Inclinação Sistema Fotovoltaico Fixo
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 18 mar 2007, 17:19
Inclinação Sistema Fotovoltaico Fixo
Bom dia. Pessoal estou aqui com uma duvida, a inclinação perfeita para um painel fotovoltaico é a mesma que para um painel térmico??
Alguém me consegue esclarecer qual a inclinação que nos vai dar o melhor rendimento?? Obrigado!!
Alguém me consegue esclarecer qual a inclinação que nos vai dar o melhor rendimento?? Obrigado!!
- joaoosvaldo
- Team Apoio
- Registado: 24 out 2008, 15:06
- Has thanked: 18 times
- Been thanked: 34 times
Re: Inclinação Sistema Fotovoltaico Fixo
Inclinação dos painéis fotovoltaicos:
Período de utilização:
Inverno = latitude do local em graus + 10 graus
Verão = latitude do local em graus - 20 graus
Anual = latitude do local em graus - 10 graus
Período de utilização:
Inverno = latitude do local em graus + 10 graus
Verão = latitude do local em graus - 20 graus
Anual = latitude do local em graus - 10 graus
Fonte: http://www.solarterra.com.br/pdf/curso- ... ltaica.pdf"Os módulos deverão ser orientados de modo a que a sua parte frontal olhe para o Norte geográfico (ou Sul, quando no hemisfério Norte). Para orientar o módulo solar faça uso de uma bússola. Notar que a bússola indica o Norte Magnético, que é diferente do Norte Geográfico pela ação da declinação magnética. Para efeito de instalação pode-se adotar o Norte Geográfico sem muito erro. Para conseguir um melhor aproveitamento da radiação solar incidente, os módulos deverão estar inclinados em relação ao plano horizontal num ângulo que variará conforme a latitude da instalação. Recomenda a adoção dos seguintes ângulos de inclinação:
Latitude Ângulo de inclinação
0 a 4 graus | 10 graus
5 a 20 graus | latitude + 5 graus
21 a 45 graus | latitude + 10 graus
46 a 65 graus | latitude + 15 graus
66 a 75 graus | 80 graus"
Estará correto?
- nelmindo
- Team Apoio
- Registado: 14 abr 2008, 10:52
- Has thanked: 23 times
- Been thanked: 201 times
A resposta do joãoosvaldo é válida para vários cenários e aplicáveis em portugal.
A que encontraste nesse sitio brasileiro, é aplicado em todo o globo.
Obrigadonelmindo Escreveu:A resposta do joãoosvaldo é válida para vários cenários e aplicáveis em portugal.
Cuidado com os sites brazileiros. a inclinação e orientação depende da latitude e longitude do local onde vai ser instalado o painel.
Procura no google o proprama PVGIS, consegues valores mais correctos..
Cumprimentos
Procura no google o proprama PVGIS, consegues valores mais correctos..
Cumprimentos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 18 mar 2007, 17:19
Muito interessante o PVGIS, obrigado
Dá para ver a inclinação ideal para cada mês.
Muito fixe. E que eu estava a pensar colocar paineis fotovoltaicos fixos, mas com regulação de inclinação, ainda estou á procura da melhor ideia, para fazer a regulação. Porque não vai ser facil dizer a um motor quando parar naquela amplitude.
Dá para ver a inclinação ideal para cada mês.
Muito fixe. E que eu estava a pensar colocar paineis fotovoltaicos fixos, mas com regulação de inclinação, ainda estou á procura da melhor ideia, para fazer a regulação. Porque não vai ser facil dizer a um motor quando parar naquela amplitude.
Olá Ricardo
Nao sei se ja resolveu o problema, mesmo assim! Para Portugal, média para a instalações fotovoltaicas FIXAS--- inclinação 35º virada a sul!
Se está a pensar em tornar a instalação mais completa, é so fazer as contas (como já mencionaram) e achar o ângulo ideal para cada mês.
Boa sorte
Nao sei se ja resolveu o problema, mesmo assim! Para Portugal, média para a instalações fotovoltaicas FIXAS--- inclinação 35º virada a sul!
Se está a pensar em tornar a instalação mais completa, é so fazer as contas (como já mencionaram) e achar o ângulo ideal para cada mês.
Boa sorte
Sono abbastanza buono per emplou fornitore di energia a casa?Ricardo Ribeiro Escreveu:Bom dia. Pessoal estou aqui com uma duvida, a inclinação perfeita para um painel fotovoltaico é a mesma que para um painel térmico??
- DomingosX
- Velha Guarda
- Registado: 10 jan 2009, 23:28
- Been thanked: 1 time
Boa Tarde a todos
Quero esclarecer algo que ninguém pensou ou pelo menos referiu que é a utilização dos painéis solares (térmicos ou fotovoltaico).
A inclinação ideal é sensivelmente a mesma para os dois tipos, que é a inclinação média do sol durante o dia. E digo sensivelmente a mesma pois a divergência apenas têm a ver com o ângulo de incidência directa dos tipos de radiação solar. Pois no caso dos painéis solar térmicos interessa a radiação infravermelha principalmente, enquanto que nos painéis foto voltaicos a banda de operação situa-se principalmente na banda da luz visível.

