Alteracao de quadro electrico

Responder
rspratley
Curioso
Curioso
Registado: 21 abr 2008, 19:24

Alteracao de quadro electrico

Mensagem por rspratley »

Numa habitação tenho um quadro com um diferencial de 30mA. Não percebo a razão de não ser de 300mA uma vez que não tem nenhum aparelho/zona mais sensível como por exemplo uma banheira de hidromassagem.

Devido à elevada sensibilidade a luz vai abaixo algumas vezes e como tal estava a pensar em duas possibilidades, uma mudar apenas o diferencial para um de 300mA ou agrupar os circuitos por tipo/função e criar vários diferenciais (por exemplo um para tomadas, uma para luzes, um para fogão, um para frigorífico, etc). Estou mais inclinado para a ultima uma vez que me vai permitir disparar apenas o circuito em falha e posso ter mais controlo sobre o que se passa, embora a primeira solução seja a mais económica.

Sei que sem dados mais detalhados fica difícil mas posso dizer que é um T3 com quase tudo a gás, potência de 6,9.

Se for preciso mais pormenores é uma questão de pedirem.

Obrigado.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Has thanked: 16 times
Been thanked: 39 times

Re: Alteracao de quadro electrico

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Sim, a segunda hipótese é melhor.
rspratley
Curioso
Curioso

Mensagem por rspratley »

rainbow Escreveu:Boa tarde.

Sim, a segunda hipótese é melhor.
Eu também nos meus projetos tenho feito sempre assim. Obrigado,
gemini
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 11 jan 2008, 17:00
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por gemini »

Se o diferencial está sempre a disparar, é sinal que há problema....

Pessoalemente, em casas de familia, onde normalmente há crianças, achp que a protecção devia ser mesmo de 30mA!
Mas é claro, que se depois está sempre a disparar, convém indagar o porquê disso acontecer...
Learning is the goal!!
eletrikpower
Curioso
Curioso
Registado: 08 jul 2010, 15:41
Contacto:

Mensagem por eletrikpower »

Caro rspratley,
pode fazer muita coisa, e até pode colocar um ID 300ma ou por cada circuito, não fui eu que requisitei o serviço, por isso não sou eu que o vou pagar, caso contrário não admitia que o fizesse, meus mestres( disse mestres?! , pois é, eu tive mestres na minha aprendizagem!) ensinaram-me que devia sempre executar os trabalhos em consciência, em minha opinião deve primeiro detectar e corrigir o que está a fazer disparar o I.D. , faça o que fizer no quadro eléctrico o problema "existindo", continuará na instalação eléctrica, depois de corrigido, se aí entender que pode colocar uma protecção menos sensível(não aconselho), pois faça-o, mas poderá mudar de ideia porque afinal o I.D. de 30ma já não dispara.
Eu quando recebo o piquet da EDP nas avarias, a primeira questão que me colocam é: O que originou rebentar o fusível de protecção já está reparado ou corrigido? Isto explica tudo o que lhe disse nas anteriores palavras.

Abraços
rspratley Escreveu:Numa habitação tenho um quadro com um diferencial de 30mA. Não percebo a razão de não ser de 300mA uma vez que não tem nenhum aparelho/zona mais sensível como por exemplo uma banheira de hidromassagem.

Devido à elevada sensibilidade a luz vai abaixo algumas vezes e como tal estava a pensar em duas possibilidades, uma mudar apenas o diferencial para um de 300mA ou agrupar os circuitos por tipo/função e criar vários diferenciais (por exemplo um para tomadas, uma para luzes, um para fogão, um para frigorífico, etc). Estou mais inclinado para a ultima uma vez que me vai permitir disparar apenas o circuito em falha e posso ter mais controlo sobre o que se passa, embora a primeira solução seja a mais económica.

Sei que sem dados mais detalhados fica difícil mas posso dizer que é um T3 com quase tudo a gás, potência de 6,9.

Obrigado.
rspratley
Curioso
Curioso

Mensagem por rspratley »

eletrikpower Escreveu:Caro rspratley,
pode fazer muita coisa, e até pode colocar um ID 300ma ou por cada circuito, não fui eu que requisitei o serviço, por isso não sou eu que o vou pagar, caso contrário não admitia que o fizesse, meus mestres( disse mestres?! , pois é, eu tive mestres na minha aprendizagem!) ensinaram-me que devia sempre executar os trabalhos em consciência, em minha opinião deve primeiro detectar e corrigir o que está a fazer disparar o I.D. , faça o que fizer no quadro eléctrico o problema "existindo", continuará na instalação eléctrica, depois de corrigido, se aí entender que pode colocar uma protecção menos sensível(não aconselho), pois faça-o, mas poderá mudar de ideia porque afinal o I.D. de 30ma já não dispara.
Eu quando recebo o piquet da EDP nas avarias, a primeira questão que me colocam é: O que originou rebentar o fusível de protecção já está reparado ou corrigido? Isto explica tudo o que lhe disse nas anteriores palavras.

Abraços
rspratley Escreveu:Numa habitação tenho um quadro com um diferencial de 30mA. Não percebo a razão de não ser de 300mA uma vez que não tem nenhum aparelho/zona mais sensível como por exemplo uma banheira de hidromassagem.

Obrigado.
Caro eletrikpower concordo inteiramente com o que disse, embora ache que a sensibilidade de 30mA é um pouco exagerada, no prédio existem cerca de 150 habitações e a queixa é comum, logo pode não ser problema de construção no apartamento em questão mas de excesso de sensibilidade.
A qualidade de construção não é das melhores e esta alteração era algo que eu já queria fazer pois permite que em caso de falha apenas uma parte (a que tem problemas e que terei de investigar mais a fundo) dispare e não o circuito todo.

Como o disparo é aleatório (uma a duas vezes ao ano) e tenho vários aparelhos ligados não se torna fácil a pesquisa do que está mal.

O que pretendo fazer com a alteração é limitar o local onde existe o problema a algumas tomadas, lâmpadas ou outros e depois sendo mais reduzido ir experimentando para ver o que falha. Se fosse um problema permanente era bem mais fácil, assim até pode ser que nunca mais volte a acontecer.

Tenho perfeita consciência que pelo facto de dividir os circuitos o problema não deixará de acontecer mas pelo menos o impacto será menor.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Has thanked: 17 times
Been thanked: 80 times

Mensagem por ohmico »

Obrigado.

Boas,

é mais que evidente que esse quadro está mal concebido, só está assim porque o instalador teve como principal preocupação o preço.

Estar mal concebido não significa que não respeite as regras.

Faz muito bem em executar a alteração que propõe, pois os circuitos já deviam ter sido distribuidos de origem. Não esquecer que tem de manter protecção de 30mA nos circuitos das WC e sistema de aquecimento de água.

Para estar a acontecer o disparo que refere não necessita de ter qualquer problema na instalação eléctrica, basta a soma de pequenas fugas naturais nos equipamentos que possua.

ohmico
rspratley
Curioso
Curioso

Mensagem por rspratley »

Obrigado ohmico pela resposta.

Até pode haver algum problema mas estes problemas aleatórios são difíceis de apanhar e pelo menos assim reduzo o leque de possibilidades, além de que por exemplo em férias posso desligar os circuitos que não preciso (tomadas, lues, etc) e deixar apenas os que preciso isolados por um diferencial separado e não um para todos.
Responder

Voltar para “Dúvidas”