Problema placa potência aquecedor

Responder
Break
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 jan 2012, 13:56
Contacto:

Problema placa potência aquecedor

Mensagem por Break »

Boa tarde,

tenho aqui um emissor eléctrico com a placa de potencia danificada.

Os componente fritaram por assim dizer..

Já lá vão 4anos que adquiri o equipamento, logo sem garantia e nada a perder meti mãos à obra.

Depois da analise visual, pois houve componente que queimaram mesmo, lá fui eu trocá-los e pensar que iria resolver, mas não, depois numa analise mais detalhada fui dar com o díodo de zener e o triac pifado também.

Com isto, fica aqui uma foto da placa de potencia.

Depois de trocar um diodo de zener, uma resistência e um condensador de Polyester, um triac.. componentes esses que estão integrados no circuito identificado na placa como sendo a fase.

já não sei o que ver e testar mais, verifiquei também uma ponte rectificadora e está a funcionar bem.

Tudo ligado actualmente chega a um ponto que o condensador electrolítico assinalado na foto, aquece de tal maneira..

Fiz um teste da tensão aos terminais do condensador e deu 74V, sendo um condensador de 63V é normal que aqueça e lhe salte a tampa caso não desligue.

Já entrei em contacto com a empresa que fornece e dá assistência dos equipamentos e esta placa tem um custo de 47€.

Mas para ter esse encargo também gostava de ter a certeza que foi mesmo o fim de vida desta placa e não será outro problema.

para os mais experientes, há algum problema em ligar o emissor térmico directamente à rede? ou seja ele liga logo na potencia máxima os 1500W e aquece.. isto se tiver bom.

O display alimentei com uma tensão DC através de um transformador e funcionam as opções todas.

Esta placa já me tirou algumas horas, mas já não sei mesmo de onde poderá advir o problema :S

Cumps
Anexos
DSC07997.JPG
Responder

Voltar para “Problemas Elétricos”