joaoosvaldo Escreveu:Duzia12 Escreveu:O sistema TN os cabos têm de ser calculados com comprimentos máximos, por isso não é uma instalação TT virar TN.
Não pode ser feito corte de neutro, nos gerais e parciais.
Só o autor do tópico (
RMorais85) é que pode confirmar se foram ou não cumpridos os requisitos do TN. Se foram então a instalação é efectivamente TN se não foram é TT com terras confundidas.
Desculpem a ignorância... que requisitos?
Inicialmente, quando o projecto foi para concurso, no PT havia duas terras distintas separadas de 20 e tal metros. As massas dos equipamentos ligavam todas ao condutor verde amarelo que ligava a uma dessas terras (terra de protecção). Os neutros ligavam todos com um condutor azul à outra terra (terra de serviço).
No final do concurso, surge um projecto de execução, com os cálculos iguais para o Icc, mas o desenho de terras era agora um anel em torno de todo o edifício (incluindo do PT que estava integrado no edificio). O cabo verde-amarelo ligava a um terminal principal de terras e desse TPT ao anel através de um ligador amovível. O cabo azul ligada a um ligador amovível e desse ligador ao mesmo anel de terras.
No resto da instalação, continuava tudo igual. Tanto quanto sei isso faz com que o esquema passe de TT para TN, certo? Não percebi foi... Quais requisitos?