Melhor cabo coaxial para TV e tomadas TV de superfície

Responder
news_js
Curioso
Curioso
Registado: 12 dez 2009, 23:14
Has thanked: 2 times
Been thanked: 2 times

Melhor cabo coaxial para TV e tomadas TV de superfície

Mensagem por news_js »

Olá!

Recentemente coloquei calha Efapel 32x16 pela casa com 4 cabos de rede UTP cat.6. Acontece que agora estava a precisar de instalar cabo coaxial de TV pela casa. Estive a ver e com jeito talvez seja possível passar na mesma calha um cabo coaxial de TV. Acontece que o cabo não poderá ser muito grosso e eu não percebo nada de cabos coaxiais.

Qual o cabo coaxial (não muito grosso, mas de boa qualidade) que devo instalar?

Que tomadas TV de superfície devo comprar e que sejam compatívels com o cabo?

Obrigado.

PS: Tenho de colocar cabo coaxial porque a estrutura existente é como se não existisse ou melhor, não pode ser alterada, pois no meu prédio as ligações de TV são comuns a todos os apartamentos. A estrutura foi criada como se o prédio inteiro fosse um apartamento. Se por exemplo, eu desligar a tomada de TV do meu quarto, os vizinhos de baixo (todos os andares) ficam sem TV. Além disso funciona por "ramais independentes". Um ramal alimenta todos os quartos do lado direito do prédio, outro ramal alimenta "as salas", etc., sem ligação entre os ramais.
Break
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 jan 2012, 13:56
Contacto:

Re: Melhor cabo coaxial para TV e tomadas TV de superfície

Mensagem por Break »

A dimensão tem a ver com as frequências em que vai trabalhar o cabo, no caso da TV um cabo coaxial fino funciona.

Eu para a tv aqui em casa com a chegada da fibra instalaram um cabo que é metade do que o original da tvcabo, mas certamente que este só dará para TV já que é super fino.

Aqui no meu prédio a ligação do sinal de antena do prédio está igual, ligado em série. Se quiseres usar essa caixa terás de desligar a do prédio, mas para isso terás de dar continuidade ao sinal para o vizinho debaixo. Se tiveres espaço na caixa da tomada melhor, senão aconselho te a utilizares outra tomada de TV.
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

Obrigado pela resposta. Mexer na instalação existente está fora de questão. Eu queria instalar cabo coaxial a pensar na possível adesão ao MEO FIBRA. Pelo que li, usam a instalação existente de cabo coaxial pare enviarem o sinal aos televisores (isto sem as boxes, que fica mais barato).

Eu estava a pensar colocar na sala e no quarto uma tomada de TV de superfíce e levar dentro da calha o cabo coaxial atá ao local onde se enviaria o sinal. Agora estou na dúvida do que fazer nesse local. Coloco outras duas tomadas, uma vinda do quarto e outra vinda da sala? Ou há algum outro aparelho de devo comprar e ligar?

Quantos aos cabos, já me falaram destes:

-Cabo coaxial RG6 TEKA, N46H ited
-Cabo coaxial RG6 TEKA, N48H ited

Que tal são?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se está decidido por aderir à Meo, eles fazem a instalação para 1 tomada, depois peça-lhes algum cabo para fazer a instalação da outra tomada, não pode é utilizar as tomadas de tv existentes.
Cpts.
Energy
Break
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por Break »

A diferença dos cabos que referiste está em que um é cobreado e outro é mesmo cobre, ambos têm a mesma secção. E para sinal de TV não tens uma grande diferença, no sinal só tens que ter em atenção onde metes atenuadores, se tens repartições e se estas te metem ganho ou atenuam.

Mas se vais aderir ao meo fibra eles fazem te isso!! E podes pedir um pouco de cabo para depois instalares tu, mas se te fizerem a instalação aproveita!

Eles também têm caixas de TV de parede e não precisas de nenhum aparelho ligado.

