Pre instalação para paineis fotovoltaicos
-
- Faça a sua apresentação
- Registado: 18 mar 2007, 17:19
Pre instalação para paineis fotovoltaicos
Boas, eu ou electricista e trabalho no ramo da construção.
Como estou a fazer uma casa gostaria de saber, se alguem me poder ajudar claro.
Estou interessado em deixar pré-insstalação para paineis fotovoltaicos.
Mas não sei que tubagens devo deixar e para onde, algem sabe ou tem um esquema de pé instalação ou alguem aue me possa ajudar.
Obrigado e continuem assim.
Como estou a fazer uma casa gostaria de saber, se alguem me poder ajudar claro.
Estou interessado em deixar pré-insstalação para paineis fotovoltaicos.
Mas não sei que tubagens devo deixar e para onde, algem sabe ou tem um esquema de pé instalação ou alguem aue me possa ajudar.
Obrigado e continuem assim.
Re: Pre instalação para paineis fotovoltaicos
boas amigo, aqui te deixo um esquema de instalação/funcionamento dos paineis fotovoltaicos:

Pela minha Experiencia/conhecimento, posso dizer-te que não vale a pena.
Um campo de futebol nao chega para alimentar uma casa, imagina umt elhado, se pretendes por outro lado fornecer a rede, existe uma serie enorme de condicionalismos, e o preço pago é ridiculo comparado com outros paises.
Um investimento destes só fica pago daqui a 30 anos, já para nao falar que as baterias não aguentam 3 ou 4 anos.
logo alem do preço de manutenção de todo o sistema, conta com baterias novas, etc etc.
nao compensa enquanto o nosso governo não aumetnar o valor pago pela rede electrica.
[/img]http://www.brasilhobby.com.br/imagens/k ... lsolar.jpg[/img]
Um campo de futebol nao chega para alimentar uma casa, imagina umt elhado, se pretendes por outro lado fornecer a rede, existe uma serie enorme de condicionalismos, e o preço pago é ridiculo comparado com outros paises.
Um investimento destes só fica pago daqui a 30 anos, já para nao falar que as baterias não aguentam 3 ou 4 anos.
logo alem do preço de manutenção de todo o sistema, conta com baterias novas, etc etc.
nao compensa enquanto o nosso governo não aumetnar o valor pago pela rede electrica.
[/img]http://www.brasilhobby.com.br/imagens/k ... lsolar.jpg[/img]
-
- Quadro de Honra
- Registado: 22 out 2007, 22:10
- Has thanked: 4 times
- Been thanked: 89 times
Acho que a legislação actual obriga a que determinados edifícios tenha uma percentagem
da energia em energias alternativas, nos projectos que tenho feito é apenas para
aquecimentos de aguas quentes sanitárias.
da energia em energias alternativas, nos projectos que tenho feito é apenas para
aquecimentos de aguas quentes sanitárias.
Projectista de Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança Eletrónica
Efectivamente é necessário levar em consideração o RCCTE e o RSECE.
Para o projecto dos sistemas de energia solar (térmico ou fotovoltaico) é obrigatório por lei o uso no projecto de software oficial: SOLTERM do INETI.
Este software calcula, além de todo o sistema, o retorno financeiro com fundamentação séria. Não podemos apenas fundamentar as nossas opiniões em palpites e suposições...
Como toda a instalação terá que ser efectuada e mantida por entidades certificadas, com equipamento certificado, sugiro que contacte uma dessas empresas antes de se lançar "mãos à obra".
Para o projecto dos sistemas de energia solar (térmico ou fotovoltaico) é obrigatório por lei o uso no projecto de software oficial: SOLTERM do INETI.
Este software calcula, além de todo o sistema, o retorno financeiro com fundamentação séria. Não podemos apenas fundamentar as nossas opiniões em palpites e suposições...
Como toda a instalação terá que ser efectuada e mantida por entidades certificadas, com equipamento certificado, sugiro que contacte uma dessas empresas antes de se lançar "mãos à obra".
