qual é a dificuldade em, tal como aumentou, diminuir novamente o valor do disjuntor e de seguida pedir um aumento de potência... e quanto ao selo não sabe de nada.

É difícil de imaginar que, se a energia que consome (kWh) não estiver dentro do valor disponível que está a pagar (potência) a EDP lhe esteja a facturar a potência abaixo.

ohmico
É como o colega diz, conforme alteraram para 30 coloquem a 15 e depois peça o aumento de potência, a maioria dos técnicos que vão ao local querem é despachar o serviço, pois muitos deles trabalham á tarefa e não vão perder tempo a passar um auto por causa de um disjuntor desselado.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

ffjoao Escreveu:
ohmico Escreveu:Boas,

ohmico
É como o colega diz, conforme alteraram para 30 coloquem a 15 e depois peça o aumento de potência, a maioria dos técnicos que vão ao local querem é despachar o serviço, pois muitos deles trabalham á tarefa e não vão perder tempo a passar um auto por causa de um disjuntor desselado.
Boas
E os subempreiteiros da EDP será que não querem ficar bem vistos, mostrando trabalho que ainda por cima dá direito a multa????? não se iludam!!!
Cpts.
Energy
slick
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 05 fev 2012, 09:23

Mensagem por slick »

Do que eu conheço, as empresas contratadas pela EDP não costumam brincar e no caso de um contador estar des-selado, normalmente dá direito a levantamento de auto e posterior coima, com base em cálculos que a EDP faz desde a altura em que foi feita a última vestoria até à data actual.

Cumpts,
Rui
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por ENERGY »

Boas
Existe por aí muito boa gente nestas situações, uns com conhecimento da situação, outros pagaram a electricistas para ver o porquê do disparo do disjuntor, e estes espertos nas costas do cliente, descelaram o limitador da EDP e aumentaram a potência, sem o cliente ter dado por isso, logo o assunto ficou resolvido para o cliente, que paga e ficar satisfeito com o trabalho do electricista que arranjou, mal o cliente sabe que mais tarde vai ter uma surpresa por parte da EDP, que é uma coima.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Curiosos”