Se tivesses uma noção de como está a tubagem ai em casa seria melhor, mas isto sou eu que não sou muito apologista das calhas, mas há situações tem mesmo de ser .

O sinal da meo fibra entra te por onde entra o sinal de TV/telefone e depois segue para onde?

Se for como aqui no meu prédio é independente de onde entra o sinal de tv da antena do prédio.

Quando tinha TV cabo só tinha na sala e num quarto, pois a cozinha e quarto estão do lado oposto da casa e a caixa tinha a antena do prédio que depois segue em série para os andares debaixo.
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

É o seguinte, eu já tenho calha com cabo de rede colocada e posso abrir a calha e enfiar cabo coaxial. Tenho calha até um quarto e tenho calha atá à sala. Eu queria colocar cabo coaxial a partir da sala e a partir do quarto até ao ponto de entrada onde ligará o MEO Fibra. Que material devo instalar?

Imagem

Que devo ligar na entrada? Duas tomadas independentes? Que peça usar para depois os da MEO Fibra injetarem o sinal para as duas tomadas (quarto e sala)? Um repartidor? Que modelo?

Não percebo muito de televisão, o que significa ter repartidores que metem ganho ou atenuam? Em que situações se usa um e outro e como se vê isso ao comprar as peças? Obrigado.
Break
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Contacto:

Mensagem por Break »

Posso tentar ajudar te e visto ires assinar um novo contrato eles colocam te um repartidor ou derivador, depende da qualidade do sinal.

Caso compres, a própria peça indica te isso,

Ganho ou atenuação tem a ver com o subires ou baixares o nível dos dB do sinal.

Pode parecer igual um repartidor e um derivador à vista desarmada.. mas têm diferenças.. E explicando muito rápido um repartidor por cada saída que tenha tira te cerca de 2/3dB ao sinal, ou seja, corta o sinal.. já num derivador isso não acontece.

Mas nada como falares com a malta da Meo.

Metes o cabo na calha e aconselho te a meteres um repartidor de duas saídas na entrada onde eles injectarem o sinal e ligas directamente a TV
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

Obrigado pela resposta. Eu não vou aderir ao MEO Fibra para já. A PT já colocou fibra na minha rua, e vieram efetuar ligações no meu prédio, mas a MEO ainda não tem oferta de fibra. Talvez daqui a alguns meses. Mas então não será melhor eu instalar o cabo e as tomadas do quarto e sala, e deixar no outro lado o cabo sem ligar? Deixo dois palmos em cada cabo e quando forem instalar que liguem o mais adequado. Não é melhor?
Pedro Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 mar 2009, 09:50

Mensagem por Pedro Pereira »

Break Escreveu:Posso tentar ajudar te e visto ires assinar um novo contrato eles colocam te um repartidor ou derivador, depende da qualidade do sinal.

Caso compres, a própria peça indica te isso,

Ganho ou atenuação tem a ver com o subires ou baixares o nível dos dB do sinal.

Pode parecer igual um repartidor e um derivador à vista desarmada.. mas têm diferenças.. E explicando muito rápido um repartidor por cada saída que tenha tira te cerca de 2/3dB ao sinal, ou seja, corta o sinal.. já num derivador isso não acontece.

Mas nada como falares com a malta da Meo.

Metes o cabo na calha e aconselho te a meteres um repartidor de duas saídas na entrada onde eles injectarem o sinal e ligas directamente a TV

Atenção!

Um derivador ou um repartidor têm ambos perdas.

Em casos normais temos:

- Um repartidor reparte um sinal de entrada por várias saídas. (O mais adequado para este caso). Para cada saída tem uma atenuação. Quanto mais saídas mais perdas terá por saída.