Agora a nível de operação.
Aproveitamento máximo de energia anual
Fotovoltaico - Para injecção na rede eléctrica o angulo é o médio solar entre os 30-35º conforme latitude (Ver PVGIS)
Térmico -Normalmente este ângulo não é utilizado pois temos excesso de produção de energia térmica no verão, apenas se utiliza para industrias transformadoras com necessidades de energia muito elevada.
Aproveitamento máximo face aos consumos.
Fotovoltaico - Para autoconsumo ou sistemas isolados, os consumos de energia (Iluminação) aumentam no inverno, logo os paineis ficam a 40-45º para estes sistemas.
Térmico- Para os sistemas residenciais, como a agua está mais fria, necessitamos de mais energia térmica(Calor) para aquecer o depósito de AQS, sendo utilizado em conjunto um sistema de apoio (Caldeira, Resistencia elétrica etc...)
Eu queria explicar que as informações dadas pelos utilizadores deste forum são correctas mas incompletas pois devemos referir qual o tipo de utilização a que se refere. Se pensarem no que referir anteriormente verão que faz muito sentido e tem muita lógica, fazer variar os angulos de instalação segundo o tipo de utilização que queremos dar.
Vejam um exemplo real de sistemas autónomos com painéis a 45º ou superior.

Pois neu fui consultado sobre uma solução autonoma que não funcionava e a solução foi simples aumentar o ângulo dos painéis e o banco de baterias, pois vários dias quase sem sol não podemos fazer milagres.
Quero esclarecer algo que ninguém pensou ou pelo menos referiu que é a utilização dos painéis solares (térmicos ou fotovoltaico).
A inclinação ideal é sensivelmente a mesma para os dois tipos, que é a inclinação média do sol durante o dia. E digo sensivelmente a mesma pois a divergência apenas têm a ver com o ângulo de incidência directa dos tipos de radiação solar. Pois no caso dos painéis solar térmicos interessa a radiação infravermelha principalmente, enquanto que nos painéis foto voltaicos a banda de operação situa-se principalmente na banda da luz visível.

Agora a nível de operação.
Aproveitamento máximo de energia anual
Fotovoltaico - Para injecção na rede eléctrica o angulo é o médio solar entre os 30-35º conforme latitude (Ver PVGIS)
Térmico -Normalmente este ângulo não é utilizado pois temos excesso de produção de energia térmica no verão, apenas se utiliza para industrias transformadoras com necessidades de energia muito elevada.
Aproveitamento máximo face aos consumos.
Fotovoltaico - Para autoconsumo ou sistemas isolados, os consumos de energia (Iluminação) aumentam no inverno, logo os paineis ficam a 40-45º para estes sistemas.
Térmico- Para os sistemas residenciais, como a agua está mais fria, necessitamos de mais energia térmica(Calor) para aquecer o depósito de AQS, sendo utilizado em conjunto um sistema de apoio (Caldeira, Resistencia elétrica etc...)
Eu queria explicar que as informações dadas pelos utilizadores deste forum são correctas mas incompletas pois devemos referir qual o tipo de utilização a que se refere. Se pensarem no que referir anteriormente verão que faz muito sentido e tem muita lógica, fazer variar os angulos de instalação segundo o tipo de utilização que queremos dar.
Vejam um exemplo real de sistemas autónomos com painéis a 45º ou superior.

Pois neu fui consultado sobre uma solução autonoma que não funcionava e a solução foi simples aumentar o ângulo dos painéis e o banco de baterias, pois vários dias quase sem sol não podemos fazer milagres.