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
- Cipriano
- Quadro de Honra
- Registado: 08 out 2007, 19:16
- Been thanked: 1 time
- Contacto:
Vou neste momento começar o curso de Técnico de Energias Renováveis (Solar e Eólica), quando souber melhor sobre o assunto te deixo aqui a minha opinião com factos reais. Sei por facto que um colega meu na sua moradia em 6 anos já pagou os paineis deles.
O Scalabitano Alojamento ideal para o seu website
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Blog Pessoal
Santarem Digital O Portal mais completo sobre Santarém
Executo Projectos de: Electricidade, Gás, Águas, Ited, Solar Térmico, Solar Fotovoltaico, IMI, Arquitectura
Não sou entendido nestas materias mas, nao deve ser preciso um campo de futebol para alimentar uma casa. Podes instalar um painel com uma potencia até metade da contratada ou até 3,45kw acho. Com 3,45kw ja alimentas uma parte boa da casa.
Quanto ao retorno, tem em conta 6 anos e nao 30 .... lol
Mas nao tenho esquemas, tb agradecia para entrar mais nessa area
Abraço.
Quanto ao retorno, tem em conta 6 anos e nao 30 .... lol
Mas nao tenho esquemas, tb agradecia para entrar mais nessa area

Abraço.
com 6 anso n consegues mt
quando eu falei , falei exagerado de forma a mostrar a minha experiencia dizendo que n compensa apensa isso..
claro que poderá haver situa´ões em que compense mais que outras,...
mas se começares a ver o investimento que terás para instalar paineis fotovoltaicos vais ver que logo perdes a ideia que vale a pena
quando eu falei , falei exagerado de forma a mostrar a minha experiencia dizendo que n compensa apensa isso..
claro que poderá haver situa´ões em que compense mais que outras,...
mas se começares a ver o investimento que terás para instalar paineis fotovoltaicos vais ver que logo perdes a ideia que vale a pena
Vou fazer um projecto de PV e coloco aqui os resultados quando estiver pronto. Acho que será importante para esclarecer algumas dúvidas.
Abraço,
Miguel
Abraço,
Miguel
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Deixo aqui os resultados de um pequeno projecto (resumido) de um sistema fotovoltaico com um gerador de apoio (diesel).
Pretendi estudar a viabilidade económica da implementação de um sistema de micro-geração em minha casa.
Para isso utilizei o programa SolTerm5 do INETI.
O programa leva em consideração os dados do clima local, durante um ano, em intervalos de 10min., embora só apresente valores mensais.
Os dados do perfil de cargas devem ser os mais realistas que seja possível. Como é evidente este perfil sofre alterações que nunca poderemos controlar, de maneira que todos os resultados da simulação devem ser analisados com sentido crítico.
Como qualquer sistema equivalente, os resultados só são rentáveis a longo prazo.
Se acharem conveniente, coloco aqui também o manual do programa. A análise de sistemas solares térmicos está muito boa!
Miguel
Pretendi estudar a viabilidade económica da implementação de um sistema de micro-geração em minha casa.
Para isso utilizei o programa SolTerm5 do INETI.
O programa leva em consideração os dados do clima local, durante um ano, em intervalos de 10min., embora só apresente valores mensais.
Os dados do perfil de cargas devem ser os mais realistas que seja possível. Como é evidente este perfil sofre alterações que nunca poderemos controlar, de maneira que todos os resultados da simulação devem ser analisados com sentido crítico.
Como qualquer sistema equivalente, os resultados só são rentáveis a longo prazo.
Se acharem conveniente, coloco aqui também o manual do programa. A análise de sistemas solares térmicos está muito boa!
Miguel
- Anexos
-
- ASL.pdf.zip
- (431.44 KiB) Transferido 599 vezes
Eng.º Electrotécnico
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE
Perito RSECE-Energia
Auditor SGCIE