- Um derivador, normalmente usado em distribuição de sinal nas colunas montantes, tem uma entrada e uma saída (a ligar a outro repartidor) e várias derivações para ligação a clientes (por exemplo). A associação de vários repartidores e o "jogo" com as perdas nestes dispositivos servem para distribuir sinal numa coluna montante de um prédio (por exemplo) de forma mais equitativa possível.
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

Já agora, cada cabo terá uns 35 metros. Em termos de perdas, o cabo RG6 TEKA N48H ited será o apropriado, ou há melhor?
Pedro Pereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 18 mar 2009, 09:50

Mensagem por Pedro Pereira »

news_js Escreveu:Já agora, cada cabo terá uns 35 metros. Em termos de perdas, o cabo RG6 TEKA N48H ited será o apropriado, ou há melhor?
Há melhor e há pior (mais barato e tambem pode servir).

As perdas admissíveis dependem do sinal na origem e do valor que se pretende nas tomadas. Não interessa usar um cabo topo de gama com perdas reduzidas quando o sinal inicial for bom e a distância não seja grande.

O RG6 TEKA N48H tem de atenuação:

17.10dB/100m @862MHz
news_js
Curioso
Curioso

Mensagem por news_js »

Pedro Pereira Escreveu:As perdas admissíveis dependem do sinal na origem e do valor que se pretende nas tomadas. Não interessa usar um cabo topo de gama com perdas reduzidas quando o sinal inicial for bom e a distância não seja grande.

17.10dB/100m @862MHz
Se é para usar com o MEO Fibra, o sinal deve ser bom, não? E nessa situação, compro o RG6 TEKA N48H ou vou para melhor? E qual?

Relativamente às tomadas de TV de superfície, devo de ter algum aspeto em atenção?
eletrikpower
Curioso
Curioso
Registado: 08 jul 2010, 15:41
Contacto:

Mensagem por eletrikpower »

Tantos problemas por causa de uma tomada de tv, (uma será instalada pelo prestador do serviço), o cabo mencionado atrás é, além de normalizado, é mais que suficiente, a entrada de sinal tem, isso sim, ser com boa intensidade, os prestadores de serviço de televisão ou seus executantes, tem uma tendência para ratar a força de sinal para venderem mais qualquer coisinha ao cliente, nisso é que deve concentrar a sua atenção, vai pagar um serviço,exija, não satisfaz, mande retirar por falta de competência para prestar o serviço.
Isto é tudo o que deve saber e exigir.

Abraços
news_js Escreveu:
Pedro Pereira Escreveu:As perdas admissíveis dependem do sinal na origem e do valor que se pretende nas tomadas. Não interessa usar um cabo topo de gama com perdas reduzidas quando o sinal inicial for bom e a distância não seja grande.

17.10dB/100m @862MHz
Se é para usar com o MEO Fibra, o sinal deve ser bom, não? E nessa situação, compro o RG6 TEKA N48H ou vou para melhor? E qual?

Relativamente às tomadas de TV de superfície, devo de ter algum aspeto em atenção?
victor
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 01 set 2012, 02:53

Mensagem por victor »

Obrigado Pela Ajuda! Cumps
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Has thanked: 28 times
Been thanked: 208 times

Mensagem por ENERGY »

eletrikpower Escreveu:Tantos problemas por causa de uma tomada de tv, (uma será instalada pelo prestador do serviço), o cabo mencionado atrás é, além de normalizado, é mais que suficiente, a entrada de sinal tem, isso sim, ser com boa intensidade, os prestadores de serviço de televisão ou seus executantes, tem uma tendência para ratar a força de sinal para venderem mais qualquer coisinha ao cliente, nisso é que deve concentrar a sua atenção, vai pagar um serviço,exija, não satisfaz, mande retirar por falta de competência para prestar o serviço.
Isto é tudo o que deve saber e exigir.

Abraços

Boas
Muitos dos funcionários dos empreiteiros das operadoras adoram vender tomadas, dizendo sempre que as existentes não estão boas
.

news_js Escreveu:

17.10dB/100m @862MHz

Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “ITED / ITUR”