Alguém tem um analizador de energia que me empreste/alugue?

n.faria
Curioso
Curioso
Registado: 02 fev 2010, 10:04

Alguém tem um analizador de energia que me empreste/alugue?

Mensagem por n.faria »

Boa tarde,

Preciso de fazer um teste a uma instalação eléctrica para criar um histórico de consumos num período de 3 a 5 dias na zona de Santarém.
É que das duas uma, ou está um aquecedor ligado escondido no quintal ou o contador da EDP anda a contar umas 5 vezes mais do que devia.
Já pedi preços de aluguer de um medidor de qualidade de energia a uma empresa, cujo nome não quero revelar, mas a proposta veio com preços proibitivos para um serviço que vou realizar de forma gratuita ao meu irmão.
Assim, lembrei-me de ver se por aqui há alguém que tenha um equipamento desses que me possa dispensar por uns dias, a um preço compatível com a minha carteira... Penso que é suficiente medir tensão/corrente/potência e depois descarregar os dados para pc ou impressora...

Abraço,
Nelson
RedCell
Curioso
Curioso
Registado: 22 mar 2008, 15:33

Re: Alguém tem um analizador de energia que me empreste/alug

Mensagem por RedCell »

Por acaso também tenho um caso muito similar num minimercado de um familiar que com 2 arcas de congelados mais umas florescentes da uma conta de quase 300 euros mês. Também tenho de arranjar maneira de averiguar isto. Os consumos aumentaram desde que a EDP trocou o contador a uns meses...

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
fbrito
Curioso
Curioso
Registado: 02 jul 2008, 21:30

Mensagem por fbrito »

Boas, por acaso já se lembraram de fazer um teste de isolamento a instalação
n.faria
Curioso
Curioso

Mensagem por n.faria »

Ainda não... Para ver se há alguma fuga pela terra que possa estar a fazer disparar os consumos?
Última edição por n.faria em 27 jan 2012, 00:03, editado 1 vez no total.
RedCell
Curioso
Curioso

Mensagem por RedCell »

fbrito Escreveu:Boas, por acaso já se lembraram de fazer um teste de isolamento a instalação
Desculpa estar a perguntar isto mas como posso fazer o teste ao isolamento?
Eu gosto bastante de acompanhar os tópicos neste fórum mas infelizmente sou apenas um entusiasta e a electricidade não e a minha área embora tenha alguns conhecimentos do tempo de escola. Poderias esclarecer-me no que fazer, sff?

nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 201 times

Mensagem por nelmindo »

RedCell Escreveu:
fbrito Escreveu:Boas, por acaso já se lembraram de fazer um teste de isolamento a instalação
Eu gosto bastante de acompanhar os tópicos neste fórum mas infelizmente sou apenas um entusiasta e a electricidade não e a minha área embora tenha alguns conhecimentos do tempo de escola. Poderias esclarecer-me no que fazer, sff?

Teste de isolamento, é feito com um equipamento que no fundo é um ohmimetro. A única diferença é que para medir a resistência de isolamento entre as partes activas e as massas metálicas (partes não activas), é qu usa uma tensão elevada. Os ohmimetros normais usam 3V ou até mesmo 9V (o que as pilhas derem, para ele funcionar), só que os "megaohmimetros", usam tensões na ordem dos 250, 300, 500 ou até mesmo 1000V. Eles tem o nome de megaohmimetro, por que a resistencia resultante da medição anda na ordem dos mega ou até gigaohms (há quem chame apenas de "mega" para se referir a este aparelho ou até de "RISO", de resistência de isolamento). Para isso usam dispositivos elevadores de tensão (transformadores e uma panóplia de componentes electrónicos). O teste de isolamento é sempre feito com uma tensão superior, à que o equipamento a testar funciona. Se vai funcionar a 400V trifásicos, usa-se uma tensão de teste de 500V ou 1000V. Se estiver isolado a esta tensão, vai estar de certeza para 400V.
As humidades nos equipamentos por exemplo são detectadas desta forma, já que a 3 ou 9V, elas sugerem resistências de isolamento elevadas, mas uma tensão maior, começam a alterar o seu comportamento e passam a conduzir, fazendo aparecer tensões perigosas nas massas, que podem ser tocadas, sendo denunciadas com este método.
n.faria
Curioso
Curioso

Mensagem por n.faria »

O que precisava mesmo era de meter lá um analizador e ver o comportamento dos consumos durante uns dias. Estive a medir novamente os instantâneos e aparentemente está tudo normal...

Nelson
RedCell
Curioso
Curioso

Mensagem por RedCell »

nelmindo Escreveu:
RedCell Escreveu:

Teste de isolamento, é feito com um equipamento que no fundo é um ohmimetro. A única diferença é que para medir a resistência de isolamento entre as partes activas e as massas metálicas (partes não activas), é qu usa uma tensão elevada. Os ohmimetros normais usam 3V ou até mesmo 9V (o que as pilhas derem, para ele funcionar), só que os "megaohmimetros", usam tensões na ordem dos 250, 300, 500 ou até mesmo 1000V. Eles tem o nome de megaohmimetro, por que a resistencia resultante da medição anda na ordem dos mega ou até gigaohms (há quem chame apenas de "mega" para se referir a este aparelho ou até de "RISO", de resistência de isolamento). Para isso usam dispositivos elevadores de tensão (transformadores e uma panóplia de componentes electrónicos). O teste de isolamento é sempre feito com uma tensão superior, à que o equipamento a testar funciona. Se vai funcionar a 400V trifásicos, usa-se uma tensão de teste de 500V ou 1000V. Se estiver isolado a esta tensão, vai estar de certeza para 400V.
As humidades nos equipamentos por exemplo são detectadas desta forma, já que a 3 ou 9V, elas sugerem resistências de isolamento elevadas, mas uma tensão maior, começam a alterar o seu comportamento e passam a conduzir, fazendo aparecer tensões perigosas nas massas, que podem ser tocadas, sendo denunciadas com este método.
Obrigado pela resposta. Já agora umas dúvidas relativamente aos testes de isolamento:
- tenho acesso a um mega-ohmimetro mas tal como falou vai injectar tensões elevadas nos dispositivos em que vou medir a resistencia de isolamento (neste caso arcas frigoríficas e armaduras de lampadas flurescentes) isso não tem o risco de estragar os equipamentos por injectar tão elevadas tensões?
- Os testes são feitos com os equipamentos ligados á alimentação ou desligados?
- Pelo que percebi os testes de isolamento aos equipamentos dão bons resultados quando as resistencias são baixas e são problemáticas se a resistencia de isolamento der valores altos, certo?

Posso também medir durante algum tempo os consumos, com uma pinça amperimetrica, de cada uma das arcas frigoríficas para ver como andam os consumos (com as arcas a potencia máxima) para ver se estão a consumir muito mais do que as correntes indicadas nos auto-colantes com os dados tecnicos de cada arca, certo? Qual é a vossa opinião?
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Obrigado pela resposta. Já agora umas dúvidas relativamente aos testes de isolamento:
- tenho acesso a um mega-ohmimetro mas tal como falou vai injectar tensões elevadas nos dispositivos em que vou medir a resistencia de isolamento (neste caso arcas frigoríficas e armaduras de lampadas flurescentes) isso não tem o risco de estragar os equipamentos por injectar tão elevadas tensões?
A tensões a injectar são entre as partes activas e as massas. Não há problema algum. Aliás se houvesse, estaríamos em maus lençóis, porque quando ele estivesse a funcionar normalmente, apanharíamos um choque. É como colocar à carga, uma rede de água e esperar que ela não tenha fugas.

Desligados claro está. Qualquer medição de resistência deve ser feita com os equipamentos fora de serviço. Considero isso uma falha grave. Demonstra que não está por dentro do assunto e recomendo não mexa mais nos circuitos, para sua segurança. Deixe isso para profissionais.
- Pelo que percebi os testes de isolamento aos equipamentos dão bons resultados quando as resistencias são baixas e são problemáticas se a resistencia de isolamento der valores altos, certo?
Nada mais errado. É ao contrário. Bom se estiver isolado (resistência elevada), ok?

Posso também medir durante algum tempo os consumos, com uma pinça amperimetrica, de cada uma das arcas frigoríficas para ver como andam os consumos (com as arcas a potencia máxima) para ver se estão a consumir muito mais do que as correntes indicadas nos auto-colantes com os dados tecnicos de cada arca, certo? Qual é a vossa opinião?
RedCell
Curioso
Curioso

Mensagem por RedCell »

nelmindo Escreveu:Obrigado pela resposta. Já agora umas dúvidas relativamente aos testes de isolamento:
A tensões a injectar são entre as partes activas e as massas. Não há problema algum. Aliás se houvesse, estaríamos em maus lençóis, porque quando ele estivesse a funcionar normalmente, apanharíamos um choque. É como colocar à carga, uma rede de água e esperar que ela não tenha fugas.

Desligados claro está. Qualquer medição de resistência deve ser feita com os equipamentos fora de serviço. Considero isso uma falha grave. Demonstra que não está por dentro do assunto e recomendo não mexa mais nos circuitos, para sua segurança. Deixe isso para profissionais.
Nada mais errado. É ao contrário. Bom se estiver isolado (resistência elevada), ok?

Nelminho, sem duvida qur nao estou a altura da tarefa. Por isso sou so um entusiasta e nao um electricista.
Ja combinei as coisas para que sabado venha um electricista para averiguar e dar o seu parecer.
Apenas perguntei para estar minimamente por dentro do assunto.

n.faria
Curioso
Curioso

Mensagem por n.faria »

E se criassem um tópico só para as dúvidas de testes de isolamento? Eu quero mesmo é um analizador de energia!

Nelson
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio

Mensagem por nelmindo »

Também concordo.
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Has thanked: 3 times
Been thanked: 220 times

Mensagem por Mário »

Boas
n.faria Escreveu:Eu quero mesmo é um analizador de energia!
Nelson
Não creio que seja fácil, dado que quem os adquiriu tem a sua utilização quase constante, poderá haver alguém aí na zona de Santarém que possa ir fazer a análise.

Não sei a quem pediste preço mas a J.Roma alugava creio que por 500 à semana com data logger.
Se estivesses mais pertinho...

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
n.faria
Curioso
Curioso

Mensagem por n.faria »

Eu sei que eles alugam aquilo, mas não vou poder pagar tanto pelo aluguer para um serviço em que não vou ganhar dinheiro nenhum. Se fosse para "vender" a análise, fazia o meu preço, mas como é para o meu irmão não lhe vou cobrar nada, não é?
A minha espectativa é a de encontrar alguém que alugue por um preço razoável, daí ter recorrido aqui ao fórum, porque propostas comerciais a empresas consigo fazer...
A distância não é problema, pois de Santarém a Lisboa é menos de uma hora de caminho.
nunomota
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 26 dez 2011, 10:45
Been thanked: 3 times

Mensagem por nunomota »

Boa tarde,

existe o uma série de medidores de energia (http://www.schneiderelectric.pt/documen ... pdf#page=1).

Já tive contacto com o PM9C, que em termos qualidade/preço considero muito bom.
Permite medir:
Tensões simples instantâneas
Tensões compostas instantâneas
Correntes simples instantâneas
Correntes compostas instantâneas
Potências (activa, reactiva e aparente, instantânea e acumulada)
Frequência
Cosphi
.....
Comunicação

Ou seja, pode bem ser colocado, a seguir ao ID colocado pela EDP. Para aplicar este dispositvo é necessário um TI (http://www.instrumenti.com.br/htm/catalogo3.pdf) por fase.

Espero que seja útil

Abraço
Nuno Mota